Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

AMAZONAS ENERGIA PEDE NA JUSTIÇA VOTO DE DESEMPATE DO DIRETOR-GERAL DA ANEEL EM ATÉ 24 HORAS, SOB PENA DE PRISÃO DOS DIRETORES E INTERVENÇÃO NA AGÊNCIA

30/9/2024

“A Amazonas Energia ajuizou uma ação na noite desta sexta-feira (27) solicitando que o diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, aprove a transferência de controle da distribuidora para o grupo J&F, dos irmãos Batista, por meio de voto de desempate, em até 24 horas. 

O diretor também deve autorizar a conversão dos contratos de térmicas compradas da Eletrobras pelo grupo J&F na região Norte. Segundo o pedido, ambas as transações deverão ocorrer conforme os votos da diretora Agnes Costa, que foram acompanhados por Sandoval durante reunião extraordinária ontem (27).

A Amazonas alega que há precedente do STF (Supremo Tribunal Federal) “no sentido de que o Presidente tem direito a voto de qualidade em casos de empate quando isso ocorrer, dentre outras hipóteses, em decorrência de vaga não preenchida por mais de 30 (trinta) dias”.

*Prisão*

A empresa ainda solicita que, caso o diretor não cumpra a nova ordem, os "agentes envolvidos" sejam afastados e presos. O MME (Ministério de Minas e Energia) ainda deve escolher um interventor, também no prazo de 24 horas, para cumprir as determinações, caso a juíza acate a petição. 

"Fazendo-se um paralelo com medidas já adotadas pelo Supremo Tribunal Federal para suprir eventuais empates em votação, seja atribuído extraordinariamente o caráter de voto de qualidade ao proferido pelo Diretor Geral da ANEEL, Sr. Sandoval de Araújo Feitosa Neto, determinando-se que o mesmo, no prazo de 24 horas, impreterivelmente, dê cumprimento à decisão de forma monocrática, conforme voto apresentado pela Diretora Agnes Maria de Aragão da Costa (acompanhado pelo Diretor Geral), assinando os instrumentos e praticando os atos necessários à transferência do controle acionário da Amazonas Energia, e à conversão dos contratos originais em CER [Contrato de Energia de Reserva]", diz o documento. 

"Sob pena de imediato afastamento dos agentes envolvidos, com nomeação de um interventor a ser nomeado pelo Ministério das Minas e Energia (MME) no prazo de 24 horas, para dar cumprimento às determinações deste Juízo, além de prisão dos agentes por crime de desobediência".

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

ANEEL RECORRE DA DECISÃO QUE OBRIGOU TRANSFERÊNCIA DA AMAZONAS ENERGIA PARA ÂMBAR

30/9/2024

“A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 26, que entrou com recurso nesta quinta-feira contra a decisão da Justiça do Amazonas que obrigou o regulador a aprovar, em 48 horas, a transferência de controle da Amazonas Energia para a Âmbar, empresa do grupo J&F.

A diretoria do órgão regulador teve reunião nesta tarde com o diretor-presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta Estevam, para falar sobre o plano de transferência de controle societário.

Esse plano de mudança no controle societário da Amazonas Energia foi indeferido pela área técnica da Aneel, em recomendação à diretoria do órgão regulador. A falta de expertise na área de distribuição foi um dos fatores centrais para que os técnicos da Aneel rejeitassem a proposta.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia sido intimada formalmente ontem sobre a liminar que obriga o órgão regulador a transferir o controle.

A decisão judicial envolvendo o tema é a segunda em cerca de um mês. No fim de agosto foi determinado o prazo de 72 horas para a Aneel regulamentar pontos da medida provisória (MP) 1.232/2024 - que flexibiliza normas regulatórias e viabiliza a venda da Amazonas Energia.

A procuradoria da Aneel constatou que este processo foi distribuído 4 vezes em um período de 20 minutos. Isso foi entendido como uma forma da representação legal do atual controlador da Amazonas Energia tentar "escolher" o magistrado que julgaria a ação contra o órgão regulador.”

onte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

FRASE DA SEMANA

30/9/2024

“Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina que desatina sem doer.”

Autor: Luis Vaz de Camões, poeta.

Gostou deste conteúdo?

RELEMBRANDO AS NOTÍCIAS DESTA SEMANA

28/9/2024

*Leilão de Capacidade*

Discussões sobre o leilão de reserva de capacidade que pode ocorrer ainda em 2024, com foco na expansão do parque térmico e transição energética.

*Reservatórios e Escoamento de Energia*

- O nível dos reservatórios deste ano está em um patamar pouco abaixo do que foi registrado em 2022. 

- Curtailment e constrained off podem se tornam recorrentes no setor.

*Mercado*

- Fusões e Aquisições: Atividade intensa em 2024, com recorde de operações no setor elétrico desde 2005.

- Hidrogênio Verde: Casa dos Ventos e TotalEnergies avançam em projeto no Porto do Pecém, Ceará, com expectativa de produção em 2029.

*Políticas e Regulações*

- Proposta de metas de descarbonização da matriz de combustíveis (2025-2034) em consulta pública.

- Amazonas Energia: Proposta de transferência de controle negada pela ANEEL, que recorreu da decisão judicial que obrigava a transferência.

- Decreto do Gás Natural: Preocupações sobre a insegurança jurídica gerada pela recente publicação do Decreto nº 12.153/2024.

- Comitê de Monitoramento do Setor de Gás Natural: Instituição do comitê pelo MME para monitorar e assessorar políticas públicas no setor de gás natural.

*Data Centers*

- Brasil como Hub de Data Centers: Discussão sobre o potencial do Brasil para se tornar um destino para data centers, com ênfase nos recursos renováveis disponíveis e desafios como burocracia e infraestrutura.

- Impacto dos Data Centers: Reflexão sobre como a expansão dos data centers pode afetar o mercado de energia, especialmente em termos de geração renovável e demanda por capacidade.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS INFORMAÇÕES

28/9/2024

- Engie busca equilíbrio entre geração e transmissão

“Companhia arrematou o lote1, que demandará R$ 2,9 bilhões em investimentos, quando pronto, receitas do segmento devem chegar a algo entre 25% a 30% do total da empresa”.

- Leilão de transmissão termina com deságio médio de 48,89%

“Engie á a maior vencedora ao arrematar o lote l que representa quase a totalidade do certame”.

- Estado do RJ conta com amplo potencial de renováveis

“Os destaques ficam por conta do gás natural, biometano e biogás”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.