News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES

18/4/2024

Colocando-se favorável a renovação dos atuais contratos, o ministro Alexandre Silveira quer que o governo avance rapidamente no processo de renovação das concessões na distribuição. O chefe do MME, que participou nesta sexta-feira, 12 de abril, do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, considera esse como o caminho mais seguro e correto. “Nós estamos convictos que o melhor caminho é o que já nos aponta a lei atual, o da renovação. Não podemos abrir mão de R$ 140 bilhões já aprovados no plano de investimentos dessas distribuidoras”, avisa.

Gostou deste conteúdo?

Olá, mundo!

17/1/2023

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Gostou deste conteúdo?

ANGRA 3

18/4/2024

A conclusão das obras de Angra 3 ancorada exclusivamente na tarifa de energia da usina trará um custo médio excedente para os consumidores da ordem de R$ 43 bilhões, em termos reais, na comparação com as alternativas de geração existentes. E vai representar impacto tarifário de 2,9% nas tarifas das distribuidoras, segundo o Tribunal de Contas da União.

Saiba mais:

O TCU aponta “relevantes indícios de que a conclusão de Angra 3 não observará o princípio da modicidade tarifária, ao se comparar o custo da energia que venha a ser gerada por essa usina com o de qualquer outra alternativa de geração elétrica.

Gostou deste conteúdo?

REDUÇÃO DE CUSTOS

18/4/2024

Lula expressou a necessidade de rapidez na elaboração de propostas destacando a participação das entidades do setor. O grupo planeja discutir medidas estruturais e tópicas, como a negociação da tarifa de Itaipu e a redução d subsídios desnecessários. A reunião evidenciou a preocupação com soluções de longo prazo em detrimento de medidas de curto prazo.

Relembrando... Na última terça-feira, 9, o presidente assinou a Medida Provisória 1212, publicada ontem, que chegou a ser comparada com a MP 579, pelo potencial de criar novos custos para o setor. A MP prevê medidas conjunturais de redução na conta de energia, com recursos da privatização da Eletrobras.

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS INFORM2

8/11/2024

– Nova NDC é um convite para que atores se engajem por uma meta mais ambiciosa: https://bit.ly/3UTOtol“Guilherme Leal, advogado e representante do CEBDS, diz que a nova contribuição brasileira não é silente em relação aos combustíveis fósseis na transição”.
– CCEE convocará AGE para adequar Estatuto Social: https://bit.ly/3Z5WZTB“AGE não tem data definida, mas atenderá ao pedido da Aneel que viu ilegalidade no documento aprovado pelos agentes da Câmara”.
– Light se prepara para a operação do próximo verão: https://bit.ly/48NOZtN“Segundo a companhia, comercializado do Grupo passou por reestruturação e duplicou carteira”.
– ONS: recuperação de reservatórios no Sudeste acelera: https://bit.ly/3Z5aEuc“Replecionamento começou em novembro e região deverá fechar o mês com 44,8%, ante estimativa inicial de queda nos níveis verificados”.Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.