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BRR em Movimento: O Que o gestor de BRR Precisa Entregar ao Setor Elétrico

7/10/2025

Bruno S. Oliveira
Executivo em Base de Remuneração | Especialista em Geração de Ativos

Dentro da rotina de gestor de BRR estou liderando processos de BRR em diversos estágios, desde empresas no início de seus ciclos tarifários a empresas em etapa de desenvolvimento de Laudos para RTPs e nas últimas semanas, tive a oportunidade de reencontrar amigos e profissionais altamente qualificados, que atuam em diferentes esferas do setor elétrico — regulação, fiscalização, planejamento, consultoria e operação. São percepções acumuladas em décadas de experiência, e ainda assim com apetite para o debate, abertura para o novo e — principalmente — disposição para pensar o setor com profundidade e criticidade.

Essas conversas, ainda que dispersas, me levaram à uma reflexam: a necessidade de fortalecimento da liderança técnica como um vetor decisivo para a sustentabilidade regulatória da gestão dos ativos de uma concessionária de utilites. É nesse contexto que a gestão de ativos e a Base de Remuneração Regulatória (BRR) surgem não apenas como instrumento de cálculo, mas como ponto de conexão entre operação, estratégia e política pública.

Quero explorar neste post o papel da gestão de ativos e BRR como ponto central da engenharia regulatória do setor elétrico, evidenciar a importância de sua gestão contínua e qualificada, e destacar a responsabilidade institucional do gestor da BRR na interlocução com a alta administração das concessionárias. Não se trata apenas de seguir normas, mas de liderar com rigor, visão e propósito.

Sempre que começo um processo de RTP percebo sempre nas reuniões a presença daquele profissional que associa a BRR exclusivamente ao momento da Revisão Tarifária Periódica (RTP), como se seu produtivo se resumisse à produção de laudos, ao debate sobre índices de aproveitamento e à análise da aplicação do BPR do Valor Novo de Reposição (VNR). Na prática, a BRR é feita no dia a dia das concessionárias.

A cada adição ao Ativo Imobilizado da empresa — seja uma obra nova, uma melhoria ou mesmo uma substituição — representa uma oportunidade (e uma obrigação) de garantir que o bem será elegível à remuneração regulatória futura. Isso significa:

  • Rastreabilidade contábil;
  • Conciliação entre dados cadastrais e físicos;
  • Aderência ao disposto no submódulo 2.3 do PRORET;
  • Rigor na avaliação de obrigações especiais;
  • E alinhamento com os princípios do uso eficiente do capital.

Uma fraca governança da BRR resulta, inevitavelmente, em perda de valor. Ativos mal capitalizados, com baixa evidência física (Seja ela no razão de obras ou na BDGD) ou não adequadamente depreciados, são facilmente glosados ou penalizados na revisão tarifária. E isso impacta diretamente o retorno do capital investido — legítimo e necessário para a sustentabilidade do serviço.

A BRR, portanto, não é apenas contabilidade e obrigações regulatórias. É a gestão estratégica e inteligente de ativos. E essa gestão precisa ser contínua, criteriosa e orientada à preservação do valor econômico do serviço público prestado.

Agora considerando que a evolução e construção da BRR é contínua, sua defesa e atuação institucional também precisam ser permanentes. O gestor técnico de BRR não pode se resumir em suas planilhas, sistemas e processos. Ele deve estar inserido e atuante no fluxo decisório da concessionária, interagindo e apoiando com as áreas de planejamento, engenharia e, sobretudo, com a alta liderança.

É esse gestor que deve ter clareza para responder perguntas que vão muito além da metodologia:

  • Vale a pena investir em determinada ampliação da rede, considerando a taxa de remuneração regulatória vigente?
  • A alternativa de leasing de equipamentos compromete ou fortalece a formação da BRR?
  • A estruturação de um novo centro de operação será reconhecida na base? Como os custos de adaptação serão tratados?

O gestor de BRR, quando atuando neste enforque, precisa ter a capacidade de traduzir o regulatório em impacto econômico-financeiro. É o elo entre a linguagem do engenheiro, do contador e do diretor financeiro.

O líder técnico de BRR deve ser um conselheiro estratégico dentro da organização. Seu papel não se limita a “defender a base” na revisão — ele orienta investimentos, baliza decisões de capital e protege o retorno da concessão.

Essa atuação, para ser efetiva, precisa vir acompanhada de legitimidade institucional. E essa legitimidade não se conquista apenas por cargo ou função, mas pelo acúmulo de conhecimento, postura técnica firme e suporte organizacional.

A Base de Remuneração Regulatória é, silenciosamente, o ponto de sustentação de toda a lógica econômico-financeira da distribuição de energia elétrica no Brasil.

A BRR é a variável regulatória que, quando corretamente gerida, garante a atratividade de capital para o setor — pois assegura que, uma vez feito o investimento de forma adequada, ele será reconhecido e remunerado nos termos contratualmente previstos.

A ausência de foco em BRR — ou mesmo tratá-la como um detalhe técnico — é comprometer a viabilidade da distribuição de energia elétrica. É enfraquecer o sinal econômico dado ao investidor. É obscurecer a relação entre investimento e qualidade do serviço prestado.

Frente a todo esse panorama, quando falamos em liderança técnica, estamos falando em quem assume para si a responsabilidade de manter esse pilar firme. De fazer da BRR uma ferramenta de geração de valor, e não apenas de apuração regulatória.

As transformações do nosso setor não param: descentralização, digitalização, ESG, novos modelos de remuneração, totex e novas formas de prestação de serviço. Mas, no centro disso tudo, continua a existir a necessidade de reconhecer e remunerar adequadamente os ativos que sustentam essa transformação.

Por isso, este é um convite — não apenas à discussão técnica —à nossa responsabilidade institucional. Precisamos de mais profissionais com visão crítica, domínio regulatório e compromisso com a entrega. Profissionais que entendam que a liderança da BRR é, antes de tudo, um ato de serviço ao setor, à sociedade e ao futuro da energia no Brasil.

Fonte: https://brunosoliveira.blogspot.com/

FRAGMENTOS EXTRAÍDOS DA VOLTS By CANALENERGIA – 166ª edição de 08/07/2025

9/7/2025

EXCLUSIVO

Em quase três décadas de serviços prestados aos consumidores, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enfrenta um dos momentos mais críticos de sua história. Essa é a triste conclusão à qual o repórter Henrique Faerman chegou ao examinar mais detidamente a situação atual do venerável órgão regulador, para escrever a reportagem especial desta semana do CanalEnergia. Com cortes financeiros severos, que chegam a R$ 38,6 milhões, e uma significativa perda de capital humano todas as atividades foram duramente afetadas, incluindo fiscalização, o atendimento à ouvidoria e a parte de desenvolvimento tecnológico. Essa fragilização é intensificada ainda mais pela intervenção do Congresso Nacional em decisões técnicas e pela demora nas nomeações de diretores, gerando instabilidade e incerteza regulatória. É um cenário, enfim, que compromete o próprio modelo regulatório nacional, fundamental para a atração de capital privado e o avanço do setor elétrico brasileiro.

ECONOMIA

Começando aqui pela Aneel, que está “a meia força”, mas não está quieta. A agência abriu uma consulta pública que mexe com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A ideia é discutir o aprimoramento da regulamentação associada à confiabilidade das instalações de transmissão. A agência aponta para o descasamento entre os parâmetros utilizados atualmente na operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) e a dinâmica da Rede Básica. É um tema espinhoso. Nada fácil também é a situação dos operadores do sistema elétrico da região Ibérica. Lembra do apagão de 28 de abril? Pois é, Portugal já fez sua parte. Acaba de finalizar um relatório. Conclusões e causas? Só em 2026!

Presta atenção agora, porque o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicou uma nova versão do Termo de Referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental de usinas termelétricas, instalações essas que estão na onda do momento, por conta a carência de potência no SIN. A propósito, a potência instalada no Brasil cresceu mais de 4 GW no primeiro semestre de 2025, com a entrada em operação de 61 usinas. Dados da Aneel mostram que 11 novas termelétricas representaram mais da metade do aumento de capacidade, com 2,2 GW, ou 59,28% do total.

O Ibama, aliás, deve receber um desafogo providencial. O governo autorizou a contratação de 60 profissionais temporários. Não é o ideal, mas ajuda. Ufa! E, emendando outro assunto de interesse ambiental, por essa pouca gente esperava. Nota técnica divulgada pela EPE (Empresa de Pesquisas Energética) sobre descarbonização no transporte rodoviário revela que – melhor sentar-se – que o biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricidade para veículos!

Falando agora de coisa grande, muito grande à moda chinesa. A State Grid iniciou as obras de um megaprojeto de transmissão orçado em R$ 23 bilhões. É a construção da estação conversora Graça Aranha-Silvânia, parte de um primeiro projeto em ultra alta tensão que vai escoar energia do Nordeste para o Centro-Oeste do país.

Para fechar, é bom saber que o MME publicou a portaria 845/2025, com as diretrizes do processo para pagamento dos valores homologados pela Aneel, relativos à parcela dos investimentos vinculados a bens reversíveis ainda não amortizados ou não depreciados.

POLÍTICA

Já se discutiu muito sobre a questão do curtailment, mas estava demorando para alguém tocar num ponto muito sensível desse problemão que assola o setor. Até que veio um executivo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e....pronto, falou! A instituição financeira que atua nessa região, onde historicamente há uma forte expansão das fontes renováveis, calcula que tem R$ 40 bilhões em recursos emprestados a esse segmento. José Aldemir Freire, diretor de planejamento da instituição, alertou que, se a crise se agravar ainda mais, pode ocorrer uma situação de default por parte das empresas. Ele arrematou, contudo, que, até o momento, ainda não teve pedido ou problema de inadimplência por parte dos geradores atingidos pelos cortes. A questão que preocupa é que, segundo Freire, se for necessário chegar ao extremo de uma execução, o custo dos financiamentos vai aumentar muito e poderá até mesmo inviabilizar a expansão da geração.

CONSUMO E COMPORTAMENTO

Consumidores paulistanos e de outros 23 municípios da Grande São Paulo que são atendidos pela Enel-SP ainda estão se recuperando da pancada tarifária autorizada pela Aneel. A companhia ganhou um reajuste médio de 13,94%, que entrou em vigor agora, em julho. O pessoal de Tocantins não está menos atordoado. A concessionária local da Energisa teve aumento médio de 12,68%. Ninguém merece. Pelo menos a agência resolveu botar ordem na questão da avaliação dos pedidos de adiamento de reajustes e estabeleceu critérios sobre como proceder. Já não era sem tempo. Para se ter uma ideia da complicação, várias vezes os diretores do órgão regulador pediram vistas para examinar melhor esse tipo de processo, atrasando a aplicação dos reajustes. Para não dizer que não falamos de flores, a Light prevê lançar uma novidade em outubro próximo. É um projeto-piloto que vai oferecer tarifa reduzida, cashback e benefícios visando combater furtos de energia e inadimplência.

NOVO MODELO DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DOS CONSUMIDORES

Desde o dia 1º de julho a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) ativou um novo modelo de cadastro e gerenciamento de consumidores por meio de APIs (Application Programming Interfaces). A iniciativa visa simplificar o acesso ao mercado livre de energia. Com isso, o atendimento fica mais personalizado e econômico. As interações manuais foram  substituídas, reduzindo a possibilidade de erros e custos operacionais. Tudo de bom em mais uma ação bem bolada no preparo da galera para dezembro de 2027, quando, se tudo correr como previsto no figurino proposto pelo governo, a migração ao ACL será aberta a todos os consumidores.

CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA

E por que mudar para o mercado livre de energia? Tá com dúvida ainda? Então, veja isto: nos últimos 24 anos o aumento acumulado do custo da energia elétrica chegou a 1.299%! O cálculo foi feito pela Ex Ante Consultoria Econômica, em estudo elaborado para a Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres). O levantamento mostra, por exemplo, que o preço unitário da eletricidade para a indústria cresceu quatro vezes mais que a inflação medida pelo IPCA no período, de 326,3%. Já o custo unitário em dólar foi de 375,2%, maior que o dos Estados Unidos (85,5%) e o dos países da Zona do Euro (42,9%).

GSF (GENERATION SCALING FACTOR)

Eis que está de volta ao cenário de debates do setor o inconfundível, o desafiador e sempre estigmatizado GSF (Generation Scaling Factor). Só que desta vez parece que há uma solução matadora para o valor bilionário que ainda permanece aberto na CCEE. O MME abriu consulta pública para a realização de um leilão especial, cujo mecanismo está previsto na MP 1300. A previsão é que o certame aconteça logo mais, em 28 de julho. São nada mais, nada menos do que R$ 1,2 bilhão que ainda permanece pendurado por conta de liminares judiciais. A saída bacana para esse impasse, que se arrasta por mais de uma década, oferece extensão do prazo de outorga por até sete anos como compensação aos geradores hidrelétricos que se julgam penalizados.

17ª CÚPULA DOS BRICS

Sem as presenças do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do líder supremo da China, Xi Jinping, a 17ª Cúpula dos BRICS, realizada no Rio de Janeiro, do ponto de vista da política internacional foi meio murcha.  Pelo menos, a parte do Fórum Empresarial fez sentido no que importa mais diretamente à nossa comunidade: a transição energética. O presidente Lula mais uma vez destacou o vasto potencial renovável dos países do bloco, que estão entre os maiores investidores globais em energia limpa e despontam em setores como biocombustíveis, placas solares, baterias e veículos elétricos. Especialistas corroboraram esse protagonismo, que é impulsionado por fatores como extensão geográfica, população e abundância de recursos naturais. A China foi citada por ter alcançado metas renováveis de 2030 e por sua liderança global em eólica, solar, mobilidade e baterias. A mensagem que ficou no geral é que os países do BRICS estão determinados a criar desenvolvimento e fazer a diferença mundial na descarbonização através de esforços conjuntos.”

Fonte: VOLTS By CANALENERGIA – 166ª edição de 08/07/2025

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OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

8/7/2025

Bolt: Bom ambiente motivou entrada em mercado colombiano: https://bit.ly/4lfB84C

“Iniciando com uma operação estruturada de compra e venda, comercializadora estuda entrada na trading”.

Energia renovável transforma o cenário de data centers no Brasil: https://bit.ly/4koLu17

“Desde 2022, a Elea Data Centers iniciou a compra de energia no mercado livre com certificado IREC, garantindo a procedência renovável de sua matriz energética.

MME assina acordo de cooperação com estatal chinesa: https://bit.ly/4kp8YDa

“Carta de intenções firmada na cúpula do BRICS envolve transição energética, sustentabilidade e uso pacífico dos recursos minerais nucleares no Brasil”.”

Fonte: CanalEnergia

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Resumo das Notícias

8/7/2025

- MERCADO LIVRE (comercialização)

A lei 9074/1995 completa 30 anos nessa segunda-feira, 7 de julho. A legislação trouxe o comando legal que permitia ao governo abrir o mercado livre de energia a partir dos anos 2000. Apesar desse tempo de existência, o setor elétrico brasileiro vê o avanço mais acelerado do ambiente livre de contratação somente agora. A CCEE aponta que o ACL cresceu mais de 120% em dois anos em junho, quando comparado com o mesmo mês de 2023, antes do início da abertura à alta tensão.

> Continue a leitura na matéria “ACL cresceu mais de 120% em dois anos”:

- LEI DA EÓLICA OFFSHORE (geração)

O Congresso Nacional publicou a Lei 15.097/2025 que disciplina o aproveitamento de potencial energético da eólica offshore no Brasil com a promulgação dos vetos realizados pelo governo no começo do ano. Assim, por decisão do Congresso Nacional, voltam a valer os trechos sobre as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), Proinfa, hidrogênio na região Nordeste, das eólicas no Sul e a contratação por inexistência de oferta incluindo termelétricas a gás natural. Inclusões que preocupam o Ministério de Minas e Energia e associações do setor como a Anace, alertando que a validação dos vetos ameaça a justiça tarifária no país.

> Saiba mais em “Congresso promulga vetos derrubados da lei da eólica offshore”: https://bit.ly/409A2z8

- BRICS (cop30)

Os incentivos dados pelo mercado vão na contramão da sustentabilidade, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Sessão 3 do BRICS nessa segunda-feira, 7 de julho, que trata dos temas Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global. Em seu discurso, Lula ressalta que os 65 maiores bancos do mundo se comprometeram a conceder US$ 869 bilhões para o setor de combustíveis fósseis no ano passado. E que taxonomias sustentáveis e unidades de contagem de carbono justas e inclusivas podem atrair investimentos produtivos verdes e justos para o país.

> Leia mais em “Lula diz que incentivos do mercado vão contra a sustentabilidade”: https://bit.ly/3TuqKdk

- EVENTOS (CanalEnergia)

Meetup CanalEnergia + GESEL | Baterias: Perspectivas para o Armazenamento de Energia

Data: 8 de julho

Local: Online via Teams

Horário: 10h

Inscrições: https://bit.ly/11meetup-canalenergia

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FRASE DA SEMANA

8/7/2025

“Os fatos coletivos só se interpretam pela análise dos episódios particulares.”

Autor: Rui Barbosa

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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

8/7/2025

Acelerar a transição energética é um dos temas prioritários na agenda do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) e as hidrelétricas, que geram energia limpa e renovável e compõem mais de 50% da matriz elétrica do Brasil, têm relação direta com esse objetivo.

Durante o Fórum, foi apresentado por Paulo Roberto Ribeiro Pinto, diretor presidente da Norte Energia, o trabalho realizado na Norte Energia em convergência com esse tema. Paulo reforçou a importância estratégica da Usina Hidrelétrica Belo Monte para o Sistema Interligado Nacional (SIN), para a segurança energética do país, para o desenvolvimento regional do Médio Xingu (PA), para a preservação do meio ambiente e para o atendimento dos povos indígenas.

Essencial para o Brasil, Belo Monte chega a atender até 12% da demanda de energia elétrica do país nos horários de pico de consumo e é fundamental nos momentos de entrada e saída das fontes intermitentes, devido à sua responsividade e flexibilidade. Além disso, de janeiro a maio de 2025, evitou a emissão de 10,4 milhões de CO2 na atmosfera, número comparado ao que seria emitido em caso do acionamento de térmicas a gás.

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