A cultura
corporativa é um conjunto de valores que norteiam os comportamentos e atitudes,
seja na tomada de decisões ou até mesmo nos hábitos diários de seus
colaboradores. É como o pensar e agir dentro de uma organização. E construir
essa cultura não é tão simples, é um processo feito de muitos fatores, normas e
procedimentos.
Mudanças nessa
cultura também são um desafio e a liderança exerce um papel fundamental nesse
processo transformador. A cultura organizacional compreende práticas e
processos que impactam diretamente no desempenho do negócio e por isso não é
uma mudança que acontece do dia para a noite. É preciso análise e estratégia.
Avaliar
indicadores de performance como rentabilidade, produtividade, lucratividade,
entre outros, é um bom começo para identificar fatores culturais da empresa que
estejam impedindo seu bom desempenho e crescimento. Em seguida, é importante
definir um conjunto de valores e comportamentos desejados, além das prioridades
estratégicas e os objetivos a serem alcançados com a mudança de cultura.
Nessa fase de
transformação de cultura, promover uma comunicação eficiente e clara é
essencial para o sucesso da empreitada. Além de vídeos institucionais e
material expositivo, promover encontros com palestras e treinamentos ajudam a
compartilhar os propósitos da empresa de forma transparente.
Contratar novos
talentos podem ajudar a reforçar essa mudança cultural, e além disso, manter os
atuais colaboradores motivados e engajados, cooperando para a internalização de
novos hábitos e comportamentos também são fatores que impulsionarão a mudança.
Durante o
processo de transformação, monitorar e avaliar os resultados da implementação
da nova cultura organizacional ajuda a identificar o que está efetivamente
funcionando ou não.
É importante se
destacar que atualmente, é inevitável que uma transformação de cultura chegue
acompanhada de tecnologia, pois o viés digital apoia esse tipo de mudança, até
mesmo porque pedem um ritmo mais acelerado para acompanhar o mercado.
Uma
transformação de cultura exige tomada de riscos e muita postura da liderança,
porém quando é necessária para o sucesso de um negócio, não pode ser negligenciada
pois ajudará na construção de um clima organizacional mais positivo e
consequentemente, com maior produtividade e qualidade nos processos.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços
integrados de auditoria, auditoria
interna, contabilidade,
impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria
empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br
ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui
metodologias certificadas para a realização das atividades.