Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.
No items found.

FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR ELÉTRICO (negócios e empresas)

24/9/2024

“O ano de 2024 tem sido marcado por uma intensa atividade de fusões e aquisições no segmento de energia elétrica no Brasil. Dados da consultoria KPMG no consolidado do primeiro semestre apontam que esse poderá ser o mais agitado da série histórica que começou a ser medida em 2005. Somando todas as categorias segregadas pela consultoria, foram 16 operações no segundo trimestre do ano e 34 acordos assinados e divulgados de janeiro ao final de junho.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

LEILÃO DE CAPACIDADE (expansão)

24/9/2024

“O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, conta com a realização do leilão de reserva de capacidade ainda este ano. Em conversa a jornalistas após a cerimônia de abertura da ROG.E (novo nome da Rio Oil & Gás), ele revelou que o certame está em fase final de modelagem da perspectiva ideal das fontes que ele admitiria, considerando a transição energética e o parque térmico. “É necessário que se faça nos próximos meses o leilão de capacidade”, afirma.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Fragmentos extraídos da 13ª edição VOLTS By Canal Energia (17/09/2024)

22/9/2024

“(...) deve ou não ser decretado o horário de verão? (...) Cabe ao governo, enfim, a decisão. Por isso, o MME (Ministério de Minas e Energia) encomendou, pra ontem, um estudo sobre se vale ou não a pena voltar a adotar a esse mecanismo banido.

Paralelamente a essa questão, o MME corre atrás de medidas preventivas para enfrentar a estiagem braba que está secando rios, em meio a uma carga que se anima em crescer porque, o PIB parece querer ensaiar uma retomada. Dá-lhe termelétricas para segurar o SIN (Sistema Elétrico Nacional), que precisa se acostumar com o crescimento exponencial da geração solar que, claro, ao final da tarde, início da noite, diz “tchau, até amanhã”.

O ministro de Minas e Energia garante que, ainda em 2024, vai dar tempo de realizar o tão esperado leilão de capacidade. É que problema da intermitência tende a piorar bastante daqui a alguns anos se nada for feito, segundo avaliação da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). De boa novidade, o chefe da Pasta também assegurou que em 2025 vai sair o famoso leilão de baterias. Lá fora elas estão fazendo um baita sucesso.

Do lado regulatório, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) também está contribuindo para fortalecer a prevenção. Acaba de aperfeiçoar aquele mecanismo de resposta da demanda, em que grandes empresas abrem mão seu consumo em troca de uma compensação financeira. Isso tudo sem contar que o órgão continua trabalhando com um diretor a menos. O nome do substituto de Hélvio Guerra está lá em análise do Palácio do Planalto. Segredo!

Enquanto isso, tem ainda previsão de gás natural mais barato vindo por aí. Pelo menos é o que deseja o presidente Lula. Na sexta-feira passada, bem animado, ele participou da cerimônia que marcou o início da operação do Complexo Energético Boaventura. Sim, esse é o novo nome do Comperj, que tanto deu o que falar na época da Operação Lava-Jato. Mas agora tudo indica que a unidade vai bombar. Lá será processado gás natural do pré-Sal, via gasoduto Rota 3 que, segundo a Petrobras, está tinindo de novo.

Ainda não acabou.  O TCU (Tribunal de Contas da União) segue trabalhando a todo vapor. A Corte de Contas agora está querendo saber mais sobre o mercado livre de energia. Chegaram informações de que há relatos de falhas no tratamento dos riscos de abertura, envolvendo as migrações dos consumidores do Grupo A, que desde janeiro de 2024, tiveram autorização para deixar o ambiente regulado.”

Alexandre Canazio

Editor-Chefe do Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

RELEMBRANDO AS NOTÍCIAS DESTA SEMANA

21/9/2024

*Crescimento e Investimentos*

- Pedidos de Turbinas Eólicas: Relatório da Wood Mackenzie apontando um crescimento de 23% nos pedidos globais de turbinas eólicas no primeiro semestre de 2024, com um investimento de US$ 42 bilhões.

- Crescimento da Autoprodução: Projeção da EPE indicando que a autoprodução local no Brasil deve crescer a uma taxa de 2,4% ao ano, com destaque para o setor industrial.

*Transição Energética*

- Relatório da The Bakery: O Brasil é destacado na transição energética, com oportunidades em sistemas de armazenamento, solar flutuante e certificados de energia renovável.

- Restrição de Geração: ONS implementa novas adaptações para restringir a geração eólica e fotovoltaica, visando aprimorar a segurança do Sistema Interligado Nacional.

*Aneel:*

- Encargos de Transmissão: Aneel determina ao ONS a criação de uma plataforma única para a liquidação financeira dos encargos de uso do sistema de transmissão, com prazo de 90 dias para apresentação do cronograma.

- Impasse sobre Linha de Transmissão no Acre (19/09/2024): Debate sobre a linha de transmissão Feijó – Cruzeiro do Sul, com licenciamento problemático pelo Ibama devido à travessia em terra indígena.

- Bandeira Tarifária: A Aneel ainda não definiu a bandeira tarifária para o final do período seco, mas há uma tendência de permanência entre as bandeiras amarela e vermelha até dezembro.

*Clima e Horário de Verão*

- Primavera com Chuvas: Expectativas positivas para o sistema elétrico com o retorno das chuvas durante a primavera de 2024, conforme análise da Nottus.

- Horário de Verão (20/09/2024): Discussões sobre a possível implementação do horário de verão após as eleições, dependendo da aprovação presidencial via decreto.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

FRASE DA SEMANA

22/9/2024

“Quando um sujeito se mete sinceramente a querer salvar a Pátria, perde-se ele e perde a Pátria.”

Autor: Olavo Bilac

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.