INVISTA NA TECNOLOGIA E CRIE UMA MENTALIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


Uma pergunta permeia o mercado nos tempos atuais: Por que investir tempo e dinheiro em digital? E uma das respostas é, principalmente para se tornar competitivo a longo prazo. Estudos indicam grande probabilidade de que as organizações que obtiverem sucesso na transformação digital sejam futuros vencedores em seus mercados e construam uma barreira suficiente para dificultar a recuperação da concorrência.

 

Então, se um dos principais motivos da iniciativa digital é ser competitivo, vale também buscar razões mais profundas para seu negócio se tornar digital. Em alguns setores, a decisão já está tomada para a organização, porque os líderes de seu segmento estão fazendo e estão ganhando com isso. Nesses casos, é um imperativo comercial. Porém, não somente como ajustes táticos e soluções pontuais, a transformação digital deve vir acompanhada de repensar o ciclo da empresa, incluindo o modelo de negócios que foi definido com outras partes interessadas na cadeia de valor. 

 

Uma maneira de treinar essa mentalidade é selecionar cuidadosamente um pequeno conjunto de melhorias a serem feitas. Depois, assegurar-se de que exista uma justificativa clara do porquê e uma meta mensurável dessa melhoria. E, finalmente, depois de fazer as melhorias, medir os impactos e compará-los com a meta planejada.  Independente da área de negócio, reconhecer os motivos e fazer investimentos em uma base tecnológica robusta, que suporte as necessidades funcionais e de dados é uma abordagem segura de fazer progressos significativos de uma maneira responsável e consciente.

 

Uma abordagem estruturada ajuda na reflexão sobre o processo digital de uma maneira personalizada para a organização. Todo o impacto digital pode ser classificado em três áreas:

 

1)    Experiência do cliente: se refere às interações necessárias para vender e fabricar o produto ou vender o serviço. A experiência do cliente tem um grande valor na atualidade e deve ser avaliada tendo em mente maneiras sofisticadas e fáceis com que os clientes esperam interagir com as empresas. Além disso, a experiência do cliente também deve incluir métodos de interação com os funcionários. 

2)    Excelência operacional: um processo verdadeiramente digital possui a combinação certa de mecanização, que faz sentido econômico a longo prazo. 

3)    Modelo de negócio: historicamente, as organizações adotaram a integração vertical em suas cadeias de suprimentos para obter economias de escala, para que tenham um melhor controle de seus processos de produção. Dados os avanços tecnológicos, as interações entre duas organizações podem ocorrer de maneira dissociada, sem comprometer a qualidade. Essa dissociação permite que as organizações atinjam sua competência principal e se concentrem na oferta de maior valor.  

 

Depois de repensar o negócio, é hora de planejar a transformação digital, considerando as áreas acima em separado, conforme a aplicação delas na organização. Algumas etapas são importantes nesse processo, como visualizar qual a inovação ideal para cada área, explorar tecnologias emergentes, explorar ideias de modelos de negócios e envolver funcionários e cliente final. Afinal, o sucesso sustentável e coletivo é produzido pelas pessoas e não pela tecnologia.

 

A cultura está no centro de qualquer transformação. Garantir que haja uma cultura de aprimoramento e colaboração, além de celebrar vitórias coletivas, provavelmente trará uma transformação duradoura. Do ponto de vista da liderança, cultura e alinhamento são as duas áreas mais importantes para se concentrar. 

 

Os profissionais de consultoria em tecnologia da TATICCA ajudam as organizações a progredir em sua jornada digital através de uma variedade de serviços. Isso inclui ofertas em estágio de planejamento, como as oficinas de avaliação da prontidão digital e design thinking, além de desenvolvimento de software e gerenciamento de mudanças. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais e começar a planejar o roteiro digital da sua organização.

 

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