DESAFIOS DA AUDITORIA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19


O momento atual pede às empresas acompanhamento e aconselhamento de bons profissionais. Ainda que o ideal seja que todas as empresas possuam uma auditoria ou consultoria contábil desde sua abertura, vivemos um momento de urgência que pode definir a sobrevivência ou rentabilidade das empresas que ainda não possuem. Existem grandes chances de sucesso e continuidade com a ajuda de um planejamento financeiro, aconselhado por um profissional da área de auditoria.

 

Isso porque o profissional de auditoria detém o conhecimento necessário para direcionar a liderança, auxiliando na adequação da gestão financeira ao fornecer informações sobre custos, índices financeiros e encargos tributários, por exemplo. Além disso, através de um processo de auditoria, o contador também fornece seu parecer sobre a real saúde financeira da empresa, gerando indicadores que facilitam o planejamento e tomadas de decisões.

 

A pandemia da COVID-19 criou novos desafios para a auditoria, que se não levados em consideração, podem causar impactos na qualidade e confiabilidade do trabalho do auditor. Além disso, alguns trabalhos de campo na auditoria fornecem uma base crítica para formar sua opinião, como contagem de estoque, verificação de imóveis e inspeção de ativos, que são inviáveis de serem realizados de forma virtual. Nesses casos, o escopo de auditoria em tempos normais, implicaria em vários dias ou semanas no local do cliente, com a equipe de auditoria realizando as tarefas. As empresas precisam então começar a planejar sua auditoria com mais antecedência, por exemplo, as empresas que fazem contagens de estoque em uma base contínua, ao invés de anual. Já as empresas que realizam inventário anual, precisam considerar as seguintes questões, para que estejam preparadas para sua auditoria: Como será o inventário em um contexto de pandemia? A equipe será capaz de manter distanciamento social e aderir às políticas da COVID-19 referente ao seu negócio? Caso precisem usar menos pessoas a contagem do inventário levará mais tempo? Em caso positivo, qual será o impacto nas operações?

 

A crise criou desafios adicionais para a auditoria também para a preparação das demonstrações financeiras, pois são necessárias informações sólidas sobre o impacto da COVID-19. A pandemia gerou um enorme impacto nas organizações e os líderes são confrontados pelas incertezas com relação às perspectivas futuras. Nesse caso, a auditoria tem uma grande e complexa responsabilidade na cadeia de relatórios, incluindo informações confiáveis e relevantes, já que o nível de incertezas impacta a premissa de continuidade da gestão. As empresas também precisarão divulgar informações adicionais em seus relatórios sobre o impacto da pandemia e isso exigirá mais atenção da auditoria, aumentando sua execução em extensão e relevância.

 

Durante a pandemia, é possível que alterações tenham sido feitas na governança, processos e sistemas da empresa, resultando em maior probabilidade de fraude e as empresas já enfrentam uma pressão crescente para identificar fraudes financeiras. A avaliação dessas mudanças será parte da auditoria e ter um profissional de auditoria acompanhando a empresa pode garantir o sucesso do negócio.

 

A auditoria também poderá enfrentar dificuldade em obter evidências, por não estar no local ou enfrentar desafios adicionais na avaliação da adequação e confiabilidade das mesmas, nesse caso precisará discutir o tema com os líderes. Se a evidência de auditoria não pode ser obtida suficientemente, isso terá impacto nos relatórios. Nesse caso, a auditoria pode levar mais tempo do que em anos anteriores, requerendo ajustes na supervisão e revisão dos procedimentos.

 

Como em qualquer crise, a pandemia da COVID-19 exporá falhas e métodos inadequados, bem como criará oportunidades para pessoas de má fé praticarem a fraude. Porém, para a auditoria, a pandemia também oferece a oportunidade de reinventar seu papel e focar em métodos úteis e eficientes para o futuro. Apesar das complexidades, os profissionais de auditoria continuam concentrando-se em auditorias de alta qualidade, em total conformidade com os padrões e normas estabelecidas.

 

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