GERENCIANDO SEU FLUXO DE CAIXA EM UMA CRISE


Em tempos como os atuais, com a pandemia do COVID-19, o que antes poderiam significar melhores práticas podem se tornar necessidades de sobrevivência. Se você se preocupa com o fluxo de caixa da sua empresa, deve ficar atento em alguns aspectos que podem ajudar a fornecer acesso ao capital e ampliar o que você já tem. Para algumas empresas existem ações que já fazem parte da cultura da organização, mas em outros casos é necessária uma mudança na visão gerencial.

 

Antes de qualquer ação, recomenda-se separar o planejamento em duas categorias principais: operação e investimento/financiamento. Embora as operações tendem a surtir efeito imediato, porém com menor impacto, as duas categorias podem apresentar efeitos positivos no fluxo de caixa.

 

No âmbito dos fluxos de caixa operacionais, você deve trabalhar primeiro com as projeções. Concluindo uma projeção de fluxo de caixa, você saberá quanto agressivas suas ações precisam se mostrar. Analise qual o tempo que você tem, se tem o suficiente para dias, um mês, uma semana. Depois, você pode preparar uma programação por projeto, para que você tenha métricas e saiba quem está ajudando e quem poderá estar prejudicando. Seja o mais diligente possível com relação ao faturamento e cobranças excessivas, acompanhando as confirmações de recebimento das faturas.

 

Em contas a receber, delegue a um colaborador que acompanhe as cobranças pontualmente, ligando na data do vencimento e registrando ônus apropriados em tempo hábil para preservar seus direitos. Se você possuir inadimplentes, é o momento de fazer o acompanhamento deles também. Já em contas a pagar, certifique-se de acompanhar as contas assiduamente, inclusive os descontos antecipados. Você pode verificar os fornecedores que aceitam cartão de crédito para quitação, assim ganha um tempo a mais sem juros no fluxo de caixa.

 

A área de Folha de Pagamento e Benefícios também requer muita atenção. Deixar de pagar impostos sobre as folhas de pagamento pode acarretar multas elevadas, por isso é importante verificar em momentos de crise se os colaboradores aceitam diminuição da carga horária para evitar demissões. E se forem imprescindíveis, é importante manter-se atualizado das leis trabalhistas, para estar atento aos períodos e normas legais de dispensa.

 

Se a crise realmente levar sua empresa a esse ponto, só mudanças operacionais podem não ser suficientes para sua continuidade. Então, para um acesso mais substancial ao capital, você pode adotar táticas de financiamento/investimento. Nesses momentos, surgem incentivos para ajudar mutuários afetados, desde o adiamento de pagamentos até redução significativa de juros. Converse com seu banco para agendar pagamentos e considere também um aumento em sua linha de crédito para ajudar com futuras restrições de fluxo de caixa. Os empréstimos também são uma boa opção para capital de emergência.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL possui em sua equipe mestres de diferentes áreas de atuação, os quais também atuam como professores em universidades, cursos internos e cursos in company. A dinâmica do mundo corporativo exige que os profissionais estejam constantemente atualizados em temas diversos. Nesse sentido, ministramos treinamentos voltados para as áreas de auditoria, finanças, governança, compliance, contabilidade e tributária.

 
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse