8º encontro gênero e comércio nos blocos regionais

Nos dias 9 e 10 de novembro de 2023 foi realizado o 8º Encontro Gênero e Comércio nos Blocos Regionais, tendo a TATICCA como uma das empresas apoiadoras, representada pela diretora Elisa Botelho e nossa parceira de negócios internacionais, a sra. Nádia Casagrande CEO da Global Line. O evento foi promovido pela CEMM - Convergência Empresarial de Mulheres do Mercosul e CEMB - Convergência Empresarial de Mulheres do Brasil e realizado em na FIESP em São Paulo. Trouxe comitivas das Convergências de Mulheres da Argentina, Paraguai e Uruguai, além de empresárias da Colômbia, Bolívia e Equador.

No primeiro dia, a presidente da OBME Organização Brasileira de Mulheres Empresárias, Lilian Schiavo conduziu a abertura do evento. Pautas importantes foram apresentadas e discutidas, como: Situação atual do Mercosul e as Negociações com a União Europeia e o impacto no Comércio, Estratégias e Ações para interrelacionar Mulheres Empresárias do Mercosul e a União Europeia, Ferramentas para fortalecer as mulheres empresárias: Selo “Mulher Empresária”. Para comporem as mesas de discussão, o evento trouxe importantes convidados como a embaixadora Irene Vida Gala, a deputada e membro do Parlamento Europeu Immaculada Rodriguez Piñeiro, o ministro Philip Fo-Drummond Gough do departamento de política econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A sra. Rita Campagnoli, Presidente Pro Tempore e Diretora do Derex participou da abertura, conduziu e moderou as mesas de discussão, além de encerrar o evento também ao lado da sra. Laura Velasquez, Coordenadora Executiva da CEMMercosul. Também estiveram presentes Karina Bazuchi – Coordenadora de Expansão Internacional da APEX Brasil, a sra. Marisa Andrea Tojo – Diretora Geral de Compras e Contratações do Governo da cidade autônoma de Buenos Aires, a sra. Miriam Prieto – CEMS Argentina e Fundacion Flor, a Dra. Inmmaculada Riera i Reñe da Câmara de Comércio da Espanha, o sr. Renata Fenili – Secretário do Governo do Estado de São Paulo, o sr. Sergio Roque Alves dos Reis – sócio fundador da Empenho BR, a sra. Jacqueline Lopes – Diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, sra. Marta Lívia Suplicy – Presidente do Conselho Feminino da FIESP, a sra. Maria Teresa Bustamante – Cons. Da Câmara de Comércio Internacional ICC e Presidente da CAMEX/FIESC.

O CIESP – Distrital Sul patrocinou o 8º Encontro, tendo ao lado o apoio e organização da CEMB e OBME.

Veja mais conteúdos do nosso blog

A Era das Baterias

Com o avanço dos veículos elétricos e a regulamentação dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Brasil, o mercado global de baterias desponta como protagonista da transição energética, com projeções bilionárias e impacto direto na competitividade e inovação do setor elétrico.

Saiba Mais

O Brasil na Transição Energética: Paradoxos e Contradições

O Brasil vive um momento decisivo na transição energética: apesar de seu enorme potencial em fontes renováveis, enfrenta crises de demanda e problemas de infraestrutura que ameaçam a sustentabilidade do setor.

Saiba Mais

Reforma Tributária no Brasil: Guia Completo sobre as Mudanças e Impactos

Reforma Tributária brasileira propõe simplificação fiscal com CBS e IBS, afetando empresas e consumidores. Conheça mudanças, desafios e como se preparar para a transição com segurança.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade