News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

RELICITAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO (política)

24/5/2024

“A questão de relicitar ou não as concessões de linhas de transmissão devem passar por uma discussão ampla no setor. A primeira dessas linhas será da Isa Cteepno Espírito Santo, um ativo comprado da Escelsa e que está no final do prazo do contrato. Segundo o CEO da companhia, Rui Chammas, o ponto principal deverá ser sob quais condições serão leiloados esses ativos de transmissão pelos próximos 30 anos.

Ele destacou que a empresa tem levado à discussão junto à Agência Nacional de Energia Elétrica que, em sua visão, é necessário avaliar com cuidado esse ponto para que não ocorra que um lote tenha um lance muito baixo e que o concessionário depois de algum tempo acabe não fazendo a manutenção dos ativos.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Outras informações – 20/05/2024

24/5/2024

- Aneel púbica resolução com flexibilização das regras para distribuidoras do Rio Grande do Sul

“Regras foram definidas em reunião na última semana e preveem suspenção da cobrança e dos contratos de unidades destruídas”.

- Angra1 sem previsão de retorno à operação

“Eletronuclear trabalha na troca da tubulação de instrumentação dos sensores de indicação de pressão e no canal de leitura de potência na faixa da fonte do núcleo. Causa da ocorrência ainda não foi apurada”.

- Light protocola Novo Plano de Recuperação Judicial 

“Plano prevê aportes de recursos e pagamento integral de credores até R$ 30 mil”.

- Marise Grinstein acumulará função de diretora-presidente e administrativa na EMAE

“A executiva já ocupou posições de destaque na Eletrobras Furnas e também atuou no Ministério de Minas e Energia”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS APRESENTA PROJETO DE LEI QUE REVOGA A MP 1.212, DA MODICIDADE TARIFÁRIA. O PL INCORPORA O TEXTO DA MP E SERIA UMA SEGURANÇA JURÍDICA EM CASO DE CADUCIDADE

24/5/2024

“O líder do governo na Câmara dos Deputados José Guimarães (PT-CE), protocolou ontem (21) na casa um projeto de lei que revoga a MP (Medida Provisória) 1.212, da modicidade tarifária e de concatenação dos prazos de transmissão com usinas renováveis.

A proposta, em seu artigo 6º, determina que “fica revogada a Medida Provisória nº 1.212, de 9 de abril de 2024”.

O PL, por sua vez, vem com o mesmo texto que foi enviado pelo governo federal na medida provisória. Isso seria uma espécie de “hedge”, para o setor, uma segurança jurídica, em caso de caducidade da MP por falta de votação em 120 dias, seu prazo de validade.

(...)

A MP 1.212 foi amplamente divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, como essencial para diminuir os reajustes das concessionárias de energia elétrica neste ano. A redução poderia ser de até 5%.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

COLABORAÇÃO ENTRE DISTRIBUIDORAS NO RIO GRANDE DO SUL (distribuição)

24/5/2024

“As distribuidoras de energia elétrica de todo o país iniciaram uma campanha para ajudar na mitigação dos impactos provocados pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril. As empresas enviaram mais de 160 profissionais e equipamentos como geradores para reforçar a estrutura da Rio Grande Energia, do grupo CPFL, e da CEEE Equatorial.

As equipes estão divididas entre engenheiros, técnicos de segurança e eletricistas, enviados pela Celesc, Enel e CPFL Piratininga e Paulista. Adicionalmente aos colaboradores de outros estados, a RGE segue mobilizada com quase 6 mil empregados, incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

MEDIDA PROVISÓRIA 1212 (distribuição)

24/5/2024

“O Ministério de Minas e Energia (MME) está encarregado de determinar a parcela dos recursos apontados pela Eletrobras no Programa Pró-Amazônia Legal que será utilizada para reduzir as tarifas de energia elétrica, conforme estabelecido na Medida Provisória 1.212 e detalhado pelo Decreto 12.024, publicado em 17 de maio.”

“Este programa, originado pela Lei 14.182 que autorizou a privatização da Eletrobras, contempla investimentos de R$ 295 milhões em duas contas setoriais ao longo de 10 anos. Uma dessas contas, a Conta de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CDAL), destina-se a projetos que visam a redução permanente dos custos de geração de energia na região da Amazônia Legal. A outra, a Conta de Desenvolvimento da navegabilidade (CDN), foca na revitalização dos rios Madeira e Tocantins. A MP 1212, além disso, ajustou o uso dos recursos para que possam também servir para atenuar aumentos tarifários a curto prazo nas áreas afetadas pelo programa.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.