Cenário da reforma tributária

Por Luiz Carlos Benner

Em 7 de julho de 2023, foi aprovada pela Câmara dos Deputados o Substitutivo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019, que dispõe sobre a Reforma Tributária sobre o consumo.

A PEC seguirá agora para o Senado Federal. Um Grupo de Trabalho composto por 9 senadores apreciará o texto inicialmente e depois, enviará ao Plenário do Senado. A aprovação dependerá de três quintos, o que representa 49 senadores.

As principais mudanças são a extinção de 5 tributos (ICMS, IPI, PIS, Cofins e ISS) e a criação de três novos tributos sendo: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) estadual e municipal e Imposto Seletivo (IS) federal.

A aprovação recorde da proposta, pela Câmera dos Deputados, trouxe uma série de preocupações aos empresários em geral. Há ainda um longo caminho a ser trilhado, até que a reforma esteja implementada. Não bastasse necessitar a aprovação pelo senado, falta ainda a definição de muitos pontos importantes. Um deles é justamente a definição das alíquotas. Além disso, será necessário que o próprio governo faça seus ajustes para pode fiscalizar e permitir que os contribuintes entreguem as obrigações acessórias.

O que já está definido é o período de transição, que iniciará em 2026 e terá sua conclusão prevista para o ano de 2033, quando o novo sistema de tributação sobre o consumo terá sua adoção plena. O ICMS, por exemplo, terá a sua mudança iniciada em 2029 e os benefícios de ICMS e ISS terão a previsão de sua extinção total em 2032.

Apesar do Governo estar passando uma mensagem que haverá uma redução da carga tributária, o que vimos nos últimos anos foi o aumento da carga tributária em geral e, mesmo que alguns setores acabem tendo algum tipo de redução de sua carga tributária, outros, como por exemplo o setor de serviços, certamente amargarão um aumento da carga. Apesar de muitas incertezas, desta vez, aparentemente a reforma sairá do papel. Resta saber quem será o grande beneficiário.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Fim das Restrições ao PAT: Entendimentos da Solução de Consulta Cosit nº 3/2026

A Receita Federal uniformizou o entendimento sobre o PAT em 2026. Saiba como a Solução de Consulta Cosit nº 3/2026 amplia o aproveitamento do benefício fiscal e pode reduzir o IRPJ de empresas no Lucro Real.

Saiba Mais

Como calcular Transfer Pricing: passo a passo e exemplos

Como calcular Transfer Pricing corretamente: passo a passo, riscos fiscais e exemplos práticos dos principais métodos previstos na legislação brasileira.

Saiba Mais

Principais erros em Due Diligence e como evitá-los

Erros em processos de Due Diligence podem comprometer fusões, aquisições e investimentos, gerando riscos ocultos e prejuízos relevantes. Neste conteúdo, você entende as falhas mais comuns, seus impactos e como estruturar uma análise completa para decisões mais seguras.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade