News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

Resumo das Notícias de Hoje

5/11/2025

Dia 05 de novembro de 2025, quarta-feira

- MP 1304  (política)

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (04/11) que haverá aumento de tarifa para o consumidor se a proposta de ressarcimento dos cortes de geração da MP 1304 for mantida. Feitosa informou que a Aneel vai realizar na tarde de hoje uma avaliação bastante ampla de todos os impactos da medida provisória, que foi aprovada na quinta-feira da semana passada no Congresso Nacional, na forma de projeto de lei de conversão.

> Continue a leitura em “MP 1304: Feitosa alerta para aumento de tarifa se ressarcimento dos cortes de geração for mantido”: https://bit.ly/4nAfad3

- ESTUDO “IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO“ (expansão)

Foi apresentado nesta terça-feira, 4 de novembro, o estudo “Impactos das mudanças climáticas no planejamento do setor elétrico“. O estudo, que foi desenvolvido a partir da parceria com a Empresa de Pesquisa Energética e consórcio formado pela PSR e a Tempo OK, avalia que planejar a expansão e a operação do sistema sem considerar os efeitos das mudanças acabará resultando em uma operação mais cara e com maior risco de desabastecimento. Por outro lado, adotar vários cenários no planejamento pode reduzir os custos de operação em até 13%, levando a um efeito médio nas tarifas de 7%.

> Saiba mais na matéria “Inserir risco climático no planejamento pode fazer custo da operação cair até 13%, diz estudo”: https://bit.ly/47YJWaQ

- MERCADO DE CARBONO BRASILEIRO (cop 30)

O Brasil está acelerando a implementação do seu mercado de carbono e avançando em políticas para atrair investimentos em transição energética. A avaliação é de Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBDS, durante o Fórum Econômico Franco-Brasileiro de Transição Energética e Ecológica, pré-COP30, que acontece nesta terça-feira, 04 de novembro, no Rio de Janeiro.

> Leia mais na notícia “Brasil avança em mercado de carbono, aponta CEBDS”: https://bit.ly/4qKQQYC”

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

Engie pede reequilíbrio no modelo de geração distribuída: https://bit.ly/4hJTpGx

Empresa defende sinal locacional, correção das distorções e avanço regulatório para garantir equilíbrio do sistema elétrico.

EDF mira BESS após disputa em leilão de transmissão: https://bit.ly/3Lh83ch

Empresa reforça aposta em baterias, hidrelétricas e redes mais resilientes para integrar renováveis.

Aneel recomenda renovação da concessão da Light: https://bit.ly/4qGYOSI

Distribuidora cumpriu, segundo a agência, os critérios de eficiência na prestação do serviço e na gestão econômico-financeira.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Resumo das Notícias de Hoje

4/11/2025

Dia 04 de novembro de 2025, terça-feira

- REGRAS PARA CORTE DE GERAÇÃO E CARGA  (distribuição)

As distribuidoras esperam que a Aneel estabeleça regras claras para o corte de geração e de carga conectada à rede de distribuição. O corte deve reduzir o risco de perda de controle da operação pelo ONS e mitigar o impacto do curtailment para outros geradores. A agência anunciou ações nesse sentido a serem adotadas pelas empresas, a partir de comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

> Continue a leitura na notícia “Distribuidoras pedem regras claras para corte de geração e carga”: https://bit.ly/4oTdLzr

- PLANO EMERGENCIAL DE GESTÃO DE EXCEDENTES NA DISTRIBUIÇÃO  (distribuição)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico entregou para a Agência Nacional de Energia Elétrica na última sexta-feira, 31 de outubro, o Plano Emergencial de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição. O objetivo desse plano é definir antecipadamente os procedimentos que devem ser seguidos pelo ONS e pelos agentes em situações emergenciais. Tal momento se caracteriza quando houver indicação de que haverá excedente de geração de energia. Aí não seria mais possível reduzir a geração centralizada que está sob a responsabilidade do operador.

> Saiba mais em “ONS apresenta à Aneel Plano Emergencial de Gestão de Excedentes na distribuição”: https://bit.ly/47oAEF5”

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

CE Debate: sinalizações na COP 30 serão cruciais para as ações: https://bit.ly/4oxnprF

Canal Energia transmitiu um debate para tratar das perspectivas que a COP traz nos níveis ambiental e de negócios ao setor elétrico.

Âmbar: Potencial energético em Candiota é maior do que o pré-sal: https://bit.ly/3JJzef9

CEO detalha como a companhia vem avançando em inovação para reduzir a pegada de carbono de seus ativos e que entrando na Eletronuclear é o primeiro passo para avaliação dos pequenos reatores nucleares.

Portos do Açu e da Antuérpia fecham acordo para corredor verde: https://bit.ly/4qHon6b

Primeira grande rota marítima global de -combustíveis pode iniciar operações antes de 2050.

NYTRO® 11GBXUS retorna ao Brasil com distribuição exclusiva da ICONIC e Nynas: https://bit.ly/47DcTId

A ICONIC, líder nacional em lubrificantes, anuncia o retorno do óleo isolante naftênico NYTRO 11 GBXUS ao mercado brasileiro, em parceria exclusiva com a Nynas, líder global em óleos especiais.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Confira as consultas públicas terminando na próxima semana

4/11/2025

Data final: 05/11/2025

- Consulta 064/2022

1ª Fase - Obter subsídios sobre o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) da revisão da Norma de Organização ANEEL nº 40/2013. *(ENCERRADA)*

2ª Fase - Obter subsídios e informações para a elaboração de Resolução Normativa que aprova a revisão da Norma de Organização ANEEL nº 40/2013, que dispõe sobre a Governança Regulatória da Agência e seus instrumentos: a Agenda Regulatória, a Análise de Impacto Regulatório – AIR, a Avaliação de Resultado Regulatório – ARR e a Gestão do Estoque Regulatório. *(ABERTA)*

Data final: 10/11/2025

- Consulta 032/2025

Obter subsídios e informações adicionais para a regulamentação da Lei nº 15.235/2025, conversão da Medida Provisória nº 1.300/2025, para tratar as alterações na Lei nº1 2.212/2010 e na Lei nº 10.438/2002, relativas à Tarifa Social de Energia Elétrica, à isenção do pagamento de quotas anuais da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE pelas famílias elegíveis e ao desconto de atividades de irrigação e aquicultura.

Saiba mais no site: https://bit.ly/Aneel-ConsultaPública

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

De Berlim a Belém

4/11/2025

O Brasil sediará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a COP30, conferência climática da ONU, em Belém do Pará. Será o evento mais relevante desde o Acordo de Paris, em 2015, com foco na revisão das metas de redução de emissões dos países.

A realização da COP recoloca o Brasil no centro da diplomacia ambiental global e reforça o papel estratégico da floresta na transição climática. O evento também corrige o gesto do governo anterior, que havia rejeitado sediar a COP25, em 2019.

🔸 Belém se prepara para receber chefes de Estado e lideranças ambientais globais

🔸 Países devem apresentar novas NDCs (metas climáticas) para conter o aquecimento global.

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

3/11/2025

Axia termina leilão de transmissão com o maior investimento: https://bit.ly/4oO3dBv

Ex-estatal inaugura disputas sob o novo nome e é a maior vencedora do certame que teve deságio médio de 47,98%.

Leilões de transmissão de 2026 podem chegar a R$ 26,5 bilhões: https://bit.ly/43JVHiT

Investimentos em 2027 tem potencial de ser mais elevado, chegado a R$ 40 bilhões, nos valores incluem o próximo linhão HVDC.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.