Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

MERCADO DE CARBONO (geração)

24/5/2024

“O projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado pela Câmara dos Deputados e aguardando nova votação no Senado, visa estabelecer  incentivos para redução das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Um aspecto crucia do projeto é sua abordagem tributária, que tem sido destacada pelo advogado especialista em Direito Tributário, João Nóbrega.

Nóbrega aprecia a mudança no regime tributário para emissores e compradores e a exclusão da cobrança de PIS/PASEP e Cofins na transação de créditos de carbono, que reduz a carga tributária de 14,53% para 10,9%.”

“Contudo, ele critica as versões anteriores do projeto por oferecerem um tratamento simplificado das operações, desincentivando a geração de créditos de carbono ao tratá-los como mero ganho de capital. A nova redação melhora ao tratar a tributação do desenvolvedor do projeto mais favoravelmente e manter o benefício da não incidência de PIS/PASEP e Cofins. Ainda assim, pontos como a natureza da receita da venda de créditos e a tributação sobre novos impostos propostos pela reforma tributária precisam de ajustes.

O Brasil é visto por Nóbrega como um líder potencial em projetos verdes, e a legislação ainda enfrenta desafios, incluindo polêmicas como a exclusão do setor agrícola de metas de redução.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Outras informações – 11/05/2024

24/5/2024

- Enchentes no Rio Grande do Sul impactam 8% dos ativos da CPFL

“Para presidente da companhia, assunto da renovação das concessões fica em segundo plano no momento, com todos os agentes do setor engajados em ajudar o Rio Grande do Sul.”

- Carga segundo o Operador Nacional do Sistema

“Carga acelera e pode fechar maio em alta de 7,5%, aponta ONS.”

- PL do hidrogênio no Senado

“Associações manifestam apoio ao PL do hidrogênio no Senado.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE (geração)

24/5/2024

“O Ambiente de Contratação Livre (ACL) já corresponde a mais de 37,2% do consumo de energia elétrica no Brasil, com expectativa de crescimento significativo nos próximos anos, segundo Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.

Durante um evento em São Paulo, Sauaia destacou que a participação do ACL na expansão da geração elétrica poderá alcançar 98% até 2027, com a energia solar fotovoltaica representando 100% dessa expansão em 2032.”

“Minas Gerais e Pará são líderes em participação no ACL, com o mercado livre já representando mais da metade do suprimento de energia em Minas Gerais. Além disso, o potencial do mercado livre é visto como um vetor para o desenvolvimento de novas tecnologias e infraestruturas, como o armazenamento de energia e projetos de hidrogênio verde, consolidando o ACL como protagonista na matriz energética brasileira e promovendo uma transformação no setor com a ampliação de energia renovável.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Rio Grande do Sul (distribuição)

24/5/2024

“O governo federal está considerando medidas para isentar consumidores  do Rio Grande do Sul afetados por alagamentos e interrupções de energia elétrica devido as fortes chuvas, segundo declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Em entrevista, o ministro mencionou que recursos do Programa de Eficiência Energética e superávits de Itaipu poderiam ser utilizados para amenizar o impacto econômico dessa situação sobre os gaúchos. Durante uma visita à Refinaria Alberto Pasqualini em Canoas, Silveira destacou a mobilidade do setor elétrico e de mais de 4 mil profissionais trabalhando par a restabelecer a energia na região. O governo trabalha em conjunto com o estado e municípios para resolver os problemas causados pelo clima, com ênfase em ações rápidas e integradas para reparar a infraestrutura danificada e garantir o suprimento de serviços essenciais como combustíveis.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

MEDIDAS PARA O RIO GRANDE DO SUL (geração e transmissão)

10/5/2024

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou em reunião recente as respostas aos danos causados por eventos climáticos adversos no Rio Grande do Sul, que resultaram em estragos significativos nas infraestruturas da geração e transmissão de energia. Para enfrentar a crise, foram acionadas usinas termelétricas e houve importação de energia do Uruguai.

Diversas hidrelétricas e subestações estão fora de operação, e há um número significativo de unidades consumidoras sem energia.”

“O Operador Nacional do Sistema (ONS) implementou medidas especiais, como o despacho da térmica Canoas e a manutenção da importação de energia, com a possível reativação da UTE Candiota. Estão sendo consideradas também ações emergenciais como a energização de uma linha de transmissão em 525 KV entre as subestações de Itá e Gravataí.

Enquanto isso, reparos e recuperações estão planejadas para quando o nível das águas permitir, com o apoio de equipamentos e pessoal de outras regiões. A situação continua a ser monitorada de perto por várias agências governamentais e regulatórias, em meio a previsões de precipitações elevadas e níveis de armazenamento de água que devem permanecer altos.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.