- EPE Publica Notas Técnicas de Cálculo e Revisão de Garantia Física
“A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada. De outubro a dezembro, foram publicadas pelo MME garantias físicas novas ou revistas para 19 usinas eólicas, 7 usinas fotovoltaicas e 3 usinas termelétricas, com base nos cálculos realizados pela EPE e registrados nas referidas notas técnicas, que passam a compor os acervos dos links abaixo.
Cálculo de Garantia Física para o ACL
Revisão de Garantia Física por Alterações de Características Técnicas
A garantia física é um parâmetro fundamental para o planejamento do Sistema Interligado Nacional, por meio do qual avalia-se o equilíbrio estrutural entre a oferta e a demanda no longo prazo, além de ser o montante máximo que pode ser comercializado pelo gerador em contratos de venda de energia elétrica, sendo utilizada como balizador para a expansão do parque gerador.
A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia.
A base de garantias físicas vigentes e futuras, com referência ao dia 31/12/2024, pode ser consultada aqui:
Garantias físicas vigentes e futuras”
- Caderno de Estudos “Um olhar para as usinas hidrelétricas - Desafios e oportunidades para o aproveitamento hidrelétrico brasileiro”
“O Caderno traz um panorama geral sobre as usinas hidrelétricas no Brasil, abordando benefícios, características e a participação da geração hidrelétrica na matriz elétrica brasileira. Além disso, apresenta o potencial hidrelétrico brasileiro inventariado e a situação dos estudos de viabilidade de usinas hidrelétricas. Nessa linha, são discutidos desafios para a implantação de novos projetos hidrelétricos sob a ótica socioambiental, econômica e regulatória. Por fim, são apontadas oportunidades interessantes para as hidrelétricas contribuírem com o sistema, como a implantação de usinas reversíveis, a repotenciação e a ampliação de UHEs existentes e a atribuição de novos papéis na operação.
• Caderno de Estudos “Um olhar para as usinas hidrelétricas - Desafios e oportunidades para o aproveitamento hidrelétrico brasileiro”
- Caderno de Estudos “Roadmap Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) - Perspectivas e caminhos para a inserção das usinas reversíveis no Brasil”
“O Roadmap de Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) apresenta um panorama abrangente sobre essa tecnologia e seu potencial papel na matriz elétrica brasileira. O estudo detalha os benefícios das UHRs, suas características operacionais e os desafios para sua inserção no Sistema Interligado Nacional. Além disso, são discutidos aspectos técnicos, regulatórios, econômicos e socioambientais que influenciam a viabilidade desses empreendimentos, bem como estratégias para superar barreiras e viabilizar novos projetos. O documento também traz um ferramentas que possibilitam o mapeamento de locais potenciais para implantação dessas usinas e analisa diferentes modelos de remuneração e mecanismos de incentivo, fundamentais para atrair investimentos. Por fim, são apontadas as oportunidades que as UHRs oferecem para reforçar a segurança energética, ampliar a capacidade de armazenamento, flexibilidade operativa do sistema e viabilizar a integração de fontes renováveis variáveis. A publicação reforça o compromisso da EPE com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e segurança do sistema elétrico brasileiro.
• Caderno de Estudos “Roadmap Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) - Perspectivas e caminhos para a inserção das usinas reversíveis no Brasil”
Fonte: Empresa de Pesquisa Energética - EPE