Perspectivas para o cenário econômico e auditoria em 2022

Com o progresso da vacinação COVID-19 em 2021 e o consequente relaxamento das medidas de prevenção, os principais países vem aumentando seus esforços para recuperar a economia e alcançar um crescimento este ano. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o desempenho econômico mundial será positivo em aproximadamente 4,9% neste ano de 2022, depois de registrar uma alta de 5,9% em 2021. A projeção do FMI para a economia brasileira em 2022, no entanto, é mais modesta, com crescimento de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB). Também segundo o FMI, o crescimento entre os países será desigual, pois especialmente nos países mais pobres, o percentual da população vacinada ainda é muito baixo.

O professor da FGV-SP, Paulo Gala, declarou em uma matéria que a inflação seguirá elevada neste ano de 2022, até pelo menos a normalização das cadeias produtivas. No entanto, os principais parceiros comerciais do Brasil, EUA e China, estão entre os países com maior estimativa de crescimento em 2022, segundo o FMI, cenário esse que favorece o Brasil. Todas essas incertezas somadas aos impactos globais trazidos pela pandemia criaram uma das maiores rupturas para a auditoria na história da profissão, principalmente para a auditoria interna, pois os riscos aumentaram em todas as facetas das operações empresariais.

Já a auditoria independente é um dos processos mais relevantes dentro das diretrizes da governança corporativa. Uma das principais funções da auditoria é garantir precisão e conformidade e os efeitos econômicos decorrentes da crise gerada pela pandemia trouxeram restrições, tanto na produção como na comercialização de produtos, cujos impactos já estão sendo refletidos nos relatórios financeiros e demonstrações contábeis da empresa. Dentro desse contexto, ainda se inserem mudanças de normas regulamentadoras, alterações de prazos, equipes em home office e inovações tecnológicas, dando continuidade aos desafios enfrentados pela contabilidade e auditoria. Além disso, a atualização constante do profissional deve seguir o ritmo das mudanças, seja acompanhando as entidades reguladoras quanto às adaptações na tecnologia, fazendo surgir então a importância da implementação na auditoria de tecnologia contemporânea, a fim de conduzir trabalhos com alta qualidade e confiança. As tarefas e funções dos auditores estão mudando com a disseminação dos negócios e a digitalização. O uso da automação ajuda a auditoria a processar mais dados e focar na identificação dos riscos, permitindo agilidade e qualidade nas informações.

Outro grande desafio da auditoria externa para os próximos anos será a atuação em conjunto com a gestão das empresas para supervisionar o escopo e qualidade dos relatórios ESG e sustentabilidade. O contador também exerce seu papel nas ações de sustentabilidade, pois ela precisa ser medida, relatada e garantida. As informações de auditoria podem fornecer feedback sobre o desempenho, que orienta as decisões de gerenciamento sobre o futuro, fazendo com que as empresas operem de maneira proativa, antecipando questões de sustentabilidade antes que elas surjam e encontrando novas oportunidades de negócios nesse ambiente em mudança.

Estamos vivendo em uma sociedade em transformação e os desafios existem. Mas nos momentos de crises, oportunidades também surgem, e o profissional de auditoria precisa ser versátil e com profundo conhecimento técnico. Embora a cultura da auditoria no Brasil ainda esteja em desenvolvimento, é notável que os empresários não inseridos no contexto de obrigatoriedade lentamente vem reconhecendo o valor agregado pelo processo de auditoria em suas empresas.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Reforma Tributária: período de adaptação ao IBS e CBS sem multas

O Ato Conjunto nº 1/2025 cria um período oficial de adaptação ao IBS e CBS, sem aplicação de multas, com apuração de 2026 apenas informativa. A medida garante segurança jurídica para testes, ajustes operacionais e preparação estruturada das empresas para o novo sistema tributário.

Saiba Mais

O que é Due Diligence? Guia Completo para Empresas

A Due Diligence é um processo estratégico fundamental para empresas que buscam segurança em decisões como fusões, aquisições, investimentos e parcerias. Neste guia completo, você entende o conceito, os principais tipos, as etapas do processo e como a Due Diligence ajuda a mitigar riscos, aumentar a transparência e fortalecer a governança corporativa.

Saiba Mais

Tendências para auditoria em 2026

A auditoria está entrando em uma nova era, impulsionada pela transformação digital, pelo uso intensivo de dados, pela integração com práticas ESG e pelo fortalecimento da governança corporativa, redefinindo o papel das empresas, dos auditores e da gestão de riscos no Brasil em 2026.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade