Educação profissional continuada de contadores e auditores

A Educação Profissional Continuada é obrigatória para os profissionais da contabilidade que têm registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e, desde o dia 1º de de janeiro de 2016, também é obrigatória para os responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis e profissionais que exerçam função de gerência ou chefia no processo de elaboração dessas demonstrações em empresas sujeitas a contratação de auditoria independente. São elas as reguladas pelo Banco Central (BC), pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) ou as consideradas de grande porte nos termos da Lei nº 11.638/07.

Entre as alterações feitas na norma está a que inclui a possibilidade de os departamentos de treinamento e as universidades corporativas de empresas de grande porte serem incluídas como instituições credenciadas a ofertar cursos que contem pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada. Também houve mudança nas tabelas de pontuação anual. Apenas as atividades de aquisição de conhecimento passam a não ter limite de pontuação. Demais atividades, como docência, ou participação em comissões técnicas, serão limitadas a 20 pontos. Isso significa que deve ocorrer maior diversificação nas atividades de educação continuada, não sendo mais possível, por exemplo, acumular 40 pontos anuais apenas com participação em bancas acadêmicas, publicações científicas e afins. A diversificação é recomendável e possibilita que a educação continuada não fique limitada a uma atividade específica.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Boletim GRC: Instituições Financeiras S4 e S5

A Resolução BCB nº 584/2026 estende regras antifraude de ativos virtuais a fintechs e instituições de pagamento — sem exceção de porte. Para os segmentos S4 e S5, isso significa a mesma régua de governança das grandes instituições, com prazo até 1º de janeiro de 2027. Veja o que muda e como se preparar.

Saiba Mais

Como anda o Novo Marco Legal do Saneamento

Seis anos após a Lei nº 14.026/2020, o Novo Marco Legal do Saneamento ainda divide opiniões. Avanços institucionais e novos investimentos convivem com críticas sobre privatização e desigualdades territoriais. Entenda por que o problema pode estar menos na lei e mais na capacidade de implementá-la.

Saiba Mais

Base legal do Laudo PPA

Laudo PPA: a base legal que obriga a alocação do preço de compra em combinações de negócios. Conheça o CPC 15 (R1), a Lei 12.973/2014, as IN RFB 1.515/1.700 e o RIR/2018 (art. 385), os prazos, métodos de avaliação e como o laudo garante dedutibilidade fiscal e reduz riscos com a Receita Federal.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade