Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

FRASE DA SEMANA

30/7/2024

“Seja como o bambu, incline-se diante do vento, mas nunca se quebre.”

Provérbio chinês

Gostou deste conteúdo?

CARGA DO SIN EM AGOSTO (geração)

26/7/2024

“A carga no Sistema Interligado Nacional deve ter um aumento de 3,2% em agosto, de acordo com dados apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgados nesta quinta-feira, 25 de julho, durante a reunião do Programa Mensal da Operação de agosto. A estimativa está acima da previsão anterior, de 2,4%, mas abaixo do esperado na primeira revisão quadrimestral do planejamento 2024-2028, de 4%. Com base em dados de 21 de julho, a carga deve subir 5,4% neste mês, valor 2,1% abaixo do mês de junho. Para setembro, a expectativa é que a carga recue 0,1%, em contraponto a uma previsão de subida de 1% da revisão quadrimestral. No ano, a carga no SIN deve ter um aumento de 4%, pouco acima dos 3,8% esperados pela revisão quadrimestral.”

Gostou deste conteúdo?

Relembrando os assuntos do Canal Energia essa semana

27/7/2024

- Revisão semanal do PMO, previsão de afluências e carga, notícias de apagão cibernético, e crescimento no consumo de eletricidade com foco em renováveis.

- A carga no SIN em agosto e setembro, regulação e PDIs de hidrogênio, e compartilhamento de postes.

- Copel divulgou seu relatório de mercado no segundo trimestre que aponta alta de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

- Um relatório da IEA projeta crescimento de 4% no consumo de eletricidade no mundo, destaque para a expansão das renováveis, apesar de o carvão ainda estar em níveis elevados.

- As perdas comerciais tiveram aumento de 0,3 ponto porcentual em 2023 na comparação com 2022, ficaram em 6,7%

- Anúncio sobre modernização da iluminação pública em Santa Maria.

- Aneel aprova mudanças em regras de conexão para micro e minigeração distribuída.

- TCU exige plano de ação da Aneel para melhorar fiscalização e regulação da Geração Distribuída.

- Discussão sobre frustrações com a tratativa da Aneel no tema de inversão de fluxo.

- Investimentos em óleo, gás e energia em Sergipe anunciados pelo ministro de Minas e Energia.

- Ajustes no orçamento da Aneel para evitar paralisação de sistema que monitora linhas de transmissão.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

AMAZONAS ENERGIA (distribuição)

27/7/2024

“A Medida Provisória 1232/2024, que trouxe os caminhos para a solução para a Amazonas Energia, visa a implementação das sugestões de um grupo de trabalho constituído pelo MME há cerca de um ano, com o objetivo de resolver os problemas de concessões de distribuição consideradas especialmente “difíceis”. De acordo com a PSR, do ponto de vista estritamente técnico, as propostas contidas na medida provisória reconhecem as particularidades de uma concessão complexa, e dão um tratamento adequado específico a uma concessão que é, efetivamente, diferente das demais. Além disso, atendem às recomendações apontadas por Grupo de Trabalho para estudar a situação de distribuidoras com situação complexa.” Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

RESERVATÓRIOS EM AGOSTO

27/7/2024

“Os reservatórios do subsistema Sudeste/ Centro-Oeste devem terminar o mês de agosto com volume de 55,2%, de acordo com dados divulgado pelo Informe do Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema. A região Nordeste também deve fechar o período com volume abaixo dos 60%, com 56,8%. Os demais reservatórios encerrarão o mês com volumes altos: no Sul, os níveis devem ficar em 80,9%, enquanto no Norte o volume deve chegar a 84%.” Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.