- MERCADO LIVRE (comercialização)
A lei 9074/1995 completa 30 anos nessa segunda-feira, 7 de julho. A legislação trouxe o comando legal que permitia ao governo abrir o mercado livre de energia a partir dos anos 2000. Apesar desse tempo de existência, o setor elétrico brasileiro vê o avanço mais acelerado do ambiente livre de contratação somente agora. A CCEE aponta que o ACL cresceu mais de 120% em dois anos em junho, quando comparado com o mesmo mês de 2023, antes do início da abertura à alta tensão.
> Continue a leitura na matéria “ACL cresceu mais de 120% em dois anos”:
- LEI DA EÓLICA OFFSHORE (geração)
O Congresso Nacional publicou a Lei 15.097/2025 que disciplina o aproveitamento de potencial energético da eólica offshore no Brasil com a promulgação dos vetos realizados pelo governo no começo do ano. Assim, por decisão do Congresso Nacional, voltam a valer os trechos sobre as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), Proinfa, hidrogênio na região Nordeste, das eólicas no Sul e a contratação por inexistência de oferta incluindo termelétricas a gás natural. Inclusões que preocupam o Ministério de Minas e Energia e associações do setor como a Anace, alertando que a validação dos vetos ameaça a justiça tarifária no país.
> Saiba mais em “Congresso promulga vetos derrubados da lei da eólica offshore”: https://bit.ly/409A2z8
- BRICS (cop30)
Os incentivos dados pelo mercado vão na contramão da sustentabilidade, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Sessão 3 do BRICS nessa segunda-feira, 7 de julho, que trata dos temas Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global. Em seu discurso, Lula ressalta que os 65 maiores bancos do mundo se comprometeram a conceder US$ 869 bilhões para o setor de combustíveis fósseis no ano passado. E que taxonomias sustentáveis e unidades de contagem de carbono justas e inclusivas podem atrair investimentos produtivos verdes e justos para o país.
> Leia mais em “Lula diz que incentivos do mercado vão contra a sustentabilidade”: https://bit.ly/3TuqKdk
- EVENTOS (CanalEnergia)
Meetup CanalEnergia + GESEL | Baterias: Perspectivas para o Armazenamento de Energia
Data: 8 de julho
Local: Online via Teams
Horário: 10h
Inscrições: https://bit.ly/11meetup-canalenergia