Momentos de crise
como o que estamos vivenciando exige dos empreendedores muita atenção no
controle das finanças, devido a implicações como queda no faturamento, redução
de clientes e de produção, ausência de colaboradores, entre outros. Diante
disso, a revisão dos planejamentos e análise financeira para adaptação à crise
deve ser prioridade e o gerenciamento das finanças que sempre foi essencial,
agora torna-se obrigatório. Se a empresa ainda não tem um planejamento
detalhado, já passou da hora de elaborá-lo.
Listamos algumas
dicas básicas de gestão financeira para superar esse momento de crise:
1.
Faça uma análise das suas despesas
Quando você
conhece o montante de despesas a pagar fica mais fácil definir ações. Faça um
levantamento de despesas para os próximos meses e, se necessário, priorize
aquelas que trarão maior impacto no negócio. Muitas despesas são passíveis de
negociação.
2.
Prepare seu negócio para queda nas vendas
O cenário
atual afeta vários setores da economia, alguns diretamente e outros indiretamente.
Por isso, recomenda-se que os empreendedores simulem os impactos em caso de
redução significativa nas vendas. Em um momento instável como o atual, com
poucas estimativas de quanto tempo vai se manter, o ideal é se antecipar.
3.
Ajuste os seus gastos
Diante do
cenário que afeta a muitos, renegociar gastos é uma saída eficiente.
Fornecedores que também são afetados podem estar oferecendo preços mais
atrativos ou aumentando seus prazos de pagamento.
Também é um
bom momento para renegociar dívidas com bancos, de acordo com as análises
anteriores. Tente adequar os valores das parcelas à sua previsão para os
próximos meses.
4. Faça
uma revisão do seu fluxo de caixa
Agora,
mais do que nunca, você precisa realizar uma gestão do fluxo de caixa da empresa.
Ter uma divisão entre despesas fixas e variáveis. Isso porque em um cenário de
redução de vendas, as despesas variáveis caem na mesma proporção e o que pesa
no bolso do empreendedor são as despesas fixas. Com a divisão das categorias
você tem o valor necessária para a manutenção do seu negócio e poderá se
planejar melhor conforme as dicas anteriores.
5. Encontre
outras alternativas para faturamento
Busque
formas alternativas de aumentar o faturamento, disponibilizando serviços de
entrega ou fazendo promoções de produtos ou serviços, dependendo do seu
negócio. Flexibilize a amplie as formas de pagamento e se você ainda não
utiliza divulgação de produtos ou serviços em marketing digital, é hora de
começar.
6. Enxergue
oportunidades em meio às dificuldades
A
crise econômica trazida pela pandemia de COVID-19 pegou muitos empresários de
surpresa e grande parte deles já está mudando seus planejamentos e rotina. O
home office já é oficial em muitas empresas e para aquelas que possuíam um
respiro, a reserva financeira está sendo de grande valia.
Se
esse não é o seu caso, lembre-se que sempre existe o lado da oportunidade.
Amplie sua visão de negócios e analise as novas tendências do mercado, como o
e-commerce e os serviços de delivery, por exemplo, que estão registrando um
grande aumento na demanda nesse período de crise.
Se
você precisa contornar um momento de crise, é fundamental que suas finanças
estejam organizadas. Manter o controle financeiro, revisando e reduzindo
custos, trará a você possibilidades de manter sua empresa e até mesmo criar
oportunidades de crescimento. Também recomendamos que acompanhe atentamente as
medidas governamentais anunciadas, pois podem valer para seu negócio e ajudar
na manutenção da renda.
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