GOVERNANÇA NA AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE DISPUTA DE PROPRIETÁRIOS


A maioria dos empresários começa suas jornadas empreendedoras com a melhor das intenções, mas não concordam sempre com tudo. Desacordos ​​muitas vezes podem levar os empresários a encerrar seu relacionamento e seguir caminhos separados. E no caso dos proprietários que têm participações de 50%/50%, pode acontecer um cenário em que um deles se sinta em desvantagem. Isso pode acontecer quando um proprietário ou grupo de proprietários acredita que o controle das decisões dos acionistas os afeta negativamente. Quando um proprietário sente que as probabilidades estão contra ele, ele pode recorrer a um remédio legal para dissolver o empreendimento comercial. Esses recursos incluem litígios, resolução alternativa de disputas ou solução judicial. A maioria das disputas de dissolução se concentra na avaliação do negócio. Uma das primeiras etapas do processo é a determinação dos proprietários em avaliar o negócio para que possam chegar a uma solução equitativa, como comprar o interesse do outro ou vender o negócio a terceiros.  

Entretanto, avaliar o interesse de um proprietário nos negócios não é tarefa fácil, porque requer um tipo único de conhecimento em teoria e métodos de avaliação, juntamente com a aplicação de princípios de avaliação geralmente aceitos. A maioria das disputas entre proprietários de empresas é classificada e as avaliações são preparadas de acordo com os padrões de valor identificados antes da avaliação. As disputas de proprietários de empresas geralmente podem ser classificadas como: ações dissidentes dos acionistas, ações de opressão minoritária, ações de dissociação, fusões estatutárias e avaliações de direitos de avaliação, assuntos orientados por documentos e contratos, falência, litígios entre parceiros ou acionistas, perda de disputas de valor comercial, litígios pós-fusão e aquisição e dissoluções conjugais. E os eventos mais comuns em disputas de proprietários são: práticas enganosas, desvio de oportunidade corporativa, desvio de renda, dissolução involuntária de uma empresa, não pagamento de distribuições e quebra de contrato.

O objetivo de um profissional de avaliação de negócios é fornecer opiniões imparciais e de terceiros sobre o valor comercial para seu cliente. Esse especialista pode ser solicitado a identificar questões-chave de avaliação, avaliar a magnitude de vários aspectos de um caso ou preparar relatórios de avaliação. O profissional de avaliação de negócios realmente tem sucesso na identificação da metodologia de avaliação adequada a ser usada em cada caso. 

O valor justo geralmente é usado quando o vendedor não está disposto e o comprador pode ou não estar disposto, ou quando o comprador não é obrigado, mas o vendedor está sempre sob compulsão. Também é usado quando o impacto das transações propostas não é considerado, mas o conceito de justiça para o vendedor é uma consideração potencial. Outra possibilidade: quando em vez de um preço equitativo para ambos, o conceito de justiça é considerado para o vendedor devido à incapacidade de manter o estoque. E por fim, também é utilizado quando nenhuma suposição é feita sobre o conhecimento igual ou razoável de ambas as partes ou quando se aplica a blocos minoritários. Dependendo do caso, os descontos na avaliação podem ser apropriados e aplicáveis. O ideal é procurar um consultor jurídico para determinar o que melhor se aplicaria à situação. Geralmente, outros aspectos são iguais, descontos em valor são a principal diferença entre o valor justo e o valor justo de mercado. 

As disputas entre proprietários de empresas geralmente ocorrem durante um período de grande estresse. E, dependendo das questões envolvidas, diferentes padrões de valor e descontos podem ou não ser aplicáveis. É por isso que é fundamental o uso de um especialista em avaliação, para salvaguardar seus interesses em um negócio que está sendo dissolvido.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse