IDENTIFICANDO A EQUIPE DE AUDITORIA INTERNA


Registra-se a seguir algumas situações que convivem no relacionamento entre as equipes de auditoria interna e as equipes de compliance ou conformidade:

·       A área de compliance não é uma subárea da auditoria interna. Tons pejorativos muitas vezes são atribuídos por quem desconhece tecnicamente a função e objetivo de cada uma dessas áreas, muitas vezes desqualificando-as o que desfavorece tanto a auditoria interna como a área de compliance. A área de compliance ou conformidade é uma função de gerenciamento. Por outro lado, a auditoria interna é independente das funções de gerenciamento e supervisiona essas atividades. A auditoria interna nunca deve tratar a equipe de compliance como parte da equipe de auditoria.

 

·         A exemplo de diversas ocorrências ao redor do mundo, a área de compliance ou conformidade é a primeira parte a ser denunciada por delatores, mas o que se vê é que talvez seja a última parte a ser considerada para a realização de investigações. De certa forma as investigações de conformidade são complexas e envolvem um conjunto exclusivo de habilidades, e podem ser facilmente desviadas se não forem tratadas sutilmente. Não obstante, a conformidade é uma excelente fonte de auditoria interna para mitigar problemas jurídicos encontrados no decorrer das investigações.

 

·        auditoria interna é focada e atenta à existência e eficiência dos controles internos. A equipe de conformidade não é necessariamente experiente em controle internos e processos organizacionais. Na essência, sua formação e experiência abrange baixa compreensão dos controles internos e sua relevância. Neste sentido, uma adequada parceria entre a auditoria interna e compliance permitirá transferência de conhecimento, fundamental para abordar esses controles especificamente e ser capaz de construir uma linha sólida de defesa contra irregularidades.

 

·         Apresentar ao board de uma empresa palavras associadas a uma negativa – não! – Pode ser admitida que a área não está sensível as estratégias da organização. Não é bem assim, por mais que compliance tenha essa dificuldade, muitas vezes questionada por sua própria equipe, a auditoria interna tem certa propriedade em quando e por que deve ser dito não! Via de regra a equipe de auditoria interna é treinada para analisar os impactos monetários ou não para fundamentar suas recomendações de auditoria interna. Com as áreas trabalhando lado a lado a auditoria interna ajudaria a conformidade a aliviar a tensão com as unidades de negócios e a tornar o trabalho de conformidade produtivo.

 

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse