Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

18/7/2025

Fitch: ampliação da tarifa social deve ser positiva para distribuidoras: https://bit.ly/3IBgL3x

“Concessionárias não absorverão impacto financeiro, mas efeitos positivos são limitados e neutros para ratings do setor”.

Baterias deverão reduzir vertimento de renováveis no Chile, diz Aurora Research: https://bit.ly/4kJh3mk

“Modelo de mercado aponta que descargas no sistema diminuirão à medida que capacidade de armazenamento aumentar e melhorias na transmissão forem implementadas”.

Energy Solutions Show 2026 foca no consumidor corporativo de energia: https://bit.ly/4eXrAsU

“Evento da Informa Markets trará congresso técnico exclusivo, consultoria gratuita e rodadas de negócios para empresas de média e alta tensão”.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Resumo das Notícias

18/7/2025

- NÍVEL DE AVERSÃO A RISCO DE MODELOS DO SETOR ELÉTRICO (geração)

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico aprovou nesta quarta-feira (16/07) resolução que define a governança e o nível de aversão ao risco a ser adotado nos modelos computacionais do setor elétrico. A norma estava prevista em resolução do Conselho Nacional de Política Energética que redistribui as atribuições da extinta CPamp (comissão responsável pelas metodologias dos modelos de operação e formação de preço).

>Saiba mais na notícia “CMSE aprova nível de aversão a risco de modelos do setor elétrico”: https://bit.ly/4nXhQ5M

- NOVO LICENCIAMENTO AMBIENTAL (política)

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece as regras gerais de licenciamento ambiental. A proposta cria novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados e prazos menores para análise. Assim, o substitutivo concluído na madrugada desta quinta-feira (17) incorpora 29 emendas do Senado ao Projeto de Lei 2159/21. E com parecer favorável do relator, deputado Zé Vitor (PL-MG). O texto vai agora à sanção presidencial.

>Continue a leitura em “Câmara aprova novo licenciamento ambiental com 29 emendas”: https://bit.ly/4f0vX6v

- RESPOSTA DA DEMANDA (operação)

O segundo mecanismo para contratação de Resposta da Demanda por Disponibilidade negociou 229 MW com deságios de até 32,5%. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o valor ficou abaixo do preço teto previamente estabelecido. Na primeira competição, ocorrida no ano passado, foram 93 MW contratados e em um deságio máximo de 14,4%.

>Leia mais na matéria “Resposta da demanda tem deságios de até 32,5%”: https://bit.ly/44C855z

Gostou deste conteúdo?

AS TARIFAS DE TRUMP E O TESTE DE FOGO DOS MERCADOS

18/7/2025

Donald Trump anunciou tarifas de até 50% sobre importações de diversos países, incluindo principais parceiros comerciais como Brasil e Japão. Essa decisão gerou uma reação imediata nos mercados financeiros. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, sofreu uma queda significativa de mais de 1% logo após o anúncio das tarifas. Por outro lado, os índices americanos, como o S&P 500 e o Nasdaq, inicialmente apresentaram perdas, mas rapidamente se recuperaram e atingiram máximas históricas, impulsionados por uma forte temporada de resultados corporativos positivos e uma resiliência do consumidor nos EUA.

O aumento das tarifas está criando um teste de resiliência nos mercados globais, especialmente para os países emergentes, como o Brasil. O Ibovespa continua a enfrentar um cenário desafiador, refletindo a preocupação dos investidores com o impacto das tarifas sobre as exportações brasileiras, principalmente no setor de commodities. Além disso, a desvalorização do real, com uma queda de 28,4% frente ao dólar, agrava ainda mais o cenário para o mercado local.

Índices americanos seguem em alta: os índices S&P 500 e Nasdaq voltaram a atingir máximas históricas, impulsionados por bons resultados corporativos e recuperação do consumo interno nos EUA. O S&P 500 fechou em um novo recorde, subindo 0,54%, para 6.297,36 pontos.

Impacto no Brasil: o Ibovespa segue com queda acumulada de 2,3% no mês, afetado pelas tarifas sobre setores como energia, agricultura e manufatura, com empresas como Petrobras, Vale e Embraer sofrendo perdas. A incerteza sobre as exportações brasileiras para os EUA pesa nos investidores.

Desaceleração global: o Goldman Sachs prevê que as tarifas podem reduzir o crescimento global em até 0,4% em 2025, com retaliações comerciais e desvalorização das moedas impactando negativamente o comércio mundial.

Inflação nos EUA: o JPMorgan alerta que as tarifas podem reduzir o PIB dos EUA em 1 ponto percentual, com aumento de 2% na inflação, afetando o poder de compra dos consumidores, especialmente em setores como vestuário, calçados, móveis e eletrônicos.

Testes adicionais em agosto: o impacto total será sentido após a implementação das tarifas adicionais previstas para 1º de agosto, o que pode intensificar a desaceleração do crescimento da renda disponível e afetar ainda mais o consumo.

Fonte: Desperta | exame

Gostou deste conteúdo?

CREF – (geração)

18/7/2025

Comentários do Sorge

“Gostaria de fazer comentários sobre as notícias de hoje, sempre muito bem expostas pela Isa. O tema da definição dos parâmetros de aversão ao risco nos modelos de formação de preços é muito relevante para os agentes e para os consumidores. O Alexandre da Abraceel expõe de forma didática, no artigo publicado no Portal, que o par (15;30) e CREF 85% diminuem o custo para o consumidor sem perda da segurança. É uma definição que deve ocorrer em breve e merece a atenção dos agentes e das associações envolvidas com o assunto.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

APRESENTAÇÃO FEITA PELO GRUPO EQUATORIAL NO WEBINAR GESEL – TARIFA SOCIAL DA MP 1.300 MME – 30/06/2025

17/7/2025

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.