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Geração Distribuída

14/8/2025

A geração distribuída (GD) - formada majoritariamente por placas fotovoltaicas de consumidores de eletricidade conectados à distribuidora de eletricidade local - trouxe avanços importantes ao setor elétrico brasileiro. No entanto, o atual modelo tarifário para o segmento (net-metering), estabelecido na Lei nº 14.300/2022, tem gerado distorções ao permitir que créditos em kWh obtidos durante o dia - período com excesso de geração fotovoltaica e preços baixos - sejam usados à noite, quando a energia é cara.

Essa dinâmica impõe custos aos consumidores que não geram sua própria energia, configurando um subsídio cruzado. Em geral, dos que podem mais para os que podem menos.

A citada lei utiliza o termo “ciclo de faturamento” sem defini-lo, o que abre espaço para que a Aneel estabeleça os critérios técnicos para aplicação da Lei. A Resolução nº 1.000/2021 define ciclo de faturamento como “intervalo de tempo correspondente ao faturamento de determinada unidade consumidora”, sem impor restrição quanto à periodicidade.

Como as Regras e Procedimentos de Distribuição (Prodist - Módulo 5) já contemplam medições horárias e telemedição, seria possível adotar ciclos de faturamento em períodos intradiários. Por exemplo: ciclo 1, das 10h às 16h; ciclo 2, das 16h às 21h; ciclo 3, das 21h às 10h do dia seguinte.

O uso de créditos de energia seria restrito ao ciclo em que foram gerados, como determina a Lei (art. 1o, inciso VI), alinhando a compensação ao valor econômico real da energia. Naturalmente, seria necessário contar com medidores inteligentes que já são largamente utilizados em instalações de GD. Juridicamente, a proposta se apoia na competência da Aneel para regulamentar sobre ciclos de faturamento, desde que promova consulta pública fundamentada em estudos técnicos.

A redefinição de ciclos de faturamento nos moldes propostos contribuiria para que a transição energética ocorresse de forma justa e eficiente para todos os consumidores. Reduziria o subsídio cruzado pago pelos consumidores não-geradores e estimularia os consumidores-geradores a deslocar o consumo programável para as horas de maior insolação, resultando em importantes benefícios sistêmicos.

Solicitei ao ChatGPT que simulasse o efeito econômico da proposta. Ele respondeu que 40% dos créditos são utilizados fora do ciclo de geração e que os valores médios da energia são R$ 380/MWh (ciclo1), R$ 550/MWh (ciclo 2) e R$ 650/MWh (ciclo3). Com base nesses valores, calculou o efeito da regulamentação se já estivesse em vigor em 2024: o subsídio para a GD diminuiria de R$ 11,5 bilhões para R$ 7,0 bilhões (queda de quase 40%) e a redução média na tarifa residencial seria de R$ 18/MWh.

A proposta parece ser tecnicamente viável e juridicamente defensável. Porém, para ser colocada em prática exigiria diálogo com os agentes do setor e com os consumidores-geradores. O poder político desses – os que se beneficiam dos subsídios cruzados – é tão grande que seria irrealista supor que a resolução possa ser facilmente formalizada e aprovada. Propus assim mesmo porque acredito que as soluções possíveis devem ser esculpidas com mínima deformação em relação às soluções desejáveis.

OUTRAS INFORMAÇÕES

14/8/2024

- Socorro à Amazonas Energia custaria R$ 4 bilhões, diz Silveira

“MP 1232 trouxe as mudanças e flexibilizações regulatórias necessárias para o custo não recaísse no consumidor, afirmou o ministro”.

- Taesa mostra disposição para leilão de LTs

“Lucro da transmissora no segundo trimestre ficou em R$ 403,1 milhões”.

Fonte: Canal Energia

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PL DA EÓLICA OFFSHORE (política)

14/8/2024

“O ministro de Minas e Energia voltou a criticar os jabutis incluídos pela Câmara dos Deputados no chamado PL da eólica offshore. O texto está no Senado Federal para análise e se passar da forma que está, deu a entender que o governo vetará o que for estranho à matéria.

Assim ele reforça o que foi dito há cerca de duas semanas em São Paulo de que esses termos que incluiriam custos na CDE não seriam sancionados. “Não podemos aceitar mais custos na CDE que foram colocados, quem paga é o consumidor por políticas que não são do setor”, afirmou ele a deputados em audiência na Comissão de Minas e Energia.

Fonte: Canal Energia

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UTE ENERGIA PECÉM (expansão)

13/8/2024

“A UTE Energia Pecém (CE – 720 MW) quer participar do leilão de reserva de potência, que deve ser realizado este ano. A térmica foi comprada no ano passado da EDP pela Mercurio Asset, que adquiriu 80% do empreendimento. Para participar do certame, o empreendimento, movido a carvão mineral, seria convertido para gás natural.”

Fonte: Canal Energia

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OUTRAS INFORMAÇÕES

13/8/2024

- RS precisa de 3 GW para autossuficiência energética, segundo sindicato

“Primeira etapa do plano lançado pelo Sindienergia – RS prevê mais de R$ 14 bilhões em investimentos, perspectiva de 2 leilões de geração e inclusão de novos lotes de transmissão.”

- Negociação de energia bate recorde em julho na BBCE

“Um dos destaques é a alta do volume financeiro, que atingiu R$ 8,15 bilhões.”

- Delta garante 1,1 mi de m³ de gás natural por dia para a UTE William Arjona

“Combustível negociado com Galp atenderá o consumo da UTE e abre portas para a companhia realizar novos negócios com consumidores no mercado livre de gás.”

Fonte: Canal Energia

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CANALENERGIA (eventos e cursos)

13/8/2024

BWP

22-24 outubro 2024

São Paulo Expo – SP

ENERGY SOLUTIONS SHOW

22-23 outubro 2024

São Paulo Expo – SP

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