Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

Resumo das Notícias de Hoje

5/11/2025

Dia 05 de novembro de 2025, quarta-feira

- MP 1304  (política)

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (04/11) que haverá aumento de tarifa para o consumidor se a proposta de ressarcimento dos cortes de geração da MP 1304 for mantida. Feitosa informou que a Aneel vai realizar na tarde de hoje uma avaliação bastante ampla de todos os impactos da medida provisória, que foi aprovada na quinta-feira da semana passada no Congresso Nacional, na forma de projeto de lei de conversão.

> Continue a leitura em “MP 1304: Feitosa alerta para aumento de tarifa se ressarcimento dos cortes de geração for mantido”: https://bit.ly/4nAfad3

- ESTUDO “IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO“ (expansão)

Foi apresentado nesta terça-feira, 4 de novembro, o estudo “Impactos das mudanças climáticas no planejamento do setor elétrico“. O estudo, que foi desenvolvido a partir da parceria com a Empresa de Pesquisa Energética e consórcio formado pela PSR e a Tempo OK, avalia que planejar a expansão e a operação do sistema sem considerar os efeitos das mudanças acabará resultando em uma operação mais cara e com maior risco de desabastecimento. Por outro lado, adotar vários cenários no planejamento pode reduzir os custos de operação em até 13%, levando a um efeito médio nas tarifas de 7%.

> Saiba mais na matéria “Inserir risco climático no planejamento pode fazer custo da operação cair até 13%, diz estudo”: https://bit.ly/47YJWaQ

- MERCADO DE CARBONO BRASILEIRO (cop 30)

O Brasil está acelerando a implementação do seu mercado de carbono e avançando em políticas para atrair investimentos em transição energética. A avaliação é de Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBDS, durante o Fórum Econômico Franco-Brasileiro de Transição Energética e Ecológica, pré-COP30, que acontece nesta terça-feira, 04 de novembro, no Rio de Janeiro.

> Leia mais na notícia “Brasil avança em mercado de carbono, aponta CEBDS”: https://bit.ly/4qKQQYC”

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

Engie pede reequilíbrio no modelo de geração distribuída: https://bit.ly/4hJTpGx

Empresa defende sinal locacional, correção das distorções e avanço regulatório para garantir equilíbrio do sistema elétrico.

EDF mira BESS após disputa em leilão de transmissão: https://bit.ly/3Lh83ch

Empresa reforça aposta em baterias, hidrelétricas e redes mais resilientes para integrar renováveis.

Aneel recomenda renovação da concessão da Light: https://bit.ly/4qGYOSI

Distribuidora cumpriu, segundo a agência, os critérios de eficiência na prestação do serviço e na gestão econômico-financeira.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Resumo das Notícias de Hoje

4/11/2025

Dia 04 de novembro de 2025, terça-feira

- REGRAS PARA CORTE DE GERAÇÃO E CARGA  (distribuição)

As distribuidoras esperam que a Aneel estabeleça regras claras para o corte de geração e de carga conectada à rede de distribuição. O corte deve reduzir o risco de perda de controle da operação pelo ONS e mitigar o impacto do curtailment para outros geradores. A agência anunciou ações nesse sentido a serem adotadas pelas empresas, a partir de comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

> Continue a leitura na notícia “Distribuidoras pedem regras claras para corte de geração e carga”: https://bit.ly/4oTdLzr

- PLANO EMERGENCIAL DE GESTÃO DE EXCEDENTES NA DISTRIBUIÇÃO  (distribuição)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico entregou para a Agência Nacional de Energia Elétrica na última sexta-feira, 31 de outubro, o Plano Emergencial de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição. O objetivo desse plano é definir antecipadamente os procedimentos que devem ser seguidos pelo ONS e pelos agentes em situações emergenciais. Tal momento se caracteriza quando houver indicação de que haverá excedente de geração de energia. Aí não seria mais possível reduzir a geração centralizada que está sob a responsabilidade do operador.

> Saiba mais em “ONS apresenta à Aneel Plano Emergencial de Gestão de Excedentes na distribuição”: https://bit.ly/47oAEF5”

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

CE Debate: sinalizações na COP 30 serão cruciais para as ações: https://bit.ly/4oxnprF

Canal Energia transmitiu um debate para tratar das perspectivas que a COP traz nos níveis ambiental e de negócios ao setor elétrico.

Âmbar: Potencial energético em Candiota é maior do que o pré-sal: https://bit.ly/3JJzef9

CEO detalha como a companhia vem avançando em inovação para reduzir a pegada de carbono de seus ativos e que entrando na Eletronuclear é o primeiro passo para avaliação dos pequenos reatores nucleares.

Portos do Açu e da Antuérpia fecham acordo para corredor verde: https://bit.ly/4qHon6b

Primeira grande rota marítima global de -combustíveis pode iniciar operações antes de 2050.

NYTRO® 11GBXUS retorna ao Brasil com distribuição exclusiva da ICONIC e Nynas: https://bit.ly/47DcTId

A ICONIC, líder nacional em lubrificantes, anuncia o retorno do óleo isolante naftênico NYTRO 11 GBXUS ao mercado brasileiro, em parceria exclusiva com a Nynas, líder global em óleos especiais.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Confira as consultas públicas terminando na próxima semana

4/11/2025

Data final: 05/11/2025

- Consulta 064/2022

1ª Fase - Obter subsídios sobre o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) da revisão da Norma de Organização ANEEL nº 40/2013. *(ENCERRADA)*

2ª Fase - Obter subsídios e informações para a elaboração de Resolução Normativa que aprova a revisão da Norma de Organização ANEEL nº 40/2013, que dispõe sobre a Governança Regulatória da Agência e seus instrumentos: a Agenda Regulatória, a Análise de Impacto Regulatório – AIR, a Avaliação de Resultado Regulatório – ARR e a Gestão do Estoque Regulatório. *(ABERTA)*

Data final: 10/11/2025

- Consulta 032/2025

Obter subsídios e informações adicionais para a regulamentação da Lei nº 15.235/2025, conversão da Medida Provisória nº 1.300/2025, para tratar as alterações na Lei nº1 2.212/2010 e na Lei nº 10.438/2002, relativas à Tarifa Social de Energia Elétrica, à isenção do pagamento de quotas anuais da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE pelas famílias elegíveis e ao desconto de atividades de irrigação e aquicultura.

Saiba mais no site: https://bit.ly/Aneel-ConsultaPública

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

De Berlim a Belém

4/11/2025

O Brasil sediará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a COP30, conferência climática da ONU, em Belém do Pará. Será o evento mais relevante desde o Acordo de Paris, em 2015, com foco na revisão das metas de redução de emissões dos países.

A realização da COP recoloca o Brasil no centro da diplomacia ambiental global e reforça o papel estratégico da floresta na transição climática. O evento também corrige o gesto do governo anterior, que havia rejeitado sediar a COP25, em 2019.

🔸 Belém se prepara para receber chefes de Estado e lideranças ambientais globais

🔸 Países devem apresentar novas NDCs (metas climáticas) para conter o aquecimento global.

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

3/11/2025

Axia termina leilão de transmissão com o maior investimento: https://bit.ly/4oO3dBv

Ex-estatal inaugura disputas sob o novo nome e é a maior vencedora do certame que teve deságio médio de 47,98%.

Leilões de transmissão de 2026 podem chegar a R$ 26,5 bilhões: https://bit.ly/43JVHiT

Investimentos em 2027 tem potencial de ser mais elevado, chegado a R$ 40 bilhões, nos valores incluem o próximo linhão HVDC.”

Fonte: CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.