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BRR em Movimento: O Que o gestor de BRR Precisa Entregar ao Setor Elétrico

7/10/2025

Bruno S. Oliveira
Executivo em Base de Remuneração | Especialista em Geração de Ativos

Dentro da rotina de gestor de BRR estou liderando processos de BRR em diversos estágios, desde empresas no início de seus ciclos tarifários a empresas em etapa de desenvolvimento de Laudos para RTPs e nas últimas semanas, tive a oportunidade de reencontrar amigos e profissionais altamente qualificados, que atuam em diferentes esferas do setor elétrico — regulação, fiscalização, planejamento, consultoria e operação. São percepções acumuladas em décadas de experiência, e ainda assim com apetite para o debate, abertura para o novo e — principalmente — disposição para pensar o setor com profundidade e criticidade.

Essas conversas, ainda que dispersas, me levaram à uma reflexam: a necessidade de fortalecimento da liderança técnica como um vetor decisivo para a sustentabilidade regulatória da gestão dos ativos de uma concessionária de utilites. É nesse contexto que a gestão de ativos e a Base de Remuneração Regulatória (BRR) surgem não apenas como instrumento de cálculo, mas como ponto de conexão entre operação, estratégia e política pública.

Quero explorar neste post o papel da gestão de ativos e BRR como ponto central da engenharia regulatória do setor elétrico, evidenciar a importância de sua gestão contínua e qualificada, e destacar a responsabilidade institucional do gestor da BRR na interlocução com a alta administração das concessionárias. Não se trata apenas de seguir normas, mas de liderar com rigor, visão e propósito.

Sempre que começo um processo de RTP percebo sempre nas reuniões a presença daquele profissional que associa a BRR exclusivamente ao momento da Revisão Tarifária Periódica (RTP), como se seu produtivo se resumisse à produção de laudos, ao debate sobre índices de aproveitamento e à análise da aplicação do BPR do Valor Novo de Reposição (VNR). Na prática, a BRR é feita no dia a dia das concessionárias.

A cada adição ao Ativo Imobilizado da empresa — seja uma obra nova, uma melhoria ou mesmo uma substituição — representa uma oportunidade (e uma obrigação) de garantir que o bem será elegível à remuneração regulatória futura. Isso significa:

  • Rastreabilidade contábil;
  • Conciliação entre dados cadastrais e físicos;
  • Aderência ao disposto no submódulo 2.3 do PRORET;
  • Rigor na avaliação de obrigações especiais;
  • E alinhamento com os princípios do uso eficiente do capital.

Uma fraca governança da BRR resulta, inevitavelmente, em perda de valor. Ativos mal capitalizados, com baixa evidência física (Seja ela no razão de obras ou na BDGD) ou não adequadamente depreciados, são facilmente glosados ou penalizados na revisão tarifária. E isso impacta diretamente o retorno do capital investido — legítimo e necessário para a sustentabilidade do serviço.

A BRR, portanto, não é apenas contabilidade e obrigações regulatórias. É a gestão estratégica e inteligente de ativos. E essa gestão precisa ser contínua, criteriosa e orientada à preservação do valor econômico do serviço público prestado.

Agora considerando que a evolução e construção da BRR é contínua, sua defesa e atuação institucional também precisam ser permanentes. O gestor técnico de BRR não pode se resumir em suas planilhas, sistemas e processos. Ele deve estar inserido e atuante no fluxo decisório da concessionária, interagindo e apoiando com as áreas de planejamento, engenharia e, sobretudo, com a alta liderança.

É esse gestor que deve ter clareza para responder perguntas que vão muito além da metodologia:

  • Vale a pena investir em determinada ampliação da rede, considerando a taxa de remuneração regulatória vigente?
  • A alternativa de leasing de equipamentos compromete ou fortalece a formação da BRR?
  • A estruturação de um novo centro de operação será reconhecida na base? Como os custos de adaptação serão tratados?

O gestor de BRR, quando atuando neste enforque, precisa ter a capacidade de traduzir o regulatório em impacto econômico-financeiro. É o elo entre a linguagem do engenheiro, do contador e do diretor financeiro.

O líder técnico de BRR deve ser um conselheiro estratégico dentro da organização. Seu papel não se limita a “defender a base” na revisão — ele orienta investimentos, baliza decisões de capital e protege o retorno da concessão.

Essa atuação, para ser efetiva, precisa vir acompanhada de legitimidade institucional. E essa legitimidade não se conquista apenas por cargo ou função, mas pelo acúmulo de conhecimento, postura técnica firme e suporte organizacional.

A Base de Remuneração Regulatória é, silenciosamente, o ponto de sustentação de toda a lógica econômico-financeira da distribuição de energia elétrica no Brasil.

A BRR é a variável regulatória que, quando corretamente gerida, garante a atratividade de capital para o setor — pois assegura que, uma vez feito o investimento de forma adequada, ele será reconhecido e remunerado nos termos contratualmente previstos.

A ausência de foco em BRR — ou mesmo tratá-la como um detalhe técnico — é comprometer a viabilidade da distribuição de energia elétrica. É enfraquecer o sinal econômico dado ao investidor. É obscurecer a relação entre investimento e qualidade do serviço prestado.

Frente a todo esse panorama, quando falamos em liderança técnica, estamos falando em quem assume para si a responsabilidade de manter esse pilar firme. De fazer da BRR uma ferramenta de geração de valor, e não apenas de apuração regulatória.

As transformações do nosso setor não param: descentralização, digitalização, ESG, novos modelos de remuneração, totex e novas formas de prestação de serviço. Mas, no centro disso tudo, continua a existir a necessidade de reconhecer e remunerar adequadamente os ativos que sustentam essa transformação.

Por isso, este é um convite — não apenas à discussão técnica —à nossa responsabilidade institucional. Precisamos de mais profissionais com visão crítica, domínio regulatório e compromisso com a entrega. Profissionais que entendam que a liderança da BRR é, antes de tudo, um ato de serviço ao setor, à sociedade e ao futuro da energia no Brasil.

Fonte: https://brunosoliveira.blogspot.com/

Resumo das Notícias

18/7/2025

- NÍVEL DE AVERSÃO A RISCO DE MODELOS DO SETOR ELÉTRICO (geração)

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico aprovou nesta quarta-feira (16/07) resolução que define a governança e o nível de aversão ao risco a ser adotado nos modelos computacionais do setor elétrico. A norma estava prevista em resolução do Conselho Nacional de Política Energética que redistribui as atribuições da extinta CPamp (comissão responsável pelas metodologias dos modelos de operação e formação de preço).

>Saiba mais na notícia “CMSE aprova nível de aversão a risco de modelos do setor elétrico”: https://bit.ly/4nXhQ5M

- NOVO LICENCIAMENTO AMBIENTAL (política)

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece as regras gerais de licenciamento ambiental. A proposta cria novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados e prazos menores para análise. Assim, o substitutivo concluído na madrugada desta quinta-feira (17) incorpora 29 emendas do Senado ao Projeto de Lei 2159/21. E com parecer favorável do relator, deputado Zé Vitor (PL-MG). O texto vai agora à sanção presidencial.

>Continue a leitura em “Câmara aprova novo licenciamento ambiental com 29 emendas”: https://bit.ly/4f0vX6v

- RESPOSTA DA DEMANDA (operação)

O segundo mecanismo para contratação de Resposta da Demanda por Disponibilidade negociou 229 MW com deságios de até 32,5%. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o valor ficou abaixo do preço teto previamente estabelecido. Na primeira competição, ocorrida no ano passado, foram 93 MW contratados e em um deságio máximo de 14,4%.

>Leia mais na matéria “Resposta da demanda tem deságios de até 32,5%”: https://bit.ly/44C855z

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AS TARIFAS DE TRUMP E O TESTE DE FOGO DOS MERCADOS

18/7/2025

Donald Trump anunciou tarifas de até 50% sobre importações de diversos países, incluindo principais parceiros comerciais como Brasil e Japão. Essa decisão gerou uma reação imediata nos mercados financeiros. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, sofreu uma queda significativa de mais de 1% logo após o anúncio das tarifas. Por outro lado, os índices americanos, como o S&P 500 e o Nasdaq, inicialmente apresentaram perdas, mas rapidamente se recuperaram e atingiram máximas históricas, impulsionados por uma forte temporada de resultados corporativos positivos e uma resiliência do consumidor nos EUA.

O aumento das tarifas está criando um teste de resiliência nos mercados globais, especialmente para os países emergentes, como o Brasil. O Ibovespa continua a enfrentar um cenário desafiador, refletindo a preocupação dos investidores com o impacto das tarifas sobre as exportações brasileiras, principalmente no setor de commodities. Além disso, a desvalorização do real, com uma queda de 28,4% frente ao dólar, agrava ainda mais o cenário para o mercado local.

Índices americanos seguem em alta: os índices S&P 500 e Nasdaq voltaram a atingir máximas históricas, impulsionados por bons resultados corporativos e recuperação do consumo interno nos EUA. O S&P 500 fechou em um novo recorde, subindo 0,54%, para 6.297,36 pontos.

Impacto no Brasil: o Ibovespa segue com queda acumulada de 2,3% no mês, afetado pelas tarifas sobre setores como energia, agricultura e manufatura, com empresas como Petrobras, Vale e Embraer sofrendo perdas. A incerteza sobre as exportações brasileiras para os EUA pesa nos investidores.

Desaceleração global: o Goldman Sachs prevê que as tarifas podem reduzir o crescimento global em até 0,4% em 2025, com retaliações comerciais e desvalorização das moedas impactando negativamente o comércio mundial.

Inflação nos EUA: o JPMorgan alerta que as tarifas podem reduzir o PIB dos EUA em 1 ponto percentual, com aumento de 2% na inflação, afetando o poder de compra dos consumidores, especialmente em setores como vestuário, calçados, móveis e eletrônicos.

Testes adicionais em agosto: o impacto total será sentido após a implementação das tarifas adicionais previstas para 1º de agosto, o que pode intensificar a desaceleração do crescimento da renda disponível e afetar ainda mais o consumo.

Fonte: Desperta | exame

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CREF – (geração)

18/7/2025

Comentários do Sorge

“Gostaria de fazer comentários sobre as notícias de hoje, sempre muito bem expostas pela Isa. O tema da definição dos parâmetros de aversão ao risco nos modelos de formação de preços é muito relevante para os agentes e para os consumidores. O Alexandre da Abraceel expõe de forma didática, no artigo publicado no Portal, que o par (15;30) e CREF 85% diminuem o custo para o consumidor sem perda da segurança. É uma definição que deve ocorrer em breve e merece a atenção dos agentes e das associações envolvidas com o assunto.”

Fonte: Canal Energia

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APRESENTAÇÃO FEITA PELO GRUPO EQUATORIAL NO WEBINAR GESEL – TARIFA SOCIAL DA MP 1.300 MME – 30/06/2025

17/7/2025

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Resumo das Notícias de Hoje

17/7/2025

- CREF (geração)

A definição de novos parâmetros de aversão ao risco nos modelos computacionais do setor elétrico pode adicionar R$ 9 bilhões de custos ao consumidor de energia em 2026. A afirmação da Abraceel reforça a necessidade de reavaliar a rigidez do critério de 90% de atendimento da CRef (Curva Referencial de Armazenamento), considerando os ganhos econômicos expressivos e o não comprometimento da segurança operativa.

> Saiba mais na matéria “Definição do CMSE poderá adicionar R$ 9 bi na conta de luz”: https://bit.ly/46foQ7Z

- LEILÃO A-5 (expansão)

A diretoria da Aneel retirou da pauta da reunião de diretoria da última terça-feira, 16 de julho, o processo do edital do Leilão de Energia Nova A-5, para avaliar a revogação do artigo 21 da lei da Eletrobras pela MP 1304. A medida provisória publicada na sexta-feira, 11 de julho, excluiu o dispositivo que estabelecia a contratação obrigatória de Pequenas Centrais Hidrelétricas em leilões A-5 e A-6, utilizando o preço teto do leilão A-5 de 2019.

> Continue a leitura na notícia “Aneel retira leilão A-5 de pauta para avaliar MP 1304”: https://bit.ly/4lZrMKk

- PAINÉIS SOLARES (negócios e empresas)

Análises feitas pela TÜV Rheinland identificaram que a maioria dos painéis solares testados em 2024 apresentou potência inferior à declarada pelos fabricantes. Os dados resultam de análises conduzidas em equipamentos com diferentes tecnologias, testados em laboratórios na Ásia e na Europa.

> Leia mais em “Estudo aponta que painéis entregam menos potência do que a declarada”: https://bit.ly/4kFVYcn”

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

Fiesp destaca reorganização do setor elétrico na MP 1304: https://bit.ly/3IzeRjU

“Visão da entidade é de que medida corrige distorções que oneram o setor produtivo e estabelece ainda regulação para venda do gás da PPSA a preços competitivos”.

EDP assina renovação da concessão no Espírito Santo: https://bit.ly/3GEzjiR

“Empresa planeja aplicar R$ 5 bilhões no estado até 2030, ampliando em 40% o volume de investimentos para qualidade do serviço e expansão da rede”.

Neoenergia firma acordo com a Nexus para autoprodução de energia eólica: https://bit.ly/44Anrrj

“Operação envolve a venda de 6,87% do capital social da Canoas 3 Energia Renovável, parte do complexo eólico Chafariz”,”

Fonte: CanalEnergia

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