O que vem por aí - tendências de trabalho e tecnológicas

É fato que a pandemia acelerou mudanças previstas para os próximos anos e algumas tendências citadas há pouco menos de dois anos já são realidade em alguns países, inclusive no Brasil. Pesquisamos matérias e pesquisas divulgadas nos últimos meses e apontamos algumas tendências para o ambiente corporativo nos próximos anos.

Um estudo realizado pela Microsoft, por exemplo, revelou que as prioridades dos colaboradores tiveram uma mudança nos últimos dois anos, sendo que 53% estão mais propensos a priorizar a saúde e o bem-estar ao invés do trabalho, do que antes da pandemia. E 47% estão mais propensos a priorizar a família e a vida pessoal do que o trabalho. Além do salário, aspectos como cultura positiva (46%), senso de propósito (40%), horários de trabalho flexíveis (38%) e saúde mental e bem-estar (42%), também foram citados como muito importantes.

Outra tendência é a inteligência artificial, que será utilizada para automatizar funções repetitivas para que os colaboradores se concentrem em tarefas que exijam human skills, ou seja, talentos exclusivamente humanos. O Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial e a automação irão criar quase 100 milhões de novos empregos nos próximos 3 anos, além de mudar diversas funções já existentes.

O metaverso também não poderia ficar de fora das principais tendências para os próximos anos. Dos funcionários ouvidos pela Microsoft em um estudo global, 52% deles informaram estarem abertos a usar espaços digitais imersivos no metaverso para conferências e outras atividades no próximo ano. De fato, empresas como a Samsung, por exemplo, já estão utilizando o metaverso para contratar profissionais em qualquer parte do globo. Há uma forte tendência, que também já vem acontecendo, de que os espaços de trabalho se tornem phygital, físicos e digitais ao mesmo tempo, contendo escritórios que permitem a interação com quem está na empresa e quem está fora, através da tecnologia e do metaverso.

A cultura de métricas por resultado e não por horas trabalhadas, também está em alta nas pesquisas. Um levantamento feito pela Adecco em parceria com a consultoria LHH apontou que a tendência a avaliar a produtividade pelo resultado e não pelas horas trabalhadas está se fortalecendo, já que 73% de colaboradores e líderes concordando com o método.

Estudos também apontam maior espaço para as mulheres em TI e trabalho flexível, já que se aponta uma escassez de profissionais no mercado e muitas empresas tem capacitado internamente as mulheres para na área de tecnologia da informação. O home office também possibilita maior acesso a talentos e abre portas para a volta das mulheres que são mães, ao mercado corporativo. Outra tendência similar é com relação às áreas rurais, que também se tornaram radar para os recrutadores de talentos.

De acordo com outro estudo da Microsoft, o futuro do trabalho é assíncrono. Muitas áreas e empresas já perceberam que não existe a necessidade de as equipes trabalharem ao mesmo tempo e cada um pode ajudar sua agenda de acordo com suas necessidades e a tecnologia, através de aplicativos, faz sua parte em unir a todos.

Também vale a pena citar, não menos importante, a preocupação das empresas com a saúde mental de seus colaboradores, levando-as a investirem em programas de felicidade e benefícios para ajudar na saúde mental de seus colaboradores. Essa tendência vem se consolidando após várias pesquisas que apontam o tema. Um exemplo foi o levantamento da Sodexo, multinacional de benefícios com mais de 100 mil clientes e quase 6 milhões de usuários no mundo todo, informando que 15% dos profissionais do mundo relataram uma piora no bem-estar mental, só no Brasil foi relatado por 30% dos profissionais.

Essas são apenas algumas das tendências comentadas por especialistas para os próximos anos, porém, transformações no mercado de trabalho acontecem o tempo todo. As mudanças se tornam cada vez mais aceleradas e colocam as empresas frente a constantes e novos desafios, precisando usar de criatividade e adaptação para saírem à frente da concorrência e buscarem a continuidade do seu negócio de forma cada vez mais sustentável.

Entre em contato com a Taticca Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos, para obter mais informações, pelo site www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Fim das Restrições ao PAT: Entendimentos da Solução de Consulta Cosit nº 3/2026

A Receita Federal uniformizou o entendimento sobre o PAT em 2026. Saiba como a Solução de Consulta Cosit nº 3/2026 amplia o aproveitamento do benefício fiscal e pode reduzir o IRPJ de empresas no Lucro Real.

Saiba Mais

Como calcular Transfer Pricing: passo a passo e exemplos

Como calcular Transfer Pricing corretamente: passo a passo, riscos fiscais e exemplos práticos dos principais métodos previstos na legislação brasileira.

Saiba Mais

Principais erros em Due Diligence e como evitá-los

Erros em processos de Due Diligence podem comprometer fusões, aquisições e investimentos, gerando riscos ocultos e prejuízos relevantes. Neste conteúdo, você entende as falhas mais comuns, seus impactos e como estruturar uma análise completa para decisões mais seguras.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade