Dia 05 de novembro de 2025, quarta-feira
- MP 1304 (política)
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (04/11) que haverá aumento de tarifa para o consumidor se a proposta de ressarcimento dos cortes de geração da MP 1304 for mantida. Feitosa informou que a Aneel vai realizar na tarde de hoje uma avaliação bastante ampla de todos os impactos da medida provisória, que foi aprovada na quinta-feira da semana passada no Congresso Nacional, na forma de projeto de lei de conversão.
> Continue a leitura em “MP 1304: Feitosa alerta para aumento de tarifa se ressarcimento dos cortes de geração for mantido”: https://bit.ly/4nAfad3
- ESTUDO “IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO“ (expansão)
Foi apresentado nesta terça-feira, 4 de novembro, o estudo “Impactos das mudanças climáticas no planejamento do setor elétrico“. O estudo, que foi desenvolvido a partir da parceria com a Empresa de Pesquisa Energética e consórcio formado pela PSR e a Tempo OK, avalia que planejar a expansão e a operação do sistema sem considerar os efeitos das mudanças acabará resultando em uma operação mais cara e com maior risco de desabastecimento. Por outro lado, adotar vários cenários no planejamento pode reduzir os custos de operação em até 13%, levando a um efeito médio nas tarifas de 7%.
> Saiba mais na matéria “Inserir risco climático no planejamento pode fazer custo da operação cair até 13%, diz estudo”: https://bit.ly/47YJWaQ
- MERCADO DE CARBONO BRASILEIRO (cop 30)
O Brasil está acelerando a implementação do seu mercado de carbono e avançando em políticas para atrair investimentos em transição energética. A avaliação é de Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBDS, durante o Fórum Econômico Franco-Brasileiro de Transição Energética e Ecológica, pré-COP30, que acontece nesta terça-feira, 04 de novembro, no Rio de Janeiro.
> Leia mais na notícia “Brasil avança em mercado de carbono, aponta CEBDS”: https://bit.ly/4qKQQYC”
- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE
Engie pede reequilíbrio no modelo de geração distribuída: https://bit.ly/4hJTpGx
Empresa defende sinal locacional, correção das distorções e avanço regulatório para garantir equilíbrio do sistema elétrico.
EDF mira BESS após disputa em leilão de transmissão: https://bit.ly/3Lh83ch
Empresa reforça aposta em baterias, hidrelétricas e redes mais resilientes para integrar renováveis.
Aneel recomenda renovação da concessão da Light: https://bit.ly/4qGYOSI
Distribuidora cumpriu, segundo a agência, os critérios de eficiência na prestação do serviço e na gestão econômico-financeira.”
Fonte: CanalEnergia