Importância da implementação de gerenciamento de riscos corporativos

1. Risco e retorno

<>Antes de entrar no tema gerenciamento de riscos, é preciso relembrar que toda e qualquer atividade empresarial necessariamente envolve riscos. A grandeza entre os ganhos e os riscos são diretamente proporcionais. Portanto, quanto maior os ganhos esperados, maiores são os riscos envolvidos. Empreender é a busca do equilíbrio entre o retorno e o risco, evitando riscos muito altos para buscar o retorno contínuo e sustentável.

<>O termo risco é normalmente ligado aos eventos que podem acontecer e que tem impacto negativo sobre a atividade exercida. No mundo empresarial, o conceito foi modificado para identificação e mensuração daquele evento que pode acontecer.

<>2. Categorização de riscos

<>No processo de gerenciamento de riscos, dois principais critérios devem ser adotados na sua categorização: Pessoas, como agentes dos potenciais riscos e imagem, como a consequência dos atos praticados pelos agentes. A falta de documentação dos processos pode causar falta de sinergia entre os colaboradores, gerando vários tipos de riscos:

<>· Reputacional, onde a imagem da empresa pode ser posta em risco por mal-uso de recursos ou atitudes de marketing mal elaboradas.

<>· Risco de mercado, onde a posição de mercado da empresa pode ser prejudicada pela má execução de tarefas operacionais e administrativas, gastando recursos a mais que o necessário

<>· Risco financeiro: riscos relacionados ao mal planejamento financeiro, que podem botar a companhia em insolvência financeira.

<>

<>3. Avaliação de riscos

<>Para avaliação dos riscos, é necessário definir o nível de exposição que a empresa está exposta ao risco. No gerenciamento dos riscos, esse nível de exposição é levado em consideração a probabilidade de o risco acontecer, aliado a quantidade de provável perda econômico-financeira que a empresa sofrerá pelo acontecimento do risco.

<>4. Mensuração de riscos

<>A mensuração dos riscos é fundamental para a avaliação em um processo de gerenciamento dos riscos. O processo de mensuração envolve a projeção do orçamento empresarial por área, atentando-se para as projeções e tendências de mercado. As áreas mapeadas com possíveis riscos são projetadas os riscos por categoria, usando critérios dos possíveis riscos operacionais, reputacionais e financeiros.

<>5. Tratamento de riscos

<>Ao adotar o gerenciamento de riscos, a empresa deve atentar para uas medidas principais: Evitá-lo, ou aceita-lo. Evitando o risco, a empresa não participa de eventuais ganhos aliados ao risco, o que pode ser benéfico ou maléfico, dependendo da quantidade de retorno e risco associado. Aceitando o risco, a empresa toma frente de que o risco existe, mapeia, mensura e categoriza, visando o retorno sustentável aliado aquele risco. Isso pode ser feito das seguintes formas: reter, reduzir ou compartilhar.

<>· Reter o risco significa manter o nível de risco e retorno proporcionais, em níveis aceitáveis, através de padronização de ações e análises da área ou tipo de negócio.

<>· Reduzir significa tornar o risco mais baixo, levando-se em consideração que o retorno esperando está abaixo do risco tomado.

<>· Compartilhar significa pulverizar o risco, diluindo com outras empresas o risco e dividindo também os resultados esperados.

<>·

<>6. Benefícios na implantação de método de gerenciamento de riscos

<>A adoção do método de gerenciamento de riscos pode trazer inúmeros benefícios para a empresa que o adota, dos quais podemos destacar:

<>· Promove maior transparência da empresa trazendo mais credibilidade no mercado, agregando valor de mercado.

<>· Melhora dos padrões e cultura organizacionais da empresa.

<>· Prevenção de riscos sistêmicos e identificação de processos falhos nas atividades operacionais e administrativas.

<>· Melhoria de índices financeiros, pelo aproveitamento máximo dos recursos, aumento a eficiência e eficácia da companhia.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

Veja mais conteúdos do nosso blog

Reforma do IR - O que muda para pessoas físicas e empresários com a aprovação do PL 1.087/2025, aprovado na CAE

Projeto aprovado na Câmara altera o IRPF, amplia a isenção mensal e cria tributação de dividendos a partir de 2026. Medida ainda depende do Senado e sanção presidencial, podendo impactar renda, lucros e programas de regularização.

Saiba Mais

A Era das Baterias

Com o avanço dos veículos elétricos e a regulamentação dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Brasil, o mercado global de baterias desponta como protagonista da transição energética, com projeções bilionárias e impacto direto na competitividade e inovação do setor elétrico.

Saiba Mais

O Brasil na Transição Energética: Paradoxos e Contradições

O Brasil vive um momento decisivo na transição energética: apesar de seu enorme potencial em fontes renováveis, enfrenta crises de demanda e problemas de infraestrutura que ameaçam a sustentabilidade do setor.

Saiba Mais

Conheça nossos serviços

Consulte

Nossos Escritórios

Consulte

Sobre Nós

Acesse

Solicite sua proposta

Acesse
TATICCA Allinial Global - Auditoria e Consultoria

A TATICCA é uma firma que presta serviços de auditoria externa e interna, impostos, consultoria e assessoria empresarial, corporate finance, treinamentos, tecnologia, perícia e investigações, sustentabilidade, mapeamento de riscos, contabilidade e serviços correlatos. A TATICCA é firma-membro da ALLINIAL GLOBAL, uma aliança global de entidades independentes de auditoria, contabilidade e consultoria.

TATICCA Auditores e Consultores Ltda. © 2025 - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade