No atual momento do mercado, transformar seu negócio não é mais opcional, mas uma certeza de sobrevivência. E todos os dias nos deparamos com os mais variados exemplos de inovação. Termo que, aliás, vem permeando o mundo dos empreendedores há tempos, mas que ainda não fazia parte da realidade de muitas empresas. Muitos métodos de negócio que até então eram polêmicos ou discutidos há anos, agora são motivos de pressa para empresas que querem lançar antes da concorrência.
A realidade é que chegou o momento de quebrar velhos paradigmas relacionados às práticas de gestão e entrar na corrida para ser competitivo. Com isso, mudanças que normalmente seriam mais lentas, desde a avaliação até a implementação, agora se apresentam em processo acelerado. A pandemia da COVID-19 não tem precedentes, nenhuma outra trouxe um efeito econômico global desta grandeza. E embora não saibamos ao certo quanto tempo durará, só conseguimos pensar em uma certeza: como será o posicionamento das empresas após a crise?
Inovação é a criação de diferencial competitivo, mas atualmente se tornou item de sobrevivência, fazendo com que os setores encontrem novas formas de se manterem no mercado. A pandemia da COVID-19 já é considerada um divisor de águas entre o período anterior a ela e o novo cenário que surgirá. Isso porque trouxe uma das maiores situações onde a inovação acontece, tirando as empresas da zona de conforto e as expondo ao risco. Para não ver o declínio do seu negócio, empreendedores utilizam diferentes formas de inovar, seja implantando melhorias em seus produtos e serviços, criando métodos para disputas de preço, lançando novos produtos, entre outros. São estes gestores, que sabem lidar com incertezas e agem rapidamente, dentro de um ambiente positivo, os que tem mais chance de sobreviver a este novo cenário.
A maioria das empresas criadas antes da pandemia eram desenhadas para modelos de negócios que levavam em conta muito dos conceitos da indústria, se limitando a evitar erros e garantir produtividade. A pandemia ampliou a abrangência da gestão, principalmente ao não saber como serão os novos modelos organizacionais daqui para a frente, porque não há dúvidas que uma reestruturação social e econômica será vivenciada, em novos e diferentes moldes. O home office é um bom exemplo, pois já fazia parte da rotina de vários segmentos, com destaque para a prestação de serviços, mas que com a pandemia se tornou uma realidade presente em inúmeros tipos de negócios e já convence gestores mais conservadores de que é um modelo de comunicação e relacionamento eficiente.
A crise da COVID-19 obrigou empresas e executivos a repensar o negócio em sua totalidade, então imaginar o futuro e tomar decisões no presente se tornou um desafio constante nas empresas e essa percepção futurista já é um novo skill valorizado na busca de profissionais. Hoje, mais do que antes, o profissional é avaliado pela capacidade de resiliência e enfrentamento das mudanças.
Com a pandemia da COVID-19, a dinâmica do mercado de tecnologia, que já estava acelerada, aumentou em grandes proporções. À medida que novas tecnologias disruptivas surgem, mais fácil torna-se para uma empresa se adequar às mudanças. Com isso, a transformação digital se firma como algo presente, não mais uma discussão futurista ou algo acontecendo a passos lentos. E será uma grande aliada na criação de novos modelos de negócio pós-pandemia.
O cenário de pandemia gerou um grande impacto na forma como vivemos e trabalhamos. Mas vem trazendo mudanças positivas que provavelmente serão continuadas depois da crise, com novos hábitos e novos jeitos de trabalhar. Empresas que se reinventam, que aceleram sua percepção de valor em inovação, que buscam uma visão sistêmica do negócio e que não subestimam o impacto das transformações, certamente serão bem-sucedidas no mercado pós-pandemia.
Para ampliar estes conceitos e buscar equilíbrio entre desafios e oportunidades, um caminho de sucesso é se conectar com especialistas no mercado.
Nossos profissionais ajudam as organizações a progredir em sua jornada através de uma variedade de serviços. Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance , financial advisory , risk advisory , tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.