Desde 2020, à medida que a pandemia da COVID-19 se instalou, o futuro do mercado de negócios se tornou imprevisível. Foi um momento de grande ruptura, sentido em todas as partes do mundo, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais. Com tantas transformações e incertezas, vindas de uma crise global de saúde pública sem precedentes, as empresas precisaram rever suas rotinas e evoluir suas práticas para manter-se no mercado. Muitas empresas focaram na adaptação de tecnologias a seu favor, inclusive na Inteligência Artificial. A permanência de uma empresa no mercado é determinada pela sua capacidade de adaptação diante das circunstâncias, otimização dos processos e modernização dos serviços. A Inteligência Artificial tem impactado esses aspectos. À medida que o mundo se reúne em combate às crises, é apenas uma questão de tempo até que surjam outras inovações em tecnologia. Por exemplo, as adaptações exigidas pela pandemia obrigaram as organizações a mudarem para uma cultura de trabalho remoto. Com isso perceberam que as vantagens do home office podem ser relevantes para o negócio, o que levou a tendência de uma implementação de trabalho remoto mais estruturada em 2021, com diretrizes claras e estratégias para aumentar a produtividade. O mesmo aconteceu com a Inteligência Artificial.
Nesse contexto, ter dados precisos e em tempo real é mais crucial do que nunca. A análise de macro dados, por exemplo, já é uma tendência global com forte potencial interno que pode ser útil para qualquer setor. Na área de Recursos Humanos, um sistema de People Analytics permitirá conhecer o desempenho dos colaboradores e quais os aspectos que influenciam a sua produtividade e motivação. Além disso, fornecerá insights poderosos para capacitar as equipes com tecnologia adequada.
Em momentos de crises os líderes precisam reunir pessoas de diferentes especialidades funcionais para trabalhar em prol de um objetivo comum de continuidade dos negócios. Portanto, as estratégias de trabalho multifuncionais desempenham um papel essencial no brainstorming , na geração de ideias e na apresentação de soluções de negócios inovadoras. Formando equipes multifuncionais, os funcionários ganham novas habilidades por meio do compartilhamento de conhecimento com diversas funções, aumentando assim o engajamento dos funcionários, introduzindo novos comportamentos e criando neles o espírito de equipe.
A inovação já estava dando muitos passos quando a pandemia atingiu o mercado. Essa mudança de pensamento foi acelerada e passou de um senso de consideração para um direcionamento mais urgente e seletivo. Muitas marcas foram forçadas a otimizar seus portfólios de produtos e descobriram que essa redução poderia ajudá-la a se reorganizar. Essa mudança contínua em direção à seletividade ajudou as marcas a se concentrarem no que importa e a fazerem apostas mais inteligentes em produtos onde a inovação pode fazer uma diferença significativa.
A pandemia interrompeu os métodos antigos e não há como negar que deu às empresas desafios que antes eram difíceis de gerenciar. Enfrentar esses desafios exigiu uma mudança nas políticas e nas ferramentas usadas para gerenciar rotinas e profissinais, mas com inovação em infraestrutura digital, se viram prontos para conquistar o mundo pós-pandêmico.
Aceleração das tecnologias no mercado Focando mais na Inteligência Artificial, seu impacto na sociedade já era um tema recorrente e com a pandemia da COVID-19 o papel da tecnologia para o funcionamento dos negócios ficou ainda mais evidente. No estudo “A Inteligência Artificial na era da COVID-19: Otimizando o papel da Inteligência Artificial na geração de empregos e crescimento econômico no Brasil”, encomendado pela Microsoft à FrontierView, foram levantados os impactos causados pela adoção massiva de Inteligência Artificial em nosso país.
De acordo com a análise, considerando-se o nível de intencionalidade dos investimentos realizados na tecnologia, o Brasil pode vivenciar dois cenários distintos: o benefício mínimo e máximo com adoção plena da Inteligência Artificial. No primeiro cenário, a previsão diz que o uso de tecnologia acrescenta 1,8 pontos percentuais ao PIB brasileiro até 2030. No segundo, o crescimento adicional poderá chegar a 4,2 pontos percentuais, ambos sugerindo que o Brasil adote todas as funcionalidades de Inteligência Artificial disponíveis hoje até 2030. Esses números mostram que, quanto maior a adoção, maior o benefício que pode ser gerado ao país. Ou seja, em um momento crítico em que o mundo foi afetado pelas consequências da pandemia da COVID-19, a tecnologia chega como uma aliada para auxiliar o Brasil na retomada econômica.
As empresas de contabilidade, que na época estavam considerando a Inteligência Artifical como um teste ou estágio, notaram o desenvolvimento se acelerar à medida que as empresas começaram a criar produtos para linhas de serviço específicas. As ferramentas de Inteligência Artificial fornecem aos contadores a liberdade de focar sua atenção nos riscos mais elevados e transformar a maneira como lidam com eles. Os contadores também começaram a usar a Inteligência Artificial para revisar os riscos em Due Diligence, por exemplo.
As ferramentas de Inteligência Artificial são usadas para identificar cláusulas problemáticas e podem até mesmo serem implantadas no futuro para avaliar empresas com probabilidade de falhas, com base em tendências históricas. Por exemplo, aprender com métricas de empresas falidas em torno do fluxo de caixa, margens de lucro e exposição ao risco e aplicá-las a empresas de tamanho semelhante em um setor ou local comparável.
Outra área que esteve pronta para o desenvolvimento com ferramentas de IA é a área de identificação e avaliação de riscos. A Inteligência Artificial para auditores auxilia a observar as transações e identificar falhas com muito mais foque nas áreas de maior risco. As ferramentas de IA também estão se tornando vitais para repensar a avaliação de risco em uma tentativa de erradicar a lavagem de dinheiro e a fraude.
Em algumas organizações, as funções financeiras temem o potencial de dependência excessiva de dados. Esses podem ser pontos fortes reais da profissão, trazendo realismo às discussões e ajudando as funções de negócios a criar abordagens de dados robustas, fundamentadas e orientadas a valor.
Ainda segundo estudo da FrontierView, dois fatores poderiam motivar a adoção da Inteligência Artificial no Brasil. O primeiro está relacionado às vendas do comércio eletrônico. Segundo os números, o setor dobrou as vendas de abril a agosto de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, acusando 105% de aumento anual.
Outro aspecto foi a análise da geração de empregos, já que o estudo prevê que as horas que os brasileiros trabalharão em 2030, com base nas projeções pré-COVID-19, serão automatizadas em 46% delas. Porém esse impacto não necessariamente significa diminuição de emprego, já que essas horas podem ser aproveitadas para tarefas estratégicas e de utilização intelectual. Segundo os números da pesquisa, no cenário de benefício máximo, a demanda por profissionais altamente qualificados aumentaria significativamente, passando de 34% do total de empregos para 54% até 2030.
Importante salientar que, para que o Brasil esteja preparado para essas mudanças, faz-se necessário investimento em educação, favorecendo a qualificação e requalificação dos profissionais para as profissões habilitadas pela adoção de tecnologia.
Uso da Inteligência Artificial nos últimos anos A Inteligência Artificial, por exemplo, embora tenha sido incrivelmente útil no estudo da densidade populacional, demografia e padrões de viagens para ajudar os pesquisadores a decidir para onde enviar suprimentos ou como mitigar um surto, inovações estão focadas em como usar a tecnologia para eliminar informações incorretas. Os gigantes da tecnologia social Facebook, Google e Twitter estão trabalhando no uso da tecnologia para oferecer checagens . A BlueDot canadense desenvolveu um sistema de alerta precoce, que usa inteligência artificial, incluindo processamento em linguagem natural e aprendizado de máquina, para rastrear mais de 100 doenças infecciosas, analisando cerca de 100.000 artigos em 65 idiomas todos os dias.
As startups da BioTech, HealthTech trabalhara no desenvolvimento de testes mais fáceis e rápidos e máscaras eficazes para identificar e impedir a propagação do COVID-19. As possibilidades crescentes de telemedicina, combinadas à robótica, ajudaram os pacientes a obter os cuidados de que precisam, sem colocar os médicos em risco. Nos EUA, um paciente no estado de Washington foi tratado pelo coronavírus por um robô chamado Vici, através do qual ele se comunica com sua equipe de atendimento. Na China, um robô chamado Little Peanut transportou alimentos para pacientes em quarentena em um hotel.
Já os drones, foram usados para entrega de mercadorias. O Fórum Econômico Mundial publicou uma postagem no blog destacando as contribuições dos drones na luta contra o COVID-19. Na China, a empresa de entrega de drones JD trabalhou com as partes interessadas do governo para aumentar drasticamente as áreas de serviço e levar suprimentos para áreas em quarentena e isoladas.
Quando a SARS teve seu pico no final de 2002, cientistas levaram mais de um ano para sequenciar o genoma do vírus. Desta vez, o genoma do COVID-19 foi sequenciado em menos de um mês após o primeiro caso ter sido identificado. As inovações nessa área ajudaram a fornecer informações sobre como o vírus é transmitido e como ele evolui.
IA já é realidade em muitas empresas A Inteligência Artificial já é realidade em muitas empresas. Com grande destaque nos últimos anos, vem impactando positivamente setores como TI, Marketing e Financeiro. Acredita-se que a Inteligência Artificial tenha potencial para solucionar problemas mais complexos, porque vai além da simples automação mecânica. Inteligência Artificial envolve processos cognitivos e também permite tarefas que envolvam raciocínio e tomada de decisão. Por trás dessas expectativas, setores de pesquisa são criados dentro das organizações para o desenvolvimento de aplicações de utilização de Inteligência Artificial.
Muitos empreendedores já testemunharam ganhos sem precedentes no uso das tecnologias impulsionadas pela IA e passaram a incluir investimentos com a tecnologia em seus orçamentos, com o objetivo de integra-la em suas rotinas operacionais para aumentar qualidade e agilidade. A Inteligência Artificial pode ajudar, por exemplo, a transformar o tempo gasto com operações em maior produtividade e de forma estratégica.
A otimização das atividades operacionais é hoje um dos principais ganhos com a aplicação de IA nas empresas. Além do aumento da produtividade, a aplicação da Inteligência Artificial possibilita um melhor entendimento do negócio, permitindo variadas melhorias nos processos. Essa transformação também traz o receio da substituição de funcionários por máquinas, mas embora muitas funções estejam passando por processos similares, a maioria tende a evoluir, para no final se juntar à Inteligência Artificial trazendo benefícios, como os processos cognitivos já comentados, que ajudarão na tomada de decisões. Por outro lado, o profissional de TI tem uma posição estratégica neste processo, pois a IA necessita de aprendizado contínuo e conhecimento do fluxo de informações. Só assim as aplicações serão inseridas de maneira correta no negócio, permitindo os resultados buscados pelo empreendedor. Além da implantação também é preciso administrar os impactos com as mudanças advindas da automatização das tarefas pela Inteligência Artificial, já que essas mudanças surgirão no novo fluxo de trabalho.
Seja pela otimização de processos ou novos processos que desafiam o ambiente tradicionais, já é fato que a maioria das empresas está mudando algo relacionado às transformações digitais. Nesse cenário, é certo que o setor de Inteligência Artificial continuará em evolução e cada vez mais empreendedores se aproximarão das complexidades da tecnologia, implantando em seu negócio ou expandindo para novos setores. Se você é um novo empreendedor, a Inteligência Artificial é altamente recomendada e seu negócio é um ótimo cenário para que a tecnologia se desenvolva junto com sua empresa.
Inteligência Artificial na Contabilidade Acredita-se que a Inteligência Artificial está prestes a transformar o setor de contabilidade, pois a automação e big data já influenciam a maneira como os contadores atendem os clientes. Até pouco tempo, a tecnologia contábil apenas facilitava certas tarefas, mas não desafiava os profissionais da contabilidade a repensar suas práticas de negócios. E o que esse impacto da IA significa para os profissionais da contabilidade? Como eles podem preparar-se?
Os conselhos dos especialistas apontam para que o setor de contabilidade se mantenha informado sobre o que está à frente na tecnologia e se especialize rapidamente, porque a tendência dos cargos iniciantes é de se tornarem mais vulneráveis que os cargos superiores. Em contrapartida, quanto melhor a tecnologia, maiores as oportunidades na demanda por profissionais de conformidade e auditoria, contabilidade forense e contabilidade de fusões e aquisições.
Embora as tarefas rotineiras sejam as mais ameaçadas pelas inovações, as tarefas orientadas a informações e especializações, como a tomada de decisão, exigirão mais expertise dos profissionais de contabilidade, que também terão mais tempo para estratégias, por não precisarem manusear dados e informações. Os mesmo especialistas citados apontam a experiência humana como um diferencial importante para os profissionais de contabilidade. Muitas empresas têm necessidades únicas que a IA não conseguirá atender, como por exemplo, explicar formas de impostos complexas.
Os profissionais de contabilidade hoje têm o poder de definir o futuro da sua profissão. O setor deve desenvolver a capacidade de se adaptar e evoluir, além de se tornar proativo em relação às necessidades dos clientes futuros. A contabilidade como profissão deverá inovar, fornecendo consultoria e orientação para ajudar os clientes nessa preparação. Cada vez mais a automação e a IA assumirão novas responsabilidade por tarefas cognitivas rotineiras, mas essas tecnologias ainda não podem substituir a interação humana. Os profissionais da contabilidade devem especializar-se para se tornarem estrategistas, ajudando a conduzir o negócio de seu cliente.
A contabilidade atualmente se encontra entre as disciplinas profissionais mais complexas e desafiadoras, e os contadores são profissionais talentosos que podem adaptar-se ao cenário em constante mudança. Ao concentrar suas percepções e conhecimentos na busca de clientes que precisam dessa demanda, um profissional da contabilidade pode garantir seu futuro e definir o futuro de sua profissão.
Com IA de primeira geração apontando no mercado e ferramentas de automação cada vez mais robustas, os profissionais da contabilidade devem estar prontos para aproveitar novas oportunidades apresentadas por essas tecnologias, à medida que forem disponibilizadas. É hora de preparar-se para encontrar um nicho e aperfeiçoar suas habilidades interpessoais, aprender mais habilidades integrativas, sociais e de marketing, para melhor interagir com seus clientes.
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