A Redução De Custos Como Ferramenta Estratégica


Em tempos de crise, entenda como a redução de custos pode ser uma estratégia sustentável para o seu negócio

reducao de custos

O último ano não foi fácil para a economia brasileira. Entre notícias políticas e índices econômicos, diferentes mercados se viram em um cenário de retração e com perspectivas nada animadoras para o próximo ano. Em meio a tantas incertezas, surge a inevitável pergunta: como as empresas podem superar as dificuldades internas e externas para voltar a crescer? Como se readequar a um cenário mercadológico onde a margem líquida de produtos e serviços é cada vez menor? Uma das alternativas que pode ser adotada por uma organização é a redução de custos.

A redução de custos é uma atividade fundamental que visa tornar o fluxo de processos de uma organização menos dispendioso e mais assertivo. Apesar de ser um assunto presente na maior parte das conversas de empresários brasileiros, pouco ou quase nada é feito visando a eliminação de custos desnecessários de forma efetiva. A cultura organizacional é uma variável que poderá inviabilizar a implementação efetiva de ações que visem a redução de custos, bem como a não identificação dos principais problemas, falta de organização, etc.

O primeiro passo para a redução de custos

O primeiro grande passo para efetivar um programa de redução de custos é entender que um programa tão importante como este precisa estar alinhado com os objetivos organizacionais. Quando o empresário percebe que reduzir custos é algo essencial, surge a dúvida: “Por onde devo começar?”. Essa pergunta não é simples de ser respondida e, normalmente, existe uma tendência inicial de desligar profissionais de sua estrutura sem analisar objetivamente as demais variáveis operacionais. A TATICCA tem uma metodologia própria para a redução de custos, ajudando seus clientes a identificar meios que visem otimizar seus processos e consequentemente, alavancar suas receitas e reduzir seus custos. Além disso, cabe destacar que todo o know how desse conhecimento é transferido para seus clientes, o que a diferencia em sua forma de atuação junto ao mercado. Seguem alguns exemplos de atuação da Taticca:

Fornecedores (Sourcing):

O processo de compra de produtos (diretos e indiretos) é essencial dentro de uma organização e, normalmente envolve grandes volumes monetários. Nesse sentido, avaliar a metodologia de compras de uma organização entendendo como são gerados, negociados e processados seus respectivos pedidos, é algo fundamental para redução de custos.

Infraestrutura:

Não importa se o seu local de trabalho é uma grande fábrica ou um pequeno escritório. Sempre haverá a chance de diminuir custos com a infraestrutura, como os gastos com eletricidade, água e esgoto, mediante a reutilização de água, o uso adequado de energia nos períodos de ponta e a eventual instalação de equipamentos que visem reduzir o consumo desses gastos.

Análise de Terceirização de Serviços:

Sua empresa pode diminuir seus custos com a folha de pagamento por meio de uma avaliação criteriosa de serviços que poderão ser terceirizados.

Tem dúvidas sobre redução de custos? Entre em contato com a TATICCA por um dos canais de contato disponíveis. Possuímos ferramentas específicas para a geração de diagnósticos que visem reduzir custos e aumentar receitas.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse