Muitas empresas não estavam preparadas para
lidar com crises de proporções como a da atual pandemia de COVID-19 e por isso
percebemos muitos líderes atuando de diversas formas para enfrentá-la. É um
momento em que o foco na estratégia é fundamental para o seu negócio, não
apenas para sobreviver à crise, mas também para sua continuidade no futuro.
Algumas destas estratégias aumentam a capacidade de avaliação e resposta a
novas circunstâncias, algumas não. Por isso, além da percepção sobre os
impactos negativos, a crise também amplia a experiência em gerar oportunidades
de inovação e métodos que agreguem valor aos negócios.
No atual momento, são prioridades da maioria
das empresas: Avaliar listas de pendências e determinar ações apropriadas,
resolver atrasos de projetos inerentes
aos temas trabalhistas ou outros, proteger a saúde e o bem-estar dos
colaboradores e monitorar com atenção os lucros brutos dos contratos em
andamento. E muitas lideranças já consideram que o atual cenário poderá trazer
efeitos positivos, desde que sejam revistas suas estratégias e processos, bem
como a implementação de uma governança para gestão de crises e também
planejamento de investimentos em tecnologia e segurança cibernética.
Para isso, um ponto importante que está sendo
observado é como a estratégia atual poderá evoluir para novas demandas. Durante
uma crise, os objetivos estratégicos mudam, muitas vezes de forma radical. Encurtar
o tempo das metas pode ser uma saída, ou estipular que ações devem ser tomadas
para atender prioridades, entender como seus processos de marketing e sistemas
internos precisam mudar e que oportunidades podem estar disponíveis no momento.
Sem a noção de como as circunstâncias mudam dia a dia, os objetivos a curto
prazo exigem agilidade.
Outro ponto importante é criar uma equipe para
analisar o novo cenário e considerar quais as melhores respostas às
circunstâncias que ele vem trazendo. Esta equipe precisa de um gerenciamento
sólido, focado em acompanhar cada processo e se concentrar na logística das
tarefas. É essencial registrar o que funcionou e o que não funcionou enquanto
operando em crise, para obter uma estratégia atualizada de gerenciamento de
crises. Os membros da equipe devem se concentrar em suas áreas. Por exemplo, em
finanças, perguntar-se se os projetos estão atrasados ou foram encerrados, se
os pagamentos estão entrando em ritmo normal ou mais lentos. Já em operações,
saber como a crise está afetando o fluxo de trabalho, como a empresa está
mantendo seus colaboradores seguros e onde novos recursos devem ser realocados.
À medida que a liderança toma decisões sobre a realocação de recursos, algumas
funções podem ser focadas na necessidade imediata e outras devem se concentrar
no longo prazo.
Além da preocupação com os possíveis impactos
econômico-financeiros e com a segurança à saúde dos colaboradores, outro tema
que se mostra relevante é a comunicação. Manter, em momentos de crise, os
públicos internos e externos adequadamente informados. Sair de uma crise com
sucesso requer que objetivos estratégicos e comunicações andem juntos. Manter
uma boa comunicação fluindo ajuda a cada um a entender como sua contribuição é
importante para superar o momento difícil e qual o seu papel na estratégia
atual. Durante tempos de crise, o excesso de comunicação é essencial para
manter a motivação e quando ela vem com credibilidade, consistente e unificada,
estabelece canais claros de dúvidas e feedbacks.
Por fim, as lideranças também estão atentas ao
seu papel na comunidade, pois toda crise que afeta seus negócios também afeta
sua comunidade. Nesse contexto, é interessante responder às mudanças no
ambiente externo, encontrando soluções para sua comunidade ou oferecendo algum
tipo de suporte para os seus membros.
É difícil concentrar-se diante de uma crise,
mas as empresas inovadoras tendem a prosperar em meio às mudanças e incertezas.
As crises são momentos para lideranças resilientes e transformadoras.
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