EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS


No atual cenário econômico mundial, a educação financeira tem sido vista pelos especialistas como necessária para a organização do orçamento. Um estudo realizado pela universidade americana Boston College, apontou que oito em cada dez profissionais preocupam-se com suas finanças, causando impacto negativo na produtividade. Diante do interesse cada vez maior das pessoas em colocar as finanças em ordem, os cursos e palestras obre educação financeira para funcionários começou a se expandir no Brasil.

 

Muitos funcionários se esforçam para entender questões financeiras e de investimento básicas e muitas vezes não conseguem perceber os vários benefícios oferecidos no local de trabalho. Um programa de educação financeira pode ajudar nessa compreensão e também ajudar seus funcionários a tomar decisões bem informadas ao longo de sua carreira. Os benefícios da educação financeira são de longo alcance. De fato, forma o alicerce de uma vida abundante. Planejar adequadamente as finanças melhora a autoestima e conquista o respeito de amigos e familiares. Quando as pessoas sabem tomar decisões financeiras prudentes, evitam as armadilhas comuns daqueles que não o fazem. Sem educação financeira, as pessoas podem tomar decisões erradas sobre seu dinheiro e ter um impacto negativo em todos os aspectos da sua vida.

 

As pessoas com formação adequada tomam melhores decisões financeiras e gerem melhor o dinheiro que aquelas sem essa formação. Os benefícios da educação financeira estão sendo percebidos quando os participantes completam um programa que induz mudanças comportamentais reais e positivas em questões financeiras. Esses benefícios incluem ter menos dívidas, capacidade de administrar as finanças domésticas com mais habilidade, tomar decisões de investimento bem informadas que produzirão maior patrimônio pessoal e vários outros hábitos que promovem uma vida mais feliz.

 

Educação financeira também capacita as pessoas. Sem ela, qualquer coisa que se assemelhe a crédito, taxas de juros ou investimentos é intimidante e deixa os indivíduos em desvantagem. Quando as pessoas são bem versadas no estado de suas finanças, elas têm as informações de que precisam para agir, modificar sua carteira de investimentos ou continuar com sua estratégia atual. Entender suas finanças ajuda a reduzir o risco de se tornar vítima de fraude. Algumas táticas são fáceis de acreditar, especialmente quando elas vêm de alguém que parece ter conhecimento e ser bem-intencionado. Ao obter educação financeira básica, o profissional está construindo continuamente as informações que aprendeu no passado e utiliza em suas finanças pessoais. Ele aprende a importância de ganhar, poupar e gerenciar sua dívida, o que leva a se tornar um adulto financeiramente responsável, além de ter o conhecimento necessário para decidir com sabedoria como pagar pela faculdade, por um carro ou até mesmo por uma hipoteca, e conhecerá as consequências do acúmulo de dívidas, das compras que reduzem o orçamento e dos credores predatórios de juros altos.

 

A motivação de um funcionário também está ligada aos fatores externos à empresa, inclusive o desequilíbrio financeiro que pode interferir na produtividade. A saúde financeira do colaborador reflete na empresa. Por isso, implantar a educação financeira nas empresas é um grande passo para mudar esse impacto negativo e garantir colaboradores mais confiantes e autosuficientes.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

 
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse