Paulo Roberto Ribeiro Pinto
Diretor Presidente da Norte Energia
“Acelerar a transição energética é um dos temas prioritários na agenda do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) e as hidrelétricas, que geram energia limpa e renovável e compõem mais de 50% da matriz elétrica do Brasil, têm relação direta com esse objetivo.
Esta semana, tive a oportunidade de apresentar um pouco do trabalho que realizamos na Norte Energia em convergência com esse tema. A convite de Mário Menel, presidente do Fase, que reúne 33 associações do setor elétrico, pude reforçar a importância estratégica da Usina Hidrelétrica Belo Monte para o Sistema Interligado Nacional (SIN), para a segurança energética do país, para o desenvolvimento regional do Médio Xingu (PA), para a preservação do meio ambiente e para o atendimento dos povos indígenas.
Essencial para o Brasil, Belo Monte chega a atender até 12% da demanda de energia elétrica do país nos horários de pico de consumo e é fundamental nos momentos de entrada e saída das fontes intermitentes, devido à sua responsividade e flexibilidade. Além disso, de janeiro a maio de 2025, evitou a emissão de 10,4 milhões de CO2 na atmosfera, número comparado ao que seria emitido em caso do acionamento de térmicas a gás.”
Outro destaque de nossa atuação está na transformação social da cidade de Altamira e na melhoria da qualidade de vida proporcionada a moradores de municípios, como Vitória do Xingu, Anapu e Senador José Porfírio. O total de investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura e Habitação é da ordem de quase R$ 8 bilhões.
Essa trajetória mostra a relevância no trabalho realizado e é sempre um encontro feliz quando tenho a oportunidade de falar sobre os frutos dessa atuação, compartilhando essas experiências.