Dia 23 de junho de 2025, segunda-feira
- PRORROGAÇÃO DA ENEL RJ E DA EQUATORIAL PA (distribuição)
A diretoria da Aneel deve aprovar na próxima terça-feira, 24 de junho, a recomendação ao Ministério de Minas e Energia de prorrogação antecipada das concessões de Enel Rio e da Equatorial Pará. Os contratos das distribuidoras vencerão em dezembro de 2026 e julho de 2028, respectivamente.
> Continue a leitura na notícia “Aneel julga na terça pedidos de prorrogação da Enel RJ e da Equatorial PA”: https://bit.ly/4k4U6d1
- INVESTIMENTO EM ENERGIA LIMPA (cop30)
China, Estados Unidos e União Europeia continuam liderando o desenvolvimento da indústria limpa no mundo. Contudo, essa trinca poderá ser superada em breve por uma série de países recém-industrializados, que estão capitalizando condições para a produção de energia renovável e ganhando impulso em setores na vanguarda de uma nova revolução industrial limpa.
> Continue a leitura em “Países emergentes podem passar líderes em investimento em energia limpa”: https://bit.ly/43VdTH3
- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE
Alexandre Viana, da Envol: Dificilmente Brasil universalizará energia até 2028: https://bit.ly/4kSw85N
“Estudo realizado mapeou cerca de 4 milhões de pessoas com dificuldades ou sem nenhum acesso formal de energia elétrica nos Sistemas Isolados da Amazônia.”
EPE: Setor de óleo e gás pode reduzir emissões mesmo aumentando produção: https://bit.ly/3FQbRil
“Novo estudo define ordenamento de tecnologias e níveis de esforços para descarbonizar segmento de E&P, que tem na eletrificação via grid a medida com maior impacto mas também com os maiores desafios”.
Mundo progride em energia segura, equitativa e sustentável: https://bit.ly/4lhz7od
“Estudo do Fórum Econômico Mundial aponta que 65% dos países melhoraram suas pontuações no Índice de Transição Energética, sendo que 28% avançaram em todas as dimensões principais”.
Alupar corta 24% dos custos com energia no mercado livre: https://bit.ly/43V4UWh
“Nos últimos quatro anos, companhia acumulou mais de 15% de redução”.”
Fonte: Canal Energia