VANTAGENS DO CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS


A estrutura tradicional das empresas cria dificuldades nos processos e impossibilita mudanças rápidas. Em um cenário típico onde algumas áreas como marketing e vendas são verticais e outras como Financeiro, TI e Jurídico são horizontais, imagine a área de marketing tentando inovar em alguma ação, mas precisando aprovar verbas com a área financeira, validar documentação com o departamento jurídico e obter apoio da área de TI.

 

Com o crescimento das empresas, cada área tem suas demandas e objetivos próprios. Devido a necessidade de respostas cada vez mais rápidas, bem com a agilidade de adaptação à diversas mudanças de cenário do mercado, percebe-se que podem prejudicar a velocidade de respostas a este novo cenário econômico. A evolução acelerada da tecnologia, juntamente com seus impactos, não consegue ser absorvida rapidamente em uma organização que pensa linearmente.

 

O conceito do Centro de Serviços Compartilhados, quando bem aplicado, gera muitos benefícios para as empresas, principalmente para aquelas que possuem sedes em diferentes cidades ou até mesmo países, ou que possuem uma grande diversidade de negócios. A redução de custos é um dos principais benefícios, já que o Centro de Serviços Compartilhados permite a centralização dos processos e otimização das atividades. Ainda que exista um custo para adotá-lo, a economia a média e longo prazo justifica o investimento inicial.

 

Com a padronização das atividades, a empresa aumenta sua produtividade, reduzindo falhas e aumentando a velocidade operacional. Além de trazer ótimos resultados, o processo de implantação do Centro de Serviços Compartilhados também revela importantes informações sobre o fluxo dos processos e sobre a estrutura organizacional. Os gestores contam com uma ferramenta que mapeia e controla das atividades, podendo otimizar a qualidade dos serviços e melhorar os índices de satisfação dos clientes internos e externos.

 

Outro benefício do Centro de Serviços Compartilhados é o suporte que oferece para o crescimento do negócio, pois como centraliza as atividades de transação, permite que os líderes possam focar no negócio principal da empresa. Também facilita a comunicação entre os departamentos, eliminando ruídos de comunicação e aumentando a sinergia entre eles.

 

Pesquisas indicam que em momentos de crise a procura pela implementação do Centro de Serviços Compartilhados tem tendência de crescimento. Fato que prova que o Centro de Serviços Compartilhados já é visto como uma ótima ferramenta para busca de melhoria contínua. Estes aspectos posicionam o Centro de Serviços Compartilhados como foco para pequenos e médias empreendedores, que buscam redução de despesas, otimização dos processos internos e aumento da competitividade.

 

O Centro de Serviços Compartilhados foi criado com um objetivo principal, atuar como ferramenta para alcançar melhorias e eficiência na gestão e nos processos. Porém, tendo em vista a diversidade das empresas, não existe um modelo próprio para um Centro de Serviços Compartilhados. É necessária uma adaptação da estrutura para que ele seja viável no contexto em que a empresa está inserida.

 

Caso sua empresa opte por implementar esta alternativa, podemos auxiliá-los no suporte técnico, análise das despesas que podem ser rateadas, elaboração e revisão de critérios de rateio, dentre outros.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse