A Diferença Entre A Escrituração Contábil E A Contabilidade


Escrituração contábil é o processo mais transacional e administrativo, preocupada em registrar transações financeiras tanto por escritório de contabilidade (empresa de contabilidade) ou pelas próprias entidades. A contabilidade é mais subjetiva, dando-lhe insights de negócios com base em informações contábeis, também tanto por escritório de contabilidade (empresa de contabilidade) ou pelas próprias entidades.

 

A seguir explicaremos as diferenças funcionais entre escrituração contábil e contabilidade.


A função da escrituração contábil

 

Escrituração contábil é o processo de registrar as transações diárias de maneira consistente e é um componente-chave para a construção de um negócio financeiramente bem-sucedido tanto por escritório de contabilidade (empresa de contabilidade) ou pelas próprias entidades. A contabilidade nesse contexto é composta por:



         Registro de transações financeiras;

         Lançamento de débitos e créditos;

         Produção de  faturas;

         Manutenção e balanceamento de subsidiárias, registros gerais e contas históricas;

         Processamento e registro folha de pagamento.

 

A manutenção de um razão geral é um dos principais componentes da escrituração contábil. O razão geral é um documento básico em que um contador registra os valores de recibos de vendas e despesas. Isso é chamado de lançamento e, quanto mais vendas forem concluídas, mais frequentemente o razão será lançado. Um ledger pode ser criado com um software especializado, uma planilha de computador ou simplesmente uma folha de papel revestida.

 

A complexidade de um sistema de contabilidade geralmente depende do tamanho do negócio e do número de transações concluídas diariamente, semanalmente e mensalmente. Todas as vendas e compras feitas pelo seu negócio precisam ser registradas no livro de registro e determinados itens precisam de documentos de apoio. A autoridade tributária estabelece quais transações comerciais exigem documentos de suporte em seu site.

 

A função da contabilidade

 

contabilidade é um processo de alto nível que utiliza informações financeiras compiladas por um contador ou proprietário de empresa, produzindo modelos financeiros usando essas informações, tanto por escritório de contabilidade (empresa de contabilidade) ou pelas próprias entidades.

 

O processo de contabilidade é mais subjetivo do que a contabilidade, que é em grande parte transacional. A contabilidade é composta por:



         Preparação de entradas de ajuste (despesas de registro que ocorreram, mas ainda não foram registradas no processo de escrituração contábil);

         Preparação das demonstrações financeiras da empresa;

         Análise de custos de operações;

         Preenchimento das declarações de imposto de renda;

         Apoio ao empresário a compreender o impacto das decisões financeiras.

 

O processo de contabilidade fornece relatórios que reúnem os principais indicadores financeiros. O resultado é uma melhor compreensão da rentabilidade real e uma consciência do fluxo de caixa no negócio. A contabilidade transforma as informações do ledger em declarações que revelam a visão geral do negócio e o caminho para o qual a empresa está progredindo. Os proprietários de empresas muitas vezes procuram os contadores para obter ajuda com o planejamento tributário estratégico, a previsão financeira e a declaração de impostos.

 

Um escritório de contabilidade (empresa de contabilidade) desempenha em alto nível as funções de escrituração contábil e a de contabilidade.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse