O USO DA TECNOLOGIA EM AUDITORIA CONTÍNUA


A auditoria contínua tem o potencial de mudar o paradigma de auditoria tradicional, baseada em  revisões periódicas de transações contábeis, para uma revisão contínua de todas as transações que podem fortalecer a gestão de risco e os processos de negócios de uma organização. Se já existia uma tendência de crescimento, após a pandemia da Covid-19 essa prática se tornou um diferencial. 

 

Os sistemas de auditoria contínua têm semelhanças com os sistemas de gestão e resposta a emergências que integram as funções de detecção e alerta, com o rastreamento de decisões para situações que poderiam ser tratadas de forma mais eficaz. Uma área promissora será como integrar as funções de detecção e alerta da auditoria contínua com o rastreamento de decisões humanas e opções de decisão em um sistema coeso. Os esforços para fornecer detecção em tempo real de possíveis anomalias financeiras parecem muito semelhantes aos dos sistemas de gestão e resposta a emergências. Combinar esses esforços pode ser o meio para superar alguns dos obstáculos de implementação que atualmente enfrentam a auditoria contínua, bem como a base de uma nova ferramenta de gestão revolucionária.

 

Vivemos tempos desafiadores, mas que trazem boas oportunidades para profissionais de auditoria e suas equipes. Além dos riscos financeiros, existem significativos riscos operacionais. À medida que mais profissionais trabalham remotamente, surge a possibilidade de falhas no processo e isso exige maior atenção nos riscos de mudanças de padrões e locais de trabalho. As interações dos auditores com a empresa mudaram, mas é fundamental que continuem sendo um parceiro de negócios a fornecer conselhos em tempo real em meio a crise.

 

O uso da tecnologia também vem agilizando o trabalho de auditoria, tornando o monitoramento contínuo mais fácil e menos custoso, além de liberar os auditores para análises mais focadas em tomada de decisões. É essencial que os auditores conectem a tecnologia com o processo, já que a inserção de ferramentas de análise de dados para que a avaliação da auditoria englobe uma maior quantidade de informações em sua amostra, já é uma mudança consolidada.

 

A implementação da auditoria contínua beneficia a velocidade nas análises de diversos processos dentro da organização, e com um universo de amostras expandido, o processo gera um enorme volume de análises sobre os principais processos, fornecendo informação sobre a exposição a riscos para a tomada de ações e decisões por parte dos stakeholders, de maneira preventiva e estratégica. Sendo assim, o processo de auditoria contínua deve harmonizar bons profissionais, metodologia adequada e tecnologia que permita a transformação com base em inovação.


Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse