FINANÇAS E CONTABILIDADE – TENDÊNCIAS PARA 2021


As áreas de finanças e contabilidade enfrentam diferentes desafios desde o início da pandemia da Covid-19, junto com outros segmentos. Os profissionais dessas áreas, aliados aos consultores e líderes empresariais utilizam diariamente seus conhecimentos para resolver questões complexas e trazer soluções inovadoras.

 

Uma das primeiras tendências para 2021 e anos futuros, será a atenção dos profissionais que procuram um direcionamento para as capacitações e habilidades demandadas no mercado. Com todas essas mudanças, colaboradores que se reinventam e ajudam a garantir a saúde financeira e crescimento das empresas, além da flexibilidade para ações estratégicas, terão suas habilidades valorizadas.

 

Segundo o Jornal Contábil, “todas as pessoas que estão estudando ou já se formaram em Contabilidade sabem que o processo de treinamento e aperfeiçoamento profissional é constante. E, é claro que, para se destacar como um profissional atualizado e dinâmico, é fundamental conhecer as últimas tendências da profissão, que está ligada diretamente à saúde das empresas”. Cada vez mais o profissional de contabilidade deixa de ser somente um agente especializado em questões burocráticas e torna-se um profissional capaz de sugerir estratégias em relação ao negócio das empresas.

 

Os campos de fusões e aquisições, junto com planejamento financeiro também é visto como uma tendência para 2021, auxiliando as empresas a obter acesso a informações consistentes sobre o mercado econômico e identificar oportunidades melhores de negócios.

 

A tecnologia também chega não só como tendência, mas já como realidade e um diferencial no novo cenário do mercado, forçando os profissionais a mudarem seus hábitos e se adaptarem aos recursos tecnológicos, usando-os como diferenciais na sua atuação profissional. Um grande exemplo é a computação em nuvem, já oferecida por muitas empresas de Contabilidade.

 

A automação de processos robóticos (RPA) continuará impactando instituições financeiras para ajuda-las a serem mais eficientes e eficazes. Isso inclui processos como integração do cliente, avaliações de risco, verificações de segurança, análise de dados e relatórios, processos de conformidade, incluindo atividades administrativas repetitivas. Importante destacar que o RPA não deve ser interpretado como um risco para os empregos, já que é uma oportunidade para inovar e concentrar-se em aspectos estratégicos.

 

Com os avanços tecnológicos, as empresas oferecem maior credibilidade e rapidez no atendimento aos seus clientes. Os bancos, por exemplo, possuem informações sobre o comportamento da sua carteira de clientes através de dados de navegação, permitindo que a IA integre em tempo real os insights oferecidos. A IA auxilia as empresas a processarem, armazenarem e gerarem percepções a partir dos dados obtidos, trazendo o conceito de personalização a uma escala nunca vista até hoje.

 

Todas as principais tendências indicam que as empresas estão se movendo para a digitalização e a transformação, encontrando formas mais ágeis de trabalhar, aumentando a produtividade, desenvolvendo habilidades para o futuro e investindo na modernização da tecnologia, garantia e segurança das informações.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL também atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse