News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

AULÃO VOLTS - MP1304: A nova república da energia

12/11/2025

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS DA ELETROBRAS (distribuição)

3/9/2024

“A Agência Nacional de Energia Elétrica vai abrir consulta pública para regulamentar a antecipação de recebíveis da Eletrobras prevista na Medida Provisória 1212, com a finalidade de promover alívio tarifário. A proposta incluída na pauta da reunião desta terça-feira, 3 de setembro, trata da destinação de recursos captados no mercado para a quitação dos empréstimos das contas Covid e Escassez Hídrica, prevendo a criação de cotas extraordinárias da Conta de Desenvolvimento Energético para cobertura de uma eventual inadimplência nos repasses de valores pela antiga estatal.”

Gostou deste conteúdo?

“INVESTIDOR DE CLIMA” (negócios e empresas)

3/9/2024

“Em uma guinada significativa, a Future Carbon anunciou a aquisição de 100% do seu controle pelos seus executivos e pelo investidor e apresentador Luciano Huck, que aumentou sua participação para 2% na startup fundada em 2021. Agora a empresa deixa de ser apenas uma desenvolvedora e comercializadora de projetos de crédito de carbono para atuar como um player financeiro neste e outros mercados envolvendo as tecnologias ligadas a descarbonização.”

Gostou deste conteúdo?

VERTIMENTOS E CURTAILMENT (entenda)

2/9/2024

Fragmento extraído da matéria “OS DESAFIOS DA SOBREOFERTA DE ENERGIA: VERTIMENTOS E CURTAILMENT” – Acende Brasil, de 19/12/2023:

“Os vertimentos turbináveis ocorrem quando parte da água que chega à hidrelétrica é escoada pelo vertedouro em vez de pelas suas turbinas para produzir energia, o que caracteriza um desperdício de energia potencial que poderia ser produzida a baixo custo. Isto ocorre quando o sistema não dispõe de capacidade para receber energia adicional da usina mas a hidrelétrica precisa escoar água, seja por falta de capacidade de armazenamento adicional no seu reservatório, seja para atender às exigências de defluência mínima, um requisito técnico que demanda um fluxo mínimo de água rio abaixo da usina.

O fenômeno também ocorre com parques eólicos e solares na forma do curtailment, termo em inglês para designar a redução da produção de energia dos parques geradores por ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é a autoridade responsável pela operação do Sistema Interligado Nacional.

Parte dos vertimentos e do curtailment se deve a restrições do sistema de transmissão, seja por falta de capacidade de escoamento, seja por questões de confiabilidade. Mas a maior parte dos vertimentos e do curtailment atualmente ocorrem porque a geração potencial das fontes renováveis supera a carga líquida (ou o consumo instantâneo líquido), já considerada a chamada ‘geração inflexível’. Ou seja, os vertimentos e o curtailment acontecem porque há uma sobreoferta estrutural: a oferta instantânea sup/era a demanda instantânea.

O fato é que a maior parte da geração no sistema elétrico brasileiro é inflexível ou não controlável pelo ONS. Portanto, em dados momentos é preciso desperdiçar energia potencial na forma de vertimentos turbináveis ou curtailment.

A maior parte dos vertimentos tende a ocorrer no período úmido, quando as vazões afluentes (volume de água que chega às hidrelétricas) são maiores. Já o curtailment tende a ocorrer no início do segundo semestre, quando a produção eólica e solar se intensificam. A maior parte do curtailment ocorre nos domingos e feriados, quando a carga é menor, mas a produção permanece a mesma. O fenômeno atinge principalmente os parques solares, pois estes têm a sua produção concentrada em poucas horas do dia, quando o problema é mais agudo.

Olhando para frente, percebe-se que o problema tende a se agravar. Projeções indicam que o curtailment deve continuar aumentando nos próximos anos até representar cerca de 6% da geração potencial das fontes eólica e solar por volta de 2026 e 2027. Já as vertentes turbináveis, que nos últimos anos representavam no máximo 5 a 6% da geração hidrelétrica, passaram a representar cerca de 13% da geração hidrelétrica em 2023.”

Gostou deste conteúdo?

FRASE DA SEMANA

2/9/2024

“A tragédia começa quando os dois acham que têm razão.”

Autor: Shakespeare

Gostou deste conteúdo?

RESUMO DAS NOTÍCIAS DESTA SEMANA

31/8/2024

Política e Regulação no Setor Elétrico:

- Resposta da ANEEL ao MME: A ANEEL respondeu às críticas do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a sua atuação, destacando problemas como falta de pessoal e cortes orçamentários, e defendendo suas ações.

- Política de Transição Energética: O Conselho Nacional de Política Energética aprovou uma resolução para a Política Nacional de Transição Energética, visando atrair investimentos significativos e gerar empregos no setor de energia limpa.

- Abertura do Mercado de Energia: A ANEEL enfatizou a necessidade de regulamentação segura para a abertura do mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão, destacando os desafios e a necessidade de rigor na supervisão.

Negócios, Empresas e Outros:

- Prejuízos com ‘Curtailment’: Estima-se um prejuízo significativo causado pelo corte de geração de energia solar e eólica, somando quase R$ 1 bilhão em perdas.

- Armazenamento de Energia: Expectativa de crescimento no mercado de baterias, condicionado pela futura regulamentação da ANEEL, com potencial para grandes avanços a partir de 2025.

- Projeção de Carga do ONS: Projeção de crescimento na carga do Sistema Interligado Nacional em setembro e outubro de 2024, conforme dados apresentados pelo ONS.

- Mercado de Gás: A entrada da PPSA no mercado de gás foi comentada pelo ministro Alexandre Silveira, que defendeu a competição no setor e destacou a importância da autorização para venda direta de gás pela empresa.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.