Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

BESS

10/5/2024

“A possibilidade da inclusão do sistema de armazenamento de energia em baterias no leilão de reserva de capacidade tem sido discutida nos últimos tempos pelo mercado, uma vez que a indústria de baterias vem crescendo e os preços caindo, inclusive nos últimos 15 anos a redução chega a 90%, E diante deste cenário, a WEG afirmou que está acompanhando de perto o debate.”

Saiba mais

“Para o BESS, a gente ainda não vê uma demanda estruturada acontecendo no Brasil. Basicamente o que tem acontecido agora são alguns projetos de P&D e demandas bem pontuais e obviamente esse tema vem sendo endereçado e o armazenamento entrando através de um leilão poderia ser um start para uma demanda mais estrutural. Então vamos acompanhar e ver como é que vai ser a evolução, mas eventualmente pode ser algo positivo sim para o desenvolvimento do mercado como um todo”, disse o diretor de finanças e RI, André Menegueti Salgueiro.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

(CONT.) ROMPIMENTO PARCIAL NA UHE 14 DE JULHO

10/5/2024

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico solicitou o despacho da termelétrica Canoas para aumentar a segurança do atendimento el détrico do Rio Grande do Sul. O ONS também pediu a elevação de geração da térmica Pampa Sul para capacidade máxima, que já estava em operação. Além disso, vem praticando importação de energia doj Uruguai, via Conversora de Melo, com valores entre 120 MW e 390 MW.”

Saiba mais

“O ONS informou que segue atuando para minimizar os impactos das chuvas no estado nas condições de operação do Sistema Interligado Nacional na região. “Desde a previsão de chuva extrema na região Sul do Brasil, o ONS vem coordenando a operação dos aproveitamentos hidrelétricos desta região a partir de reuniões com os agentes de geração e por meio de medidas operativas implementadas em tempo real”, afirmou em nota.”

Gostou deste conteúdo?

Atualização da situação das usinas no Rio Grande do Sul

10/5/2024

“Em virtude das chuvas intensas no estado do Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que criou nesta quinta-feira (2/5) gabinete de crise sobre as graves ocorrências no Estado como por exemplo, o rompimento de parte da estrutura da barragem da usina de geração de energia 14 de julho, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, em Cotiporã/RS, que ocorreu na tarde de hoje. A estrutura estava submersa e ocorreu movimentação mais turbulenta da água possivelmente pelo comprometimento da chamada ombreira direita, uma das laterais onde a barragem está apoiada. (...)”

Fonte: ANEEL

Gostou deste conteúdo?

MEETUP DA COMUNIDADE

10/5/2024

“Para o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica e consultor Edvaldo Santana, o próximo leilão de reserva da capacidade, além da entrada de baterias que vem sendo cogitada para disputar o certame junto com as soluções de UHEs e UTEs, também poderia incluir a resposta da demanda. Não há nenhuma confirmação sobre novas inclusões. De acordo com Santana que participou nesta quinta-feira, 2 de maio, de Meet Up para assinantes do Canal Energia, é estranho que a resposta da Demanda, por ser a mais barata das soluções, não tenha sido incluída. “A grande indústria continua dizendo que está disponível” explica.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Continuação – Notícias da Revista O Setor Elétrico – 29/04/2024 (Resumo)

10/5/2024

- Centrais geradoras fotovoltaicas

“Diferente da geração solar distribuída, onde os sistemas fotovoltaicos são instalados em residências, edifícios comerciais, ou industriais, principalmente para consumo próprio, a geração centralizada é projetada para alimentar a rede elétrica com grandes quantidades de energia, semelhante a uma usina de energia tradicional.”

- ANEEL confirma bandeira tarifária verde para o mês de maio

“A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de maio.Com condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, a sinalização indica que não haverá custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores, cenário que se mantém há 25 meses, desde abril de 2022.

(...)

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

(,,,)”

- ANEEL autoriza reajuste tarifário de quatro permissionárias de distribuição

“Os reajustes das tarifas de quatro permissionárias foram aprovados nesta terça-feira (23/4) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Três cooperativas são do Rio de Janeiro: Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende Ltda (Ceres), Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras do Itaboraí Ltda (Cerci) e Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama Ltda (Ceral). A quarta está localizada no estado de São Paulo: Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré (Ceripa).”

Índices que serão aplicados nas tarifas das permissionárias (Efeito B1):

Ceres               10,73%

Ceripa             -19,64%

Cerci                  6,30%

Ceral                  0,84%

- Usinas de energia solar terão capacidade de reduzir cerca de 2,7 mil toneladas de CO2 na região nordeste do Brasil por ano

“De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a região Nordeste do Brasil é uma das que mais se destaca no setor de energia solar, e possui o maior volume de potência instalada, 7,4 GW. Além disso, até o momento, é a que criou a maior quantidade de empregos no setor: 198 mil admissões realizadas desde o início da expansão da fonte de energia limpa no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

(...)”

Fonte: Revista O Setor Elétrico – 29/04/2024

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.