AVANÇO DA INDÚSTRIA 40 EM TEMPOS DE COVID-19


Vivemos atualmente em um cenário desafiador, que dá início a um grande processo de mudança nas relações humanas, empresariais e políticas. A gestão de recursos é um fator essencial e o uso da tecnologia tornou-se um aliado estratégico para a sobrevivência das organizações. Pesquisas indicam que cerca de 70% da população brasileira possui acesso à internet, volume acima da média global, que é 57%. Estima-se que esse boom de tecnologias mudará completamente a forma de se viver em sociedade, já que a essência da transformação digital não é uma novidade e já vem sendo aplicado há algum tempo.

 

Antes da pandemia, a Indústria 4.0 despertou com iniciativas e projetos no Brasil. A FIESP em parceria com o SENAI, realizou em 2018 uma pesquisa sobre o avanço da Quarta Revolução Industrial no país. A pesquisa indicou que 90% das empresas concordam que a Indústria 4.0 aumentará a produtividade e que é uma oportunidade ao invés de um risco. Além disso, os resultados da pesquisa também indicaram que 30% das empresas já deram início ao processo e 25% o estão planejando.

 

Com a pandemia da COVID-19 a importância da transformação digital toma gigantescas proporções, principalmente no âmbito industrial. Aplicando o conceito da Indústria 4.0, deixamos de produzir em massa para produzir quantidade por demanda, sem acúmulo de estoque. Indústria e logística são conectadas, focando na personalização dos produtos e redução de custos.

 

E como planejar essa transformação do tradicional para o 4.0?

 

Uma das características da Indústria 4.0 são os sistemas cyber-físicos, que combinam infraestrutura física e virtual de produção. A possibilidade de avançar no mundo virtual se dá com a IoT (Internet-of-Things), em que a conectividade dos dispositivos inteligentes cria vantagem competitiva e entrelaça o físico com o digital através da geração de dados em tempo real. O Cloud Computing possibilita a otimização dos custos com infraestrutura, armazenagem de dados e comunicação, atuando como um motor na transformação dos processos e melhoria da gestão.

 

Outra utilização na Indústria 4.0 é o Big Data, ou seja, o processo de tomada decisões baseadas no levantamento e organização do grande volume de dados desestruturados em uma organização. Há grandes possibilidades de gerar valor ao negócio, já que trazer visibilidade com o máximo possível de informação é benéfico para os gestores. Por fim, o Blockchain traz robustez, disponibilidade, confiança e compliance ao negócio.


Já a Logística, igualmente importante no processo da Indústria 4.0, é potencializada pela conectividade das tecnologias, gerando processos mais rápidos com práticas em toda a cadeia de suprimentos, facilitando a gestão de estoques e trazendo excelência no transporte. Através das dimensões físicas da cadeia de suprimentos e da cadeia de valor, a Logística 4.0 alavancará os negócios a estratégias fortalecidas e novos patamares de gestão.

 

O momento atual está transformando a maneira como vivemos e consequentemente, adiantando a chegada da Sociedade 5.0, baseada no uso intensivo das tecnologias. O sucesso destas tecnologias depende do uso que a sociedade faz delas. Nesse cenário, a empresa que não buscar maneiras de ampliar estes conhecimentos poderá ter dificuldades para se inserir no mercado competitivo.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse