Melhores práticas para uma reabertura segura

Aos poucos os estados e cidades começam a reabrir seus negócios, ainda que com capacidade reduzida em alguns casos. É um momento importante para que as empresas equilibrem a necessidade de retornar aos negócios com as preocupações contínuas em torno do risco à saúde dos funcionários, bem como à reputação da organização. Empresas brasileiras podem tomar como exemplos as lições aprendidas com as reaberturas na Ásia e na Europa, que começam a reabrir dentro de novos regulamentos rígidos, que provavelmente permanecerão em vigor no futuro próximo.

Ao retomar o seu negócio, considere três etapas que podem ajudar você a manter a sua segurança, de seus funcionários e clientes:

1. Reveja seu local de trabalho

O design de escritórios em espaço aberto, que ganhou popularidade na última década, foi promovido para incentivar a interação e a inovação dos funcionários. Hoje, eles representam importantes problemas de saúde e estão sendo rapidamente descartados em favor de espaços de trabalho socialmente distanciados que limitam o contato físico. É momento de fechar as áreas de descanso e lanchonetes para desencorajar a aglomeração. Remover ou reposicionar refrigeradores de água ou estações de café do escritório também ajuda a manter as regras de distanciamento social. Outra ação recomendável é analisar o fluxo do tráfego do escritório, para determinar quais rotas as pessoas costumam seguir para chegar às mesas e onde os congestionamentos se formam com mais frequência. Podem ser colocados marcadores de distância e direção no chão, para evitar o bloqueio ou aglomeração do escritório em torno dos pontos de entrada e saída, como elevadores.

E claro, vale considerar o trabalho remoto sempre que possível, mesmo quando a equipe retornar ao escritório. Um bom exemplo é a utilização da videoconferência para reuniões no lugar da mesa de conferência. Criar um ambiente seguro é fundamental para aumentar a confiabilidade dos funcionários, por isso, comunicar ativamente quaisquer alterações ajudara tranquiliza-los.

2. Seja flexível

Nem todos os funcionários se sentem confortáveis ​​em retornar ao local de trabalho, mesmo quando as restrições de ficar em casa são levantadas. Isso pode ser especialmente verdadeiro para os funcionários em risco ou com familiares em risco, ou até para aqueles que dependem de transporte público. Sendo flexível, você pode reduzir o estresse dos funcionários. Por sua vez, isso pode melhorar a produtividade, permitindo que sua organização enfrente melhor esse tempo de incerteza.

A flexibilidade de horários é uma boa saída, permitindo que as pessoas trabalhem mais horas em menos dias, por exemplo, para gerenciar as necessidades de cuidados com os filhos ou minimizar as viagens que eles fazem no transporte público. Abra exceções para funcionários em categorias de alto risco e explore maneiras de permitir que eles continuem trabalhando remotamente.

3. Priorize a saúde e a segurança

À medida que seus funcionários retornam ao local de trabalho, você pode implementar medidas que ajudam na sua proteção. Por exemplo: verificações diárias de temperatura, uso obrigatório de máscaras, regras oficializadas de distanciamento social, procedimentos de desinfecção e quarentena, procedimentos para o caso de alguém adoecer no trabalho, entre outras.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Reforma do IR - O que muda para pessoas físicas e empresários com a aprovação do PL 1.087/2025, aprovado na CAE

Projeto aprovado na Câmara altera o IRPF, amplia a isenção mensal e cria tributação de dividendos a partir de 2026. Medida ainda depende do Senado e sanção presidencial, podendo impactar renda, lucros e programas de regularização.

Saiba Mais

A Era das Baterias

Com o avanço dos veículos elétricos e a regulamentação dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Brasil, o mercado global de baterias desponta como protagonista da transição energética, com projeções bilionárias e impacto direto na competitividade e inovação do setor elétrico.

Saiba Mais

O Brasil na Transição Energética: Paradoxos e Contradições

O Brasil vive um momento decisivo na transição energética: apesar de seu enorme potencial em fontes renováveis, enfrenta crises de demanda e problemas de infraestrutura que ameaçam a sustentabilidade do setor.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade