News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS POR DISTRIBUIDORAS NO RS (distribuição)

10/5/2024

“O comitê de gerenciamento de crises do Ministério de Minas e Energia definiu com as distribuidoras um plano para o restabelecimento rápido do fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, com a recuperação tão logo seja possível, das infraestruturas danificadas pelas fortes chuvas que tem atingido o estado. A medida prevê o remanejamento de equipamentos para substituição daqueles que foram afetados pelos eventos climáticos, além da mobilização de 500 eletricistas de outras empresas para o restabelecimento das redes em território gaúcho.

O plano foi aprovado pelo comitê de gerenciamento de crises do MME, durante reunião com representantes das concessionárias nesta quarta-feira 8 de maio. Ele será coordenado pelo ministério, que já acionou as Forças Armadas para o transporte das equipes de outros estados, assim que a água baixar nos locais hoje alagados e permitir a atuação dos trabalhadores.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

EDIÇÃO DE ABRIL DO ENERGY REPORT (expansão) - Resumo

10/5/2024

“Vinte anos após a implementação dos leilões de energia elétrica no Brasil, o relatório de abril do Energy Report, produzido pela PSR, analisa a trajetória e evolução desse mecanismo no setor energético.

Ainda que as mudanças nas demandas e tecnologias tenham alterado o papel desses leilões, eles continuam sendo fundamentais, atualmente focando mais na garantia da potência e flexibilidade do sistema. A lei que instituiu os leilões determinou que distribuidoras e consumidores livres contratassem 100% de sua demanda através dessa modalidade, inicialmente com grande sucesso, especialmente para a contratação de energia nova. Com o tempo, ajustes foram necessários devido as mudanças nos produtos e no perfil da oferta.

Globalmente, o modelo de leilões adotados pelo Brasil adotado pelo Brasil influenciou outros países e ganhou relevância com a ascensão das fontes solar e eólica. O relatório destaca a necessidade de adaptações contínuas e observações das lições apreendidas para manter a efetividade dos leilões, citando também os leilões de transmissão como exitosos na expansão desse segmento.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

PL QUE DIFICULTA RECUSA DE GD POR DISTRIBUIDORAS (geração)

10/5/2024

“Um acordo de lideranças na Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira, 7 de maio, o Substitutivo do PL 624/2023. O projeto altera o artigo 2 da lei 14.300 e coloca um fim na questão da limitação da injeção da energia em minigeração. O projeto agora ruma para o Senado Federal.

Qual é a proposta? No artigo 19 do projeto, que altera a lei 14.300, fica estabelecido que somente poderão ocorrer limitações ou restrições à conexão ou injeção de energia da MMGD diante da apresentação de estudos técnicos e científicos por parte das distribuidoras. Esses estudos devem conter todas as informações elétricas que demonstram os distúrbios gerados à rede de distribuição.

Sem a apresentação dos estudos para justificar as limitações ocorrerá a aprovação automática do parecer de acesso. Já com os estudos apresentados o consumidor poderá apresentar impugnação fundamentada em até 30 dias desde que contenha avaliação técnica. A distribuidora deverá analisar a impugnação e emitir laudo conclusivo em até 30 dias. Caso aprovado o texto, a concessionária fica proibida de cancelar ou invalidar orçamento de conexão da MMGD após sua entrega ao consumidor acessante e demais usuários.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Outras informações – 08/05/2024

10/5/2024

- Bloqueios e áreas alagadas dificultam trabalhos e RS ainda tem 4560 mil pontos sem luz

“Região Metropolitana e Vales do Taquari, Sinos e Rio Pardo têm 13 municípios totalmente desligados e oito de forma parcial, por questões de segurança”.

- Brasil sai na frente e atrai investimentos de países estrangeiros

“Desenvolvimento do mercado fotovoltaico é uma das razões pelas quais o país atrai investimentos externos”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

DIRETRIZES MMGD (matéria completa)

10/5/2024

“O governo federal finalmente publicou as diretrizes para a valoração dos custos e benefícios da microgeração distribuída (MMGD) conforme previsto pela Lei 14.300 de janeiro de 2022. O despacho que deveria ter sido emitido em julho de 2022, detalha critérios como os efeitos na rede de distribuição e transmissão, a necessidade de melhoria na infraestrutura e os custos operacionais das distribuidoras. Além disso, são abordados aspectos locacionais, simultaneidade, sazonalidade e horários de consumo e injeção de energia.

O CNPE enfatiza a necessidade de transparência no processo de cálculo desses custos e benefícios, com a Aneel recebendo um prazo de 18 meses para realizar os cálculos necessários, garantindo que os abatimentos no faturamento não excedam de terminados limites tarifários. A medida vem em um contexto em que o país já possui 29,2 GW de potência instalada em MMGD, atendendo milhões de unidades consumidoras.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.