Novos papeis do auditor interno em tempos de crise

O momento crítico que estamos vivendo, com mudanças provocadas na vida de muitas pessoas, exige responsabilidade redobrada por parte dos auditores internos e profissionais da contabilidade, que tem como parte de seu escopo de trabalho dar suporte para a tomada de decisões estratégicas e criar planejamentos que ajudem a continuidade das atividades empresariais. O mercado afetado por todas estas mudanças está cada vez mais exigente quanto as boas práticas empresarias e por isso, estes profissionais estão se adaptando também na forma de prestar os seus serviços.

Muitas empresas não estavam preparadas para este momento e sequer tinham um plano de continuidade estruturado, mas muito se tem visto de robustez dos times de auditoria interna, que lidam com o assunto de forma especializada, identificando pontos fracos nos controles e processos, por exemplo, e ajudando na avaliação do que precisa ser observado com atenção e propondo novos controles importantes para o momento de crise.

Os times de auditoria interna estão se moldando à atual realidade, apresentando um papel ainda mais colaborativo com os gestores, que precisam estar atentos às rotinas da empresa, já que erros e fraudes neste momento aumentariam a gravidade das consequências. Além dos oportunistas, que aproveitam a crise de restrições e confinamento para abordar as pessoas fragilizadas com atitudes ilícitas que influenciam variados setores.

Podemos dizer que a auditoria interna desempenha um papel vital em épocas como a atual. Primeiro por realizar gestão de crises e preparar a empresa para a continuidade do negócio. Em segundo lugar, prestando serviços imediatos de mitigação de riscos. Agora, desempenhar um papel consultivo no mapeamento dos impactos mais relevantes, também se tornou tarefa essencial para o auditor interno.

Preocupações existem, mas sempre existem também oportunidades nos momentos de crise. A falta da presença física do auditor dentro da organização é um desafio, pois faz parte de sua rotina acompanhar de perto processos de logística, produção e expedição, por exemplo. Porém, os profissionais que utilizam as ferramentas tecnológicas disponíveis para suprir este aspecto, estão conseguindo uma maior abrangência do seu trabalho, pois a prestação de serviços à distância amplia o âmbito de atendimento.

Com o uso da tecnologia, muitas limitações inerentes ao isolamento podem ser minimizadas e, além do trabalho investigativo, o auditor interno também pode realizar várias ações de forma remota que o deixa em um patamar bem maior de importância na governança corporativa. Apoiado por recursos como inteligência artificial e big data, pode inclusive consultar informações contábeis e financeiras para entender ainda melhor o momento econômico da empresa, obtendo uma visão abrangente da sua estrutura.

O momento pede ao auditor interno, além do escopo tradicional, identificar oportunidades e sugerir soluções ágeis e criativas, que tragam às empresas fontes novas de receita. Essa tarefa passará a fazer parte do escopo de auditoria interna mesmo após a crise, pois então chegará o momento de auxiliar no planejamento do retorno ao trabalho, levantamentos pós-crise e reavaliações de processos e segurança. Sendo assim, a relevância do trabalho do auditor interno, que já era significativa, agora aumenta seu destaque no cenário atual, pelo auxílio na identificação tempestiva dos riscos e oportunidades.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Governança em Nuvem: como transformar sua infraestrutura em um ativo estratégico

A governança em nuvem é essencial para segurança, conformidade e eficiência. Saiba como otimizar recursos, reduzir custos e proteger dados com o apoio da TATICCA Allinial Global.

Saiba Mais

BASE DE REMUNERAÇÃO REGULATÓRIA - BRR

A BRR é mais que uma exigência regulatória — é a base estratégica que conecta investimento, gestão de ativos e sustentabilidade no setor elétrico. Leia a análise completa.

Saiba Mais

O Futuro do Setor Energético e o Papel da Diversidade nas Novas Políticas Públicas

Indústria, inovação e inclusão: descubra como a FIEE e o MME estão moldando o futuro do setor energético com tecnologia, políticas públicas e equidade.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade