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BRR em Movimento: O Que o gestor de BRR Precisa Entregar ao Setor Elétrico

7/10/2025

Bruno S. Oliveira
Executivo em Base de Remuneração | Especialista em Geração de Ativos

Dentro da rotina de gestor de BRR estou liderando processos de BRR em diversos estágios, desde empresas no início de seus ciclos tarifários a empresas em etapa de desenvolvimento de Laudos para RTPs e nas últimas semanas, tive a oportunidade de reencontrar amigos e profissionais altamente qualificados, que atuam em diferentes esferas do setor elétrico — regulação, fiscalização, planejamento, consultoria e operação. São percepções acumuladas em décadas de experiência, e ainda assim com apetite para o debate, abertura para o novo e — principalmente — disposição para pensar o setor com profundidade e criticidade.

Essas conversas, ainda que dispersas, me levaram à uma reflexam: a necessidade de fortalecimento da liderança técnica como um vetor decisivo para a sustentabilidade regulatória da gestão dos ativos de uma concessionária de utilites. É nesse contexto que a gestão de ativos e a Base de Remuneração Regulatória (BRR) surgem não apenas como instrumento de cálculo, mas como ponto de conexão entre operação, estratégia e política pública.

Quero explorar neste post o papel da gestão de ativos e BRR como ponto central da engenharia regulatória do setor elétrico, evidenciar a importância de sua gestão contínua e qualificada, e destacar a responsabilidade institucional do gestor da BRR na interlocução com a alta administração das concessionárias. Não se trata apenas de seguir normas, mas de liderar com rigor, visão e propósito.

Sempre que começo um processo de RTP percebo sempre nas reuniões a presença daquele profissional que associa a BRR exclusivamente ao momento da Revisão Tarifária Periódica (RTP), como se seu produtivo se resumisse à produção de laudos, ao debate sobre índices de aproveitamento e à análise da aplicação do BPR do Valor Novo de Reposição (VNR). Na prática, a BRR é feita no dia a dia das concessionárias.

A cada adição ao Ativo Imobilizado da empresa — seja uma obra nova, uma melhoria ou mesmo uma substituição — representa uma oportunidade (e uma obrigação) de garantir que o bem será elegível à remuneração regulatória futura. Isso significa:

  • Rastreabilidade contábil;
  • Conciliação entre dados cadastrais e físicos;
  • Aderência ao disposto no submódulo 2.3 do PRORET;
  • Rigor na avaliação de obrigações especiais;
  • E alinhamento com os princípios do uso eficiente do capital.

Uma fraca governança da BRR resulta, inevitavelmente, em perda de valor. Ativos mal capitalizados, com baixa evidência física (Seja ela no razão de obras ou na BDGD) ou não adequadamente depreciados, são facilmente glosados ou penalizados na revisão tarifária. E isso impacta diretamente o retorno do capital investido — legítimo e necessário para a sustentabilidade do serviço.

A BRR, portanto, não é apenas contabilidade e obrigações regulatórias. É a gestão estratégica e inteligente de ativos. E essa gestão precisa ser contínua, criteriosa e orientada à preservação do valor econômico do serviço público prestado.

Agora considerando que a evolução e construção da BRR é contínua, sua defesa e atuação institucional também precisam ser permanentes. O gestor técnico de BRR não pode se resumir em suas planilhas, sistemas e processos. Ele deve estar inserido e atuante no fluxo decisório da concessionária, interagindo e apoiando com as áreas de planejamento, engenharia e, sobretudo, com a alta liderança.

É esse gestor que deve ter clareza para responder perguntas que vão muito além da metodologia:

  • Vale a pena investir em determinada ampliação da rede, considerando a taxa de remuneração regulatória vigente?
  • A alternativa de leasing de equipamentos compromete ou fortalece a formação da BRR?
  • A estruturação de um novo centro de operação será reconhecida na base? Como os custos de adaptação serão tratados?

O gestor de BRR, quando atuando neste enforque, precisa ter a capacidade de traduzir o regulatório em impacto econômico-financeiro. É o elo entre a linguagem do engenheiro, do contador e do diretor financeiro.

O líder técnico de BRR deve ser um conselheiro estratégico dentro da organização. Seu papel não se limita a “defender a base” na revisão — ele orienta investimentos, baliza decisões de capital e protege o retorno da concessão.

Essa atuação, para ser efetiva, precisa vir acompanhada de legitimidade institucional. E essa legitimidade não se conquista apenas por cargo ou função, mas pelo acúmulo de conhecimento, postura técnica firme e suporte organizacional.

A Base de Remuneração Regulatória é, silenciosamente, o ponto de sustentação de toda a lógica econômico-financeira da distribuição de energia elétrica no Brasil.

A BRR é a variável regulatória que, quando corretamente gerida, garante a atratividade de capital para o setor — pois assegura que, uma vez feito o investimento de forma adequada, ele será reconhecido e remunerado nos termos contratualmente previstos.

A ausência de foco em BRR — ou mesmo tratá-la como um detalhe técnico — é comprometer a viabilidade da distribuição de energia elétrica. É enfraquecer o sinal econômico dado ao investidor. É obscurecer a relação entre investimento e qualidade do serviço prestado.

Frente a todo esse panorama, quando falamos em liderança técnica, estamos falando em quem assume para si a responsabilidade de manter esse pilar firme. De fazer da BRR uma ferramenta de geração de valor, e não apenas de apuração regulatória.

As transformações do nosso setor não param: descentralização, digitalização, ESG, novos modelos de remuneração, totex e novas formas de prestação de serviço. Mas, no centro disso tudo, continua a existir a necessidade de reconhecer e remunerar adequadamente os ativos que sustentam essa transformação.

Por isso, este é um convite — não apenas à discussão técnica —à nossa responsabilidade institucional. Precisamos de mais profissionais com visão crítica, domínio regulatório e compromisso com a entrega. Profissionais que entendam que a liderança da BRR é, antes de tudo, um ato de serviço ao setor, à sociedade e ao futuro da energia no Brasil.

Fonte: https://brunosoliveira.blogspot.com/

ENERGY STARTER (businesses and companies)

16/1/2025

“EDP is starting registrations for Energy Starter, the company's open innovation program to accelerate the adoption of technologies that drive the energy transition. The first module, dedicated to seeking innovative solutions for Future Networks, is open for registration until February 21 for startups from around the world, through the program's website.

> Read more in the news “DP opens registrations for Energy Starter”: https://bit.ly/42ielyC”

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NEW SCHNEIDER STUDIES (businesses and companies)

16/1/2025

“Schneider Electric presented two new reports that clarify critical gaps regarding the impact of artificial intelligence on sustainability, with an emphasis on energy consumption. The first (Artificial Intelligence and Electricity: A System Dynamics Approach) analyzes four possible scenarios for the use of electricity by A.I. in the next decade. A system dynamics model was produced that predicts different scenarios for electrical demand for technology, as well as highlights strategies and policies for sustainable evolution, mitigating their environmental implications.

> Continue reading the article “New Schneider studies predict impacts of AI on energy consumption”: https://bit.ly/3DYQgCO”

Source: Canal Energia

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SILVEIRA DEFENDS GLOBAL GOVERNANCE FOR MINERALS (politics)

16/1/2025

“The Minister of Mines and Energy, Alexandre Silveira, stated that COP 30, scheduled to take place in Brazil this year, represents a strategic opportunity to establish global governance aimed at rationalizing the critical minerals needed for the energy transition. The statement was made this Wednesday, January 15, during his participation in the Future Minerals Forum in Riyadh, Saudi Arabia.

> Learn more in the article “Silveira defends global governance for minerals in the energy transition”: https://bit.ly/4ahx2Vb

Source: Canal Energia

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SOURCE of concern

16/1/2025

“The Ministry of Mines and Energy (MME) published today (15) the notice that regulates the selection process for accessing the seats of the National Energy Transition Forum, the so-called SOURCE.

The Forum is the advisory body for the design, operation, and monitoring of the National Energy Transition Plan (PLANTE), the operating arm of the National Energy Transition Policy (PNTE). Last August, through a Resolution, the National Energy Policy Council (CNPE) created the basic structure of the PNTE and its advisory (Source) and tactical-operational (Plante) arms, however “unfilled”. It is therefore now necessary to set up the Forum and then to prepare the set of PLANTE objectives, actions and goals.

THE SOURCE:

➡ There will be 87 seats in total, 29 for each major segment: government, civil society, and business. A considerable size, which will have the challenge of being operational;

➡ It will have, of the 29 governmental seats, 19 for the federal government, and 5 + 5 for states and municipalities, 1 per region;

➡ It will have its assembly process completed only at the end of May. This represents a gap of 9 months in relation to the “mother resolution”, which created the PNTE. Once assembled, the SOURCE must contribute systematically to the preparation of the PLANTE, which will also require time. In other words: it seems that we will only have PLANTE prepared, validated and made official around 2026, the full electoral year.

➡ It will adopt the model of elections by segment and its representatives will serve biennial terms, with renewal allowed only once. The Public Notice refers to the 2025/26 biennium.

- Check out the resolution about assembling the SOURCE: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cefonte-n-1-de-13-de-janeiro-de-2025-607022770

- Recall the resolution of the National Energy Policy Council that established the framework of policies for the Energy Transition in Brazil:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-580836599

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OTHER NEWS TODAY

15/1/2025

- LT that connects Venezuela to RR undergoes tests: https://bit.ly/3DWLfLb

“Estimated economic benefit is up to R$ 500 thousand a day, with the replacement of thermoelectric energy with the Guri hydroelectric plant”.

- BNDES approves R$ 480 million for the CMAA to expand ethanol and energy production: https://bit.ly/3PCCskc

“Financing will also serve for industrial modernization and agricultural machinery”.

- Saudis can invest up to R$ 8 billion in critical mineral research in Brazil: https://bit.ly/3WmAHer

“Mineradora Ma'aden announced the opening of an office in São Paulo for geological mapping”.

- Serena registered an 8.7% increase in generation in December 2024: https://bit.ly/4hgFw0Z

“Year-to-date, the company's wind farms totaled 10,186.2 GWh.”

Source: Canal Energia

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ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

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