O Que É Auditoria?


Entenda a importância desse procedimento para as empresas e para a construção de uma governança corporativa mais sólida e transparente

O mercado exige cada vez mais transparência. Após crises financeiras e problemas legais envolvendo crimes e fraudes, investidores e acionistas requerem mais segurança e demonstrações práticas de que determinada companhia é uma boa e honesta opção de investimento. Já pelo lado dos empresários proprietários de uma empresa, a auditoria tem sido um precioso recurso para resolver a questão.

Auditoria: significado e objetivo

Os procedimentos de auditoria consistem na revisão e apuração de diferentes tipos de ambientes dentro de uma empresa. Essa análise pode ocorrer em âmbito financeiro, operacional, questões jurídicas, entre muitas outras.

Na contratação de uma auditoria externa, por exemplo, a direção de uma empresa recorre a um escritório especializado na prática. Dispondo de consultores experientes e possuidores de metodologia eficaz, como é o caso da TATICCA, auditores independentes são enviados ao cliente para o início dos trabalhos. Quando está em posse das informações necessárias, o auditor verifica e aponta falhas e dados sem embasamento. Se usarmos como exemplo uma revisão de relatórios financeiros, o procedimento poderá apontar desvios, fraudes e gastos dispensáveis daquela empresa.

Portanto, a auditoria tem como objetivo apontar correções e melhorias necessárias dentro de uma empresa. Negligenciar tais elementos acarreta em sérios riscos a um negócio. O empresário, por sua vez, terá em suas mãos as novas informações, facilitando de maneira incomensurável sua tomada de decisões e eficácia à frente da companhia. Para o líder, é fundamental contar com a segurança de dados imparciais e isentos, que sobretudo estão imunes a adulterações.

Tipos de auditoria:

Existem muitos tipos de auditoria aplicáveis a infindáveis segmentos de negócios, porém, é possível destacar os principais. Estes são valiosos a qualquer empresa, independentemente de seu mercado ou tamanho.

  • Auditoria financeira: capaz de apontar a veracidade de dados em relatórios de balanços financeiros. Pode detectar fraudes e erros, assim como também atestar a validade dos dados obtidos caso já estejam corretos. Saiba mais.
  • Auditoria operacional: pode validar ou apontar correções necessárias em uma operação, seja por questão de segurança ou eficácia de processos. Saiba mais.
  • Auditoria jurídica: verifica se a companhia está cumprindo todas as especificações requeridas por órgãos públicos relacionados ao setor, como documentações, impostos, entre outros. Saiba mais.

O certificado de uma auditoria:

Muitos empresários já conhecem a importância de um certificado de auditoria externa. Este documento é uma comprovação a acionistas e investidores que o negócio foi auditado e todas suas documentações estão verdadeiras e à prova de erros ou equívocos. Dessa forma, o certificado passa a ser um forte sinalizador de que a empresa é transparente e apresenta números reais, tornando-se assim uma boa opção de investimento.

A auditoria da TATICCA:

Conforma mencionado, a TATICCA Auditores e Consultores possui profissionais especializados e base metodológica para diferentes tipos de auditoria. Entre em contato pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 e veja como podemos ajudar no seu negócio, independentemente do mercado ou tamanho de sua companhia.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse