A TATICCA está
implementando a tecnologia de RPA’s em seus clientes, com o objetivo de
automatizar processos com mais velocidade e precisão. Em parceria com a
Automation Anywhere, referência mundial em ferramenta de RPA, os consultores
serão os responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de robôs em diversos
clientes, sejam eles da TATICCA ou que aderirem a solução da Automation
Anywhere. Vale lembrar que a TATICCA treinou intensivamente seus consultores na
programação de robôs em outras plataformas também, como a UiPath e a WD.
Os consultores da
TATICCA iniciaram recentemente um projeto de implementação da solução da
Automation Anywhere em uma grande universidade brasileira. Dentre os objetivos
do projeto está a melhoria dos serviços prestados pelo uso dos sistemas de
tecnologia da universidade de todos os procedimentos operacionais.
O RPA é a sigla de
“Robotic Process Automation”, uma ferramenta que utiliza robôs como rotinas
operando sistemas diversos dentro do computador, sites na internet e até mesmo
nos documentos em ferramentas como as do Microsoft Office. Desta forma, ele
opera simulando o que um humano faria, seguindo regras pré-definidas. A
evolução desta tecnologia é tão significativa que já existem ferramentas de
inteligência artificial, capazes de entender tarefas de alta complexidade e se
adaptar quando alterações acontecem.
Para garantir o
retorno do investimento na implantação de RPA, é preciso escolher as tarefas
certas, aquelas que consomem muito tempo dos recursos humanos e possuem
características chaves abaixo descritas:
· Grande volume de execução de atividade;
· Entrada de dados manual;
· Trabalho repetitivo;
· Acesso a múltiplos sistemas legados;
· Processamento baseado em regras e lógica bem definida;
· Alto número de terceirizados.
Processos comuns que
podem ser alvo de robotização:
· Serviços de RH: Folha de pagamento, Gestão do tempo e
atendimento, Onboarding e Offboarding, Administração de benefícios, Recrutamento
(back office), Administração de
pessoal, Educação e Treinamento;
· Supply Chain: Gestão de Inventário, Planejamento de
demanda e oferta, Gestão de contratos e avaliação de fornecedor, Gerenciamento
de ordens de serviços, Processamento de devoluções, Gestão de frete;
· IT Services: Monitoramento de servidor e app, Gestão
do tempo e atendimento, Monitoramento e manutenção de rotina, Processamento de
e-mail e distribuição, Redefinir / desbloquear senha, Back up e restauração;
· Contabilidade e Finanças: Procurement to Pay (P2P) -
Recebimento fiscal e gestão de notas fiscais, Order to cash (O2C) - Gestão de ordens de venda e faturamentos, Record
to Report (R2R) - consolidação de informações e geração de reportes e
indicadores, Conciliações e relatórios diversos;
· Atendimento ao cliente: Consultas de clientes, Gerenciamento
de pedidos, Configuração de contabilidade do cliente, Processamento de
documentos, Duplicação de entrada no sistema.
Atividades comuns
que um robô pode realizar:
· E-mail: Monitorar a chegada de novos e-mails, extrair informações
e anexos de e-mails, redigir e enviar e-mails;
· Internet: Acessar sites, acessar aplicações na nuvem e realizar
autenticação, preencher e submeter formulários.
· Planilhas: Criar, editar, salvar planilhas. Aplicar fórmulas e
formatações, gerar gráficos e relatórios.
· Documentos: Criar, editar, salvar documentos. Aplicar formatações
e objetos, transformar para outros formatos.
· Pastas e Diretórios: Criar, alterar, excluir pastas e arquivos. Navegar em
estruturas de pastas, compactar arquivos e pastas.
· Sistemas: Abrir janelas e executar aplicações, realizar
autenticação segura, acionar menus, preencher formulários e realizar consultas
em aplicações, executar comandos, acionar DLLs e APIs.
· Comandos: Realizar cliques e duplo-cliques, realizar digitação e
combinação de teclas de atalho.
A implementação
destas automações costuma substituir o tempo que os funcionários passam em
tarefas repetitivas e operacionais, proporcionando o maior tempo disponível
para que eles façam atividades analíticas, melhorando a produtividade e também
focando recursos qualificados em tarefas mais nobres.
Dentre as tarefas
presentes na maioria das empresas que possuem grande potencial na implementação
dos RPA’s estão as de Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade, Recursos
Humanos e todo tipo de atendimento que envolva tarefas repetitivas.
Um passo fundamental
para as empresas que desejam implementar RPA’s em sua organização é a seleção
dos processos corretos, pois uma implementação bem-sucedida em tarefas
relevantes costuma gerar um retorno financeiro imediato, financiando futuras
expansões.
A equipe da TATICCA
possui capacitação para trabalhar com as principais ferramentas do mercado, e
conhecimento amplo em melhoria de processos, identificando soluções adequadas
para cada cliente.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua
com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate
finance, financial advisory, risk advisory,
tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais
informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa
empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui
metodologias certificadas para a realização das atividades.