As avaliações e sugestões
dos auditores aos riscos de erros e fraudes nas demonstrações financeiras são
fundamentais para a qualidade da auditoria. As avaliações de risco no ambiente
atual são diferentes de qualquer outra, os clientes estão lidando com mudanças
significativas em seus negócios, no ambiente de trabalho e na economia em geral
como resultado da pandemia da COVID-19.
Apesar das complexidades adicionais, os auditores se concentram em auditoria de processos de alta
qualidade que cumpram totalmente os padrões de objetividade e ceticismo
profissional.
Para avaliar o
risco em uma auditoria de processos,
os auditores entendem o setor, as operações e a estrutura de capital do
cliente. Muitos auditores ainda não estão presencialmente nos clientes e o
acesso aos documentos mudou, juntamente com a capacidade de conversar com a
equipe de contabilidade do cliente, exigindo um planejamento mais robusto e
antecipado.
A transição para
o trabalho remoto foi possível graças ao aproveitamento da tecnologia, e
empresas de todos os tamanhos estão investindo em ferramentas de transformação
e tecnologias de inovação, que facilitam inclusive a auditoria de processos. Os auditores estão usando tecnologia para
extrair dados do negócio e realizar análises remotamente, podendo também
examinar grandes quantidades de dados e relacionamentos, filtrar dados para
identificação e se concentrar em transações de alto risco, criando etapas de
auditoria responsivas.
Ainda assim, os
recursos tecnológicos de clientes podem ser um desafio significativo para a auditoria de processos. Alguns clientes
possuem sistemas e profissionais sofisticados, mas muitos ainda não investiram
pesado em novas tecnologias, além das mudanças nas operações e fechamento de filiais
como resultado da pandemia, que afetam significativamente os controles e as
avaliações de risco.
Em um ambiente
normal, os auditores reavaliariam os riscos de auditoria, caso houvessem
mudanças na empresa durante o ano, mas com a pandemia muitas mudanças foram
impulsionadas e as empresas reconhecem algumas situações que devem ser
avaliadas e discutidas como inesperadas. Um dos objetivos da auditoria de processos tem sido incutir
confiança contínua nos clientes e reguladores, sem abandonar a necessidade de
avaliar a cadeia de suprimentos, porém adaptando o trabalho de acordo com a
situação atual.
Com bons
auditores e verificação contínua de processos críticos, a auditoria de processos pode ajudar e muito às empresas a fazer
melhorias de qualidade significativas. Uma auditoria
de processos robusta, que vai além da verificação básica, prova que a
qualidade é a principal prioridade para os líderes e a organização como um todo.
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