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BRR em Movimento: O Que o gestor de BRR Precisa Entregar ao Setor Elétrico

7/10/2025

Bruno S. Oliveira
Executivo em Base de Remuneração | Especialista em Geração de Ativos

Dentro da rotina de gestor de BRR estou liderando processos de BRR em diversos estágios, desde empresas no início de seus ciclos tarifários a empresas em etapa de desenvolvimento de Laudos para RTPs e nas últimas semanas, tive a oportunidade de reencontrar amigos e profissionais altamente qualificados, que atuam em diferentes esferas do setor elétrico — regulação, fiscalização, planejamento, consultoria e operação. São percepções acumuladas em décadas de experiência, e ainda assim com apetite para o debate, abertura para o novo e — principalmente — disposição para pensar o setor com profundidade e criticidade.

Essas conversas, ainda que dispersas, me levaram à uma reflexam: a necessidade de fortalecimento da liderança técnica como um vetor decisivo para a sustentabilidade regulatória da gestão dos ativos de uma concessionária de utilites. É nesse contexto que a gestão de ativos e a Base de Remuneração Regulatória (BRR) surgem não apenas como instrumento de cálculo, mas como ponto de conexão entre operação, estratégia e política pública.

Quero explorar neste post o papel da gestão de ativos e BRR como ponto central da engenharia regulatória do setor elétrico, evidenciar a importância de sua gestão contínua e qualificada, e destacar a responsabilidade institucional do gestor da BRR na interlocução com a alta administração das concessionárias. Não se trata apenas de seguir normas, mas de liderar com rigor, visão e propósito.

Sempre que começo um processo de RTP percebo sempre nas reuniões a presença daquele profissional que associa a BRR exclusivamente ao momento da Revisão Tarifária Periódica (RTP), como se seu produtivo se resumisse à produção de laudos, ao debate sobre índices de aproveitamento e à análise da aplicação do BPR do Valor Novo de Reposição (VNR). Na prática, a BRR é feita no dia a dia das concessionárias.

A cada adição ao Ativo Imobilizado da empresa — seja uma obra nova, uma melhoria ou mesmo uma substituição — representa uma oportunidade (e uma obrigação) de garantir que o bem será elegível à remuneração regulatória futura. Isso significa:

  • Rastreabilidade contábil;
  • Conciliação entre dados cadastrais e físicos;
  • Aderência ao disposto no submódulo 2.3 do PRORET;
  • Rigor na avaliação de obrigações especiais;
  • E alinhamento com os princípios do uso eficiente do capital.

Uma fraca governança da BRR resulta, inevitavelmente, em perda de valor. Ativos mal capitalizados, com baixa evidência física (Seja ela no razão de obras ou na BDGD) ou não adequadamente depreciados, são facilmente glosados ou penalizados na revisão tarifária. E isso impacta diretamente o retorno do capital investido — legítimo e necessário para a sustentabilidade do serviço.

A BRR, portanto, não é apenas contabilidade e obrigações regulatórias. É a gestão estratégica e inteligente de ativos. E essa gestão precisa ser contínua, criteriosa e orientada à preservação do valor econômico do serviço público prestado.

Agora considerando que a evolução e construção da BRR é contínua, sua defesa e atuação institucional também precisam ser permanentes. O gestor técnico de BRR não pode se resumir em suas planilhas, sistemas e processos. Ele deve estar inserido e atuante no fluxo decisório da concessionária, interagindo e apoiando com as áreas de planejamento, engenharia e, sobretudo, com a alta liderança.

É esse gestor que deve ter clareza para responder perguntas que vão muito além da metodologia:

  • Vale a pena investir em determinada ampliação da rede, considerando a taxa de remuneração regulatória vigente?
  • A alternativa de leasing de equipamentos compromete ou fortalece a formação da BRR?
  • A estruturação de um novo centro de operação será reconhecida na base? Como os custos de adaptação serão tratados?

O gestor de BRR, quando atuando neste enforque, precisa ter a capacidade de traduzir o regulatório em impacto econômico-financeiro. É o elo entre a linguagem do engenheiro, do contador e do diretor financeiro.

O líder técnico de BRR deve ser um conselheiro estratégico dentro da organização. Seu papel não se limita a “defender a base” na revisão — ele orienta investimentos, baliza decisões de capital e protege o retorno da concessão.

Essa atuação, para ser efetiva, precisa vir acompanhada de legitimidade institucional. E essa legitimidade não se conquista apenas por cargo ou função, mas pelo acúmulo de conhecimento, postura técnica firme e suporte organizacional.

A Base de Remuneração Regulatória é, silenciosamente, o ponto de sustentação de toda a lógica econômico-financeira da distribuição de energia elétrica no Brasil.

A BRR é a variável regulatória que, quando corretamente gerida, garante a atratividade de capital para o setor — pois assegura que, uma vez feito o investimento de forma adequada, ele será reconhecido e remunerado nos termos contratualmente previstos.

A ausência de foco em BRR — ou mesmo tratá-la como um detalhe técnico — é comprometer a viabilidade da distribuição de energia elétrica. É enfraquecer o sinal econômico dado ao investidor. É obscurecer a relação entre investimento e qualidade do serviço prestado.

Frente a todo esse panorama, quando falamos em liderança técnica, estamos falando em quem assume para si a responsabilidade de manter esse pilar firme. De fazer da BRR uma ferramenta de geração de valor, e não apenas de apuração regulatória.

As transformações do nosso setor não param: descentralização, digitalização, ESG, novos modelos de remuneração, totex e novas formas de prestação de serviço. Mas, no centro disso tudo, continua a existir a necessidade de reconhecer e remunerar adequadamente os ativos que sustentam essa transformação.

Por isso, este é um convite — não apenas à discussão técnica —à nossa responsabilidade institucional. Precisamos de mais profissionais com visão crítica, domínio regulatório e compromisso com a entrega. Profissionais que entendam que a liderança da BRR é, antes de tudo, um ato de serviço ao setor, à sociedade e ao futuro da energia no Brasil.

Fonte: https://brunosoliveira.blogspot.com/

Confira a consulta pública que está terminando na próxima semana:

11/2/2025

Data final: 19/02/2025

- Consulta Pública 005/2025

Obter subsídios para estabelecer metodologia de análise do máximo esforço das transmissoras na cobrança de valores referentes aos encargos rescisórios dos Contratos de Uso do Sistema de Transmissão – CUST.”

Fonte: Canal Energia

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FRAGMENTOS EXTRAÍDOS DO DESPERTA | exame de 10/02/2025

10/2/2025

- “Trump deve aplicar tarifas de 25% sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá impor uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio a partir de segunda-feira, 10. A medida será aplicada a todos os países, sem exceções, e visa fortalecer a indústria siderúrgica americana. A decisão gerou uma reação imediata nos mercados globais, levando à valorização do dólar frente às principais moedas internacionais e aumentando a incerteza sobre o futuro das relações comerciais dos EUA com seus principais parceiros.

A imposição das tarifas pode desencadear uma guerra comercial entre os Estados Unidos e outros países, especialmente Canadá, Brasil e México, que estão entre os maiores exportadores de aço para o mercado americano. A nova taxação também pode pressionar os preços dos produtos manufaturados nos EUA, elevando a inflação e dificultando a esperada flexibilização da política monetária pelo Federal Reserve. Com um dólar mais forte e um ambiente de incerteza global, investidores buscam proteger seus ativos, o que impacta diretamente o mercado financeiro e o comércio internacional.

Os mercados já reagiram ao anúncio, com o dólar registrando alta e o mercado de derivativos movimentando bilhões de dólares em apostas sobre a valorização da moeda americana. Grandes bancos, como Goldman Sachs e JPMorgan, revisaram suas projeções e agora preveem que o dólar poderá ultrapassar a paridade com o euro e atingir níveis recordes frente ao dólar canadense. Enquanto isso, governos afetados avaliam possíveis medidas de retaliação, e especialistas alertam para o risco de uma escalada protecionista que pode impactar o crescimento econômico global nos próximos meses.

No radar

Pressão sobre o dólar - a moeda americana inicia a semana em alta, influenciada pelas incertezas econômicas globais e possíveis medidas tarifárias que podem afetar o comércio internacional.

Tarifas da China contra os EUA - entram em vigor as tarifas de retaliação da China contra os EUA, com taxas de 15% sobre carvão e gás natural liquefeito (GNL) e 10% sobre petróleo bruto, máquinas agrícolas e carros de grande porte.

Temporada de balanços - o BTG Pactual iniciou a semana divulgando um lucro de R$ 3,3 bilhões no quarto trimestre de 2024, crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Suzano, Banrisul, Jalles Machado e Totvs divulgam resultados na quarta-feira; Caixa Seguridade na quinta; Porto e Raízen na sexta.

Mercados asiáticos - as bolsas da Ásia tiveram resultados mistos. O Nikkei (Japão) ficou estável (+0,04%), enquanto o Kospi (Coreia do Sul) recuou 0,03% e o Taiex (Taiwan) caiu 0,96%. Já os índices chineses subiram, impulsionados pelo avanço da inteligência artificial. Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 1,84%.”

Fonte: Desperta | exame, de 10 de fevereiro de 2025

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OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

10/2/2025

ONS: Fevereiro pode terminar com três submercados acima de 70%: https://bit.ly/4gCobil

“Boletim também projeta carga crescendo no SIN e em todas as regiões devido às altas temperaturas”.

Rio Grande do Norte avança com Porto Indústria Verde: https://bit.ly/40JNI3e

“Projeto representa um investimento de R$ 5 bilhões”.

Fonte: Canal Energia

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CANAL ENERGIA (eventos)

10/2/2025

AGENDA SETORIAL

13 março/2025

Hotel Windsor Barra - RJ

https://www.agendasetorial.com.br/pt/home.html

WORKSHOP PSR

12 março/2025

Hotel Windsor Barra - RJ

https://workshoppsr.ctee.com.br/pt/home.html

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CASO AMAZONAS ENERGIA (distribuição)

10/2/2025

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse nesta sexta-feira (07/02) que agência vai buscar “a solução mais rápida possível e que atenda o interesse público” para a situação da Amazonas Energia. Feitosa confirmou ter convocado uma reunião administrativa da diretoria para discutir o tema hoje, mas não disse se a intenção é fazer um acordo extrajudicial envolvendo a transferência do controle da empresa para a Âmbar Energia, que está sub judice.

>Continue a leitura na matéria “Aneel vai buscar solução rápida para a Amazonas Energia, afirma Feitosa”: https://bit.ly/3CJiZv8_

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